CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
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- Entre a identidade e a justiça : contributos da teoria do reconhecimentoPublication . Fontes, Paulo VitorinoA teoria do reconhecimento tem sido desenvolvida consistentemente por Charles Taylor e Axel Honneth, a partir da ideia original de F. Hegel e com os contributos da psicologia social de George Mead. Honneth (2011) formula uma concepção intersubjetiva da autoconciência humana, uma vez que ela é obtida na medida em que o sujeito compreende a sua própria acção a partir da perspetiva, simbolicamente representada, de uma segunda pessoa. Para Honneth, esta tese representa a primeira etapa na fundamentação naturalista da teoria do reconhecimento de Hegel, em que Mead inverte a relação do “Eu” e “mundo social”, afirmando a antecedência da percepção do outro sobre o desenvolvimento da autoconsciência. Este projecto de investigação, partindo do pressuposto de Axel Honneth da interacção humana de que o reconhecer sempre antecede o conhecer, na construção da nossa identidade, segundo Charles Taylor, numa relação dialógica com os outros importantes para nós, pretende perceber os sentidos deste pressuposto na apropriação de valores morais, sob a orientação dos quais nós reconhecemos os outros de forma determinada, normativa. Pretende-se uma abordagem sociológica capaz de aferir do contexto de interacção os princípios normativos próprios de uma época, num contexto espacial específico, num campo teórico em que as hipóteses serão construídas e reconstruídas nos pressupostos da teoria do reconhecimento.
- Bem-estar familiar e severidade das PEA : perceções de progenitoresPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Botelho, Tânia; Mota, Pilar; Matos, Patrícia; Romão, BárbaraA literatura sobre implicações do diagnóstico de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) para o funcionamento familiar tem apresentado evidências distintas. Alguns estudos sugerem a existência de correlação positiva entre a severidade dos sintomas da criança com PEA com o sofrimento parental. Outros apontam para efeitos positivos na esfera familiar, decorrentes do diagnóstico de PEA, como o aumento da resiliência e da coesão familiar. Este trabalho, realizado na região Autónoma dos Açores, procura dilucidar implicações do diagnóstico de PEA para o funcionamento familiar, visando a conhecer perceções sobre o bem-estar em pais/mães de crianças com PEA. Participaram no estudo pais/mães de 121 crianças, com idades entres os 3 e os 11 anos. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturadas, e analisados com recurso a alguns métodos da análise exploratória, com o intuito de se procurar associações estatisticamente significativas. Os resultados traduzem as perceções dos cuidadores de crianças que apresentam um grau de incidência da PEA maioritariamente ligeiro ou moderado, com uma minoria de crianças a evidenciar grau de incidência severo. Apurou-se que a área mais afetada em famílias de crianças com PEA com grau de severidade ligeiro foi o bem-estar familiar e social, registando-se alterações no tempo alocado às funções laborais. As famílias de crianças com grau de PEA mais severo reportaram alterações no bem-estar familiar e social, com manifestações na esfera laboral e da socialização.
- Intenções sobre turismo inclusivo : construção de instrumento de avaliação para famílias de crianças com PEAPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Mota, Pilar; Botelho, TâniaO turismo é uma atividade com relevância social por permitir, a par do repouso e do lazer, a ligação com diferentes culturas, pelo que deverá abranger toda a população, incluindo cidadãos com limitações. A promoção de uma política de turismo orientada neste sentido deve considerar a inclusão social e desenvolver estratégias que garantam a acessibilidade de todos os indivíduos. Em Portugal, embora se tenha verificado o desenvolvimento destas estratégias, os esforços parecem focar-se maioritariamente na pessoa com deficiência física, havendo escassez de medidas desenhadas para pessoas com outras limitações, nomeadamente os viajantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O presente trabalho pretendeu alavancar o estudo da viabilidade da criação de um projeto de turismo inclusivo, desenhado especificamente para famílias com crianças com PEA. Para tal, procedeu-se à construção de um questionário que permitisse avaliar as intenções dos cuidadores de crianças com PEA, com foco nas suas motivações, preocupações e preferências relativamente a viagens de turismo e lazer, tendo como destino alvo a Região Autónoma dos Açores. A construção do questionário teve por base a Teoria do Comportamento Planeado, a qual equaciona comportamento humano como sendo guiado pela interação entre crenças sobre prováveis consequências do comportamento, crenças sobre expetativas normativas dos outros e crenças sobre a presença de fatores que podem facilitar ou impedir o desempenho do comportamento. Neste trabalho dá-se conta do racional subjacente ao processo de construção do questionário.
- The functionality profile of children with Autistic Spectrum Disorders (ASD) in the Azores – communication, learning and autonomyPublication . Botelho, Tânia; Matos, Ana; Mota, Pilar; Romão, Bárbara; Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, ÁureaAutism is a disorder of the neuro-development which is characterized by persistent difficulties in communication, speech, cognitive processes, social interaction and also by restrict interests and repetitive and stereotyped behaviours. This syndrome points to the importance of having trained and qualified staff, investing in physical and material resources, and searching for the most adequate answers to the educational needs of these children. Regarding the formal education, according to the vision of Universal Design for Learning (UDL), the educational approach should enhance not only the academic acquisitions but also the prognosis of the evolution of the clinical condition and of the functionality of children with Autistic Spectrum Disorders (ASD). Considering that UDL approach invests in flexible objectives, methods, materials and evaluation, to differentiate learning taking into account the needs of each pupil, it is