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- Estudo de caso em Literatura : O romance Mau tempo no Canal de Vitorino Nemésio : abordagem com PythonPublication . Simas, Rosa NevesNesta secção utilizamos a linguagem de programação Python para efetuar uma análise quantitativa ao texto literário "Mau Tempo no Canal", que já vai em mais de dez edições, desde a sua publicação em 1944. Alguns dos scripts desenvolvidos no capítulo anterior são aqui reutilizados ou adaptados ao que se pretende estudar, nomeadamente para criar dicionários, pesquisar por palavras, obter contextos de palavras. Dadas as caraterísticas do texto, foi acrescentado um novo script para pesquisar notas de rodapé. À semelhança do que fizemos no capítulo anterior, cada script é apresentado com um breve resumo, um diagrama explicativo das principais funções utilizadas, blocos de código e exemplos da sua execução e da janela interativa do Python (shell). A condição sine qua non é dispor do romance em ficheiros de texto (identificados pela extensão .txt).
- Screening for angiotensin I-converting enzyme (ACE) inhibitory activity of enzymatic hydrolysates obtained from Azorean macroalgaePublication . Paiva, Lisete S.; Lima, Elisabete M. C.; Neto, Ana I.; Baptista, José A. B.As part of ongoing studies into the isolation of antihypertensive peptides, 12 common macroalgae species from Azores were investigated for their potential angiotensinconverting enzyme (ACE) inhibitory properties. After optimization of enzymatic hydrolysis conditions, the anti-ACE activity was determined by high performance liquid chromatography (HPLC). The species under study include four Rhodophyta (Gelidium microdon, Osmundea pinnatifida, Porphyra sp. and Pterocladiella capillacea), four Chlorophyta (Chaetomorpha linum, Codium adhaerens, Ulva compressa and Ulva rigida) and four Heterokontophyta (Cystoseira humilis, Fucus spiralis, Padina pavonica and Sargassum cymosum). The bromelain hydrolysates derived from P. capillacea, Porphyra sp., F. spiralis, U. compressa, O. pinnatifida and U. rigida were the most active presenting an ACE inhibitory activity of 48.73 ± 1.58%, 50.96 ± 1.82%, 56.77 ± 1.80%, 59.80 ± 0.95%, 62.59 ± 1.60% and 65.68 ± 0.72%, respectively. These results suggest that some macroalgae from the littoral Azorean sea are potential sources of powerful ACE inhibitor peptides, with potential impact on public health, particularly on the hypertensive patients. These features make these algae valuable to the regional economy and may also provide an incentive for marine biodiversity conservation and valuation of marine algal resources.
- Uma modernidade tardia : mudanças demográficas nos Açores (1974-2014)Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesAs alterações sociais decorrentes da instauração do regime democrático em Portugal e, consequentemente, a afirmação do regime autonómico açoriano, tiveram consequências visíveis na dinâmica demográfica de Portugal e das suas regiões. Com níveis de mortalidade, natalidade e emigração bastante elevados em meados da década de setenta do século XX e uma imigração visível, ainda que não muito elevada, no início deste novo século, assiste-se nos Açores a mudanças tendencialmente similares às verificadas no conjunto do país, ainda que se apresentem temporalmente distintas, o que em nosso entender identifica os Açores no contexto nacional como tendo uma modernização mais tardia. Neste capítulo pretende-se apresentar em primeiro lugar, ainda que de forma sucinta, a evolução das variáveis do movimento natural e migratório observada nos Açores num período longo, que nos permitirá posteriormente uma análise mais específica da tendência da natalidade e da sua relação com a nupcialidade e a estrutura familiar observada nos últimos 40 anos.
- Praxe no Ensino Superior : um estudo comparativo entre instituiçõesPublication . Botelho, Susana P.; Mendes, Maria; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaO atual estudo visa compreender o modo como estudantes de duas instituições de ensino superior português percepcionam a sua relação com a praxe académica. Participaram no estudo 456 estudantes do 1º Ciclo de estudos, da Universidade dos Açores e do Instituto Politécnico de Portalegre. Os dados foram recolhidos através da escala de "Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior". No seu conjunto, os resultados permitem presumir que os estudantes do Instituto Politécnico relatam ter melhor relação com a praxe académica do que os da Universidade dos Açores.
- Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas : da Educação Física ao DesportoPublication . Condessa, IsabelO exercício da prática física e motora, possível através do movimento do corpo, nas primeiras idades releva-se num grupo de práticas que se desenvolvem mesmo em situações pouco organizadas - nos tempos livres, nas brincadeiras e nos jogos de infância. Nesta intervenção propomos abordar algumas interações fundamentais para a compreensão da importância da atividade física e desportiva na vida das crianças e jovens na sociedade contemporânea, relevando o lugar que as boas práticas físicas e desportivas assumem nas escolas. Através da educação física e desporto escolar o envolvimento da crianças e jovens em práticas físicas e desportivas torna-se gratificante, sobretudo em momentos em que eles tendem a ter uma vida mais passiva. Assim sendo, sugerimos que se (re)pensem algumas estratégias a desenvolver nas “escolas” de forma a proporcionar aos alunos (independentemente da sua origem, cultura, condição social, idade e género) uma aprendizagem de novos comportamentos, em consonância com os seus interesses e a necessidade actual de se criarem as condições adequadas para que possam ter no futuro uma vida salutar e mais ativa no âmbito do desporto.
