DSOC - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
Permanent URI for this collection
Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DSOC - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Title
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Acesso à formação profissional e espaço de oportunidade : um estudo na Região Autónoma dos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, OsvaldoNesta comunicação propomo-nos pôr em evidência os perfis relativos à formação profissional dos jovens açorianos tendo em conta as principais variáveis e indicadores das suas trajetórias escolares e laborais. Com efeito o sistema de formação profissional, estruturado através de uma rede de escolas de formação profissional de base concelhia, proporciona um conjunto de oportunidades e também de constrições que são percecionadas pelos jovens no contexto das suas trajetórias escolares e laborais. […]. Assim, o principal objetivo desta comunicação é o de caracterizar as lógicas sociais inerentes à frequência ou não de cursos de formação profissional na Região Autónoma dos Açores e o seu significado no contexto do sistema de educação/formação na Região Autónoma dos Açores. Para tal, a partir de um inquérito por questionário, realizado em 2010 a uma amostra representativa dos jovens açorianos de 15 a 34 anos composta por 1485 indivíduos procedeu-se a uma análise em correspondências múltiplas ACM tendo em vista estudar as associações entre as categorias das diversas variáveis qualitativas nominais e das variáveis que foram recodificadas em qualitativas nominais diretamente ligadas à compreensão tanto das trajetórias escolares e laborais na sua relação com a frequência ou desejo de frequentar cursos de formação profissional. […].
- Os açorianos deportados pelos Estados Unidos da América : poder político e representações sociaisPublication . Borralho, ÁlvaroO documento pretende avaliar as representações sociais de pessoas deportadas pelos Estados Unidos. De facto, desde o final de 1980, a adoção de políticas mais restritivas de imigração levou a um aumento na expulsão de imigrantes para um quadro jurídico mais punitivo. Estes migrantes expulsos, deportados, não aceitam deportação e também construíram uma série de explicações para a expulsão e regressar a Portugal que lidam principalmente com as influências da sociedade norte-americana. Além disso, eles estavam sujeitos a um processo de construção de representações sociais facto sobre tudo, pelas autoridades dos Estados Unidos.
- Action and structure in school networksPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaNetworks constitute a critical dimension of human life in contemporary societies. These entities have recently attracted the interest of a growing number of scholars from many distinct academic fields. In education, networks are increasingly being promoted as a solution for some of the most persistent and difficult-to-solve problems that educators face. Practitioners and policy makers have developed increasingly elaborate rationales for justifying the importance of teachers’ and schools’ involvement in networking processes. This paper critically reviews the literature and research that has been conducted on networks in education and elsewhere, with a particular focus on school networks. The critical appraisal that is performed in the paper emphasizes that, despite their clear potential for educational improvement and change, current thinking about school networks is fraught with myth and simplistic assumptions, including the idea that these networks are naturally educational communities. The paper makes a case for the need to conduct more in-depth research on these phenomena, focusing both on action issues and key structural features of school networks.
- Aprender a aprender no entardecer da vida : o retorno à universidade na promoção do envelhecimento ativoPublication . Tomás, Licínio Manuel VicenteO sonho da humanidade em viver mais tempo está a transformar-se num desafio sem precedentes, carregado de consequências contrastadas quer a nível individual quer em temos coletivos. A marcha do tempo é imparável e o uso enriquecedor do tempo parece contrariar ou compensar o processo degenerativo que é o envelhecimento. Enquanto se fomentam as relações e situações de reencontro intergeracional, promove-se um envelhecimento ativo que contribua para acrescentar qualidade de vida aos anos e bem-estar social nas vivências em sociedade. No dealbar do século XXI, digitalizam-se as sociedades e reinventam-se aprendizagens para todas as idades e gerações. Por inércia ou incúria, esquecemos que os tempos exigem uma formação prolongada, recorrente, continuada e informada. As atuais regras de mercado carregam as marcas da desactualização permanente. Devido à vertiginosa mudança de requisitos de empregabilidade, os ativos mais velhos experimentam a necessidade de ter de voltar a retomar o ensino onde um dia o deixaram, sentindo a efetiva necessidade de completar ou de aprofundar a sua formação inicial ou ainda de vir a adquirir uma outra. Procuraremos, na presente comunicação, situar algumas das formas de atenuar os efeitos do envelhecimento perante o trabalho profissional e a desclassificação social na reconquista de um tempo próprio pela via formativa. Recorrendo ao ensino universitário regular ou integrando-se nas Universidades da Terceira Idade, as gerações mais velhas procuram contrariar a obsolescência que enforma os estereótipos que sobre eles recaem, as quais acabam por limitá-las na sua ação.
