Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O exercício da prática física e motora, possível através do movimento do corpo, nas primeiras idades releva-se num grupo de práticas que se desenvolvem mesmo em situações pouco organizadas - nos tempos livres, nas brincadeiras e nos jogos de infância.
Nesta intervenção propomos abordar algumas interações fundamentais para a compreensão da importância da atividade física e desportiva na vida das crianças e jovens na sociedade contemporânea, relevando o lugar que as boas práticas físicas e desportivas assumem nas escolas.
Através da educação física e desporto escolar o envolvimento da crianças e jovens em práticas físicas e desportivas torna-se gratificante, sobretudo em momentos em que eles tendem a ter uma vida mais passiva. Assim sendo, sugerimos que se (re)pensem algumas estratégias a desenvolver nas “escolas” de forma a proporcionar aos alunos (independentemente da sua origem, cultura, condição social, idade e género) uma aprendizagem de novos comportamentos, em consonância com os seus interesses e a necessidade actual de se criarem as condições adequadas para que possam ter no futuro uma vida salutar e mais ativa no âmbito do desporto.
Description
Keywords
Educação Física e Desporto Boas Práticas
Citation
Condessa, M.I.C. (2015). "Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas: da Educação Física ao Desporto". In J. Nascimento., E. Souza., V. Ramos. & J. Rocha (Eds.), Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos…, Coleção Temas em Movimento. Volume 7, (pp. 427-450), Florianópolis: Editora da UDESC.
Publisher
Editora da UDESC