- Facebook vs moodle : Surveying university students on the use of learning management systems to support learning activities outside the classroomPublication . Gomes, Luis Mendes; Guerra, Hélia; Mendes, Armando B.; Rego, Isabel EstrelaLearning management systems and social networks on Web have been tools most used by students in higher education institutions as learning support tools outside of the classroom. In this paper, we present the results from a survey conducted at a Portuguese university to 159 students in Computer Science and Psychology about the purposes and reasons for the use of Moodle and Facebook. We conclude, among other conclusions, that they complement each other: while the first is mostly used for formal communication with teachers, the second is mostly used for informal communication with peers.
- Characterization and predictors of community integration of people with psychiatric problems : comparisons with the general populationPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Motta, Carolina; Sousa, MarinaCommunity integration is a construct that an increasing body of research has shown to have a significant impact in well-being and recovery of people with psychiatric problems. However, there are few studies that explore which factors can be associated and predict community integration. Moreover, community integration has been mostly studied in minority groups, and currently literature on the definition and manifestation of community integration in the more general population is scarce. Thus, the current study aims to characterize community integration and explore possible predictor variables in a sample of participants with psychiatric problems (PP, N=183) and a sample of participants from the general population (GP, N=211). Results show that people with psychiatric problems present above average values of community integration, but are significantly lower than their healthy counterparts. It was also possible to observe that community integration does not vary in terms of the socio-demographic characteristics of both groups in this study. Correlation and multiple regression showed that, among several variables that literature present as relevant in the community integration process, only three variables emerged as having the most explanatory value in community integration of both groups: sense of community, basic needs satisfaction and submission. These results also shown that those variables have increased explanatory power in the PP sample, which leads us to emphasize the need to address this issue in future studies and increase the understanding of the factors that can be involved in the promotion of community integration, in order to devise more effective interventions in this field.
- Currículo, conhecimento e a disciplina de Estudos CurricularesPublication . Sousa, FranciscoEste texto apresenta algumas reflexões sobre a disciplina de Estudos Curriculares, com especial atenção à discussão das relações de continuidade ou rutura entre a herança do Desenvolvimento Curricular e as abordagens contemporâneas ao currículo. Aborda também questões relativas à centralidade do conhecimento no currículo. Apresenta, ainda, algumas notas sobre fenómenos sociais contemporâneos que podem influenciar a agenda da disciplina.
- A new multiplexed microsatellite tool for metapopulation studies in the overexploited endemic limpet Patella aspera (Röding, 1798)Publication . Faria, João; Rivas, Manuel; Martins, Gustavo M.; Hawkins, Stephen J.; Ribeiro, Pedro; Pita, Alfonso; Neto, Ana I.; Presa, PabloPatellid limpets are ecologically important keystone grazers having a long history of overexploitation in the Macaronesian Archipelagos (NE Atlantic islands), where some species, such as Patella aspera, are under serious risk.[1, 2] Patella aspera is a protandric sequential hermaphrodite species with external fertilization, in which individuals start off as males but may undergo a sex reversal with age.[3] Hence, exploitation tends to focus on the larger females in the population as larger limpets (predominantly females) are selectively removed. Despite conservation legislation in Canaries, Madeira and Azores, limpets are under severe pressure and few individuals survive long enough to become females, a phenomenon that severely restricts the effective population size.[4] New conservation actions for the protection and sustainable use of limpets in Macaronesian Archipelagos are urgently needed and should be based on a multidisciplinary framework based on knowledge of the population dynamics and connectivity of this species.
- Violência nas relações de namoro : uma abordagem comparativa entre jovens açorianos e americanosPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara MedeirosA violência nas relações de intimidade entre jovens tem vindo a constituir um campo de estudo autónomo da violência conjugal, situação que tem contribuído para evidenciar a amplitude e a severidade deste fenómeno na sociedade e para lhe conferir maior centralidade nos discursos sociais e educativos (Caridade & Machado, 2006; Matos, Machado, Caridade & Silva, 2006). Nas últimas décadas, a violência no namoro tem emergido como um problema social e de saúde pública, merecedor de atenção (e.g. O’Keefe, 2005) realçando-se a ideia de que “a existência de violência no namoro é contrária à crença de que esta fase da vida dos jovens é a melhor etapa da relação de um casal” (Dixe, Rodrigues, Freire, Rodrigues, Fernandes & Dias, 2010, p.1), para além de comprometer aspetos importantes do processo de desenvolvimento individual. Com efeito, é útil lembrar que os primeiros namoros acontecem, tendencialmente, na adolescência, um período da vida em que os indivíduos enfrentam desafiantes tarefas de desenvolvimento, como a adaptação emocional às mudanças físicas decorrentes das alterações hormonais da puberdade, as interpretações sobre si mesmo para a descoberta da própria identidade, a complexificação das relações com os pares, ou o ajustamento às expectativas sociais do encaminhamento para o papel de adulto (Oliveira, 2009). Estes anos da adolescência são, assim, eminentemente caracterizados pela procura e exploração, demandas que podem ser alcançadas, entre outros meios, através da participação em novas unidades de vida social. As situações de namoro, enquanto exemplo de unidades de vida social, podem, então, contribuir para que os jovens procedam à exploração de quem são, realizem a aprendizagem da convivência conjunta e do desempenho de papéis de adultos, tenham oportunidades de companheirismo, experimentação sexual e resolução de conflitos, pois, embora o grau de compromisso assumido seja inferior ao do casamento, existe um vínculo e uma partilha que exige mútuo ajustamento (Félix, 2012; Oliveira, 2009). Ou as situações de namoro podem comprometer todos esses aspetos, quando se definem pela vivência de sentimentos negativos, por um clima de inibição da expressão de sentimentos, pela coerção, severidade ou hostilidade, isto é, por um ambiente onde impera a violência.