- O contributo do conceito de instituição total para uma leitura empírica de um contexto educativoPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraTratando-se o conceito de instituição total um clássico da sociologia, este trabalho procura discutir a sua aplicação a nível empírico num contexto educativo de internato de crianças e jovens – o Asilo de Infância Desvalida da Horta – focando, para o efeito, alguns episódios de desarmonia na socialização organizacional acontecidos com algumas Diretoras Regentes e, também, com uma internada. Para esse fim, serão mobilizadas informações obtidas através de recolha de documentação encontrada no arquivo desta organização referentes ao período desde a sua fundação (1858) até 1910. Conclui-se que, neste tipo de organizações, verifica-se um grande condicionamento da ação dos seus membros que, contudo, não determina as margens de liberdade de cada ator, pelo menos no estudo realizado. Mesmo em situações extremas, os atores organizacionais descobrem ou criam espaços de (alguma) autonomia, nos quais exercem a sua (mesmo que muito regulada) liberdade para além da estrutura da organização, facto reconhecido pelo próprio Goffman.
- Cultural imaginaries and the dialectics of modern public sphere(s)Publication . Medeiros, Pilar DamiãoIn order to analyze the numerous perplexities of modern public sphere(s), one needs to understand not only the profound transformations symptomatic of the new global paradigm, but also the increasing proliferation of cultural imaginaries (C. Castoriadis) in the public arena. The polyphony of voices and claims of recognition, the absence of a common project and the disintegration of a universal, enlightened and emancipated thought (J-F. Lyotard) seems to illustrate the sterility and fragmentation of modern public sphere(s). This paper tries, therefore, to scrutinize how the emergence of cultural relativism and particularization not only nourished local identity myopias but also affected the social political legitimacy of the “lifeworld” as a whole vis-à-vis the economic imperatives and the instrumental rationality of the political system (J. Habermas). To overcome such social fissures, to revitalize and redesign our public (global) sphere, it will be brought to discussion S. Benhabib's emphasis on the negotiation of complex cultural dialogues and J. Habermas conception of a deliberative and cosmopolitan democratic model – inhabited by critical, rational and reflexive citizens – that stimulate a certain consensus out of all socio-cultural divergences.
- Diáspora açoriana no Canada : juventude, comunidades virtuais e identidadePublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoA utilização, por diversos atores sociais, das tecnologias da Informação e da comunicação (TIC) reconfigurou modelos “tradicionais” da relação entre comunidades pela construção de espaços virtuais (Proulx e Latzko-Toth, 2000). As dimensões identitárias e de cidadania encontram nestes “espaços” uma potencialidade para a expressão de formas de pensar, sentir e agir geradas no contexto específico das migrações transnacionais onde as lógicas de aculturação caracterizam o contexto de uma comunicação intercultural (Bolter e Grusin, 2000; Ferreira, 2009). Nesta pesquisa procuramos compreender os mecanismos socioculturais que estão na origem de iniciativas de “virtualização” do espaço relacional entre os Açores e o Canada, tanto as iniciativas dos descendentes de emigrantes açorianos no Canadá (jovens) como as respostas associativas ou institucionais açorianas tendo em vista compreender como a produção de conteúdos web se articula com os processos identitários mediados socioculturalmente através de outros suportes mediáticos (Lalanda-Gonçalves 1984). Para a análise deste processo iremos dar particular ênfase à diáspora açoriana do Canadá e aos websites das associações açorianas e blogues pessoais que têm congregado açorianos e luso-canadianos assim como às iniciativas políticas e institucionais e associativas açorianas orientadas para as comunidades emigradas visando o reforço dos laços comunitários e a construção de uma zona de contacto (Pratt: 2003).
- O documento nas ciências sociais : construção e contextos sociaisPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoA análise do documento, no contexto das ciências sociais, permite relevar diversas dimensões epistemológicas e heurísticas. Neste contexto convém questionar o que se entende por documento em ciências sociais e humanas. Se o considerarmos como um resultado da ação humana teremos de contextualiza-lo e assim compreender o seu significado num duplo quadro: o da construção do documento para as ciências sociais e o “lugar do documento” (documentos oficiais, projetos, programas, textos de referência...) no contexto das interações sociais. Adotaremos uma perspetiva crítica no quadro de uma meta-análise que, tal como em Uhl (2004) pretende por em evidência os processos institucionais de legitimação, os pressupostos teóricos e as visões do mundo subjacentes à construção do documento e à compreensão do seu lugar no contexto das interações sociais, onde se revela os mecanismos sociais de defesa que devem ser tidos em conta para captar os múltiplos significados da ação social.
- Os exames do 4º ano na blogosfera : concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiaresPublication . Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, ManuelaIn the school year of 2012/2013, Portugal reinstated national exams in the 4th grade, thirty nine years after their eradication from Portuguese educational system. If there already is a group of researches studying the effects of the enforcement of exams in the teaching practices of secondary school teachers, in families investment strategies in children’s school success and in the relationship between youth and school (Antunes 2010;Melo, 2009;Neves, 2014; Torres, 2014), there is still little knowledge about the consequences of the enforcement of exams in the daily life of teachers, families and children of the first school cycle. This paper presents the results of electronic documental sources, in order to enhance the educational models and child conceptions that flow, concerning 4th grade exams, in the new public space represented by internet. From the analysis of live voices of teachers, parents and children disseminated on blogosphere we have found two polarised logics: on one hand, a logic centred in the metier of being a child (Sirota, 2006) considering the child as an infant personalitywhose development should be supported by socialization agencies (Ariès, 1978), and on the other, an instrumental logic centred in the pupil-child and in academic results (Perrenoud, 1994). Our conclusions will enhance: (a)how parents, teachers and children stand between these two poles while ideal types; b) how these poles potentially generate tension and drive this individuals to construct composite justification logics for their actions and conceptions; c) How children transit between the roles of “child-innocence” and “effective pupil”.
- Filhas de uma outra sorte : as gerações de mulheres face ao trabalho e ao empregoPublication . Tomás, Licínio Manuel VicenteQuando olhamos à distância, homens e mulheres que trabalham nunca usufruíram das mesmas oportunidades nem possibilidades de acesso ao mercado de emprego e a formas remuneradas de trabalho. Mais do que o trabalho em si, foi a falta de uma qualquer remuneração que ditou a exclusão das mulheres das estatísticas do emprego. Faremos uma incursão pelos momentos censitários que decorreram em Portugal na segunda metade do século XX e primeira década do século XXI para demonstrar que o crescimento das taxas de atividade e de participação femininas constituem a principal razão de acréscimo da população ativa geral. O conjunto de transformações diversificadas, e verificadas a todos os níveis da sociedade portuguesa, projetaram as mulheres para fora da esfera doméstica em que tradicionalmente eram recenseadas. Sem surpresa, ao termos em conta a pertença geracional, acentuam-se ainda mais as desigualdades já existentes no geral entre homens e mulheres. A geração, qualquer que seja a forma de a definir, constitui assim um fator de peso para o entendimento da mudança demográfica e social, mas também da dinâmica da população ativa portuguesa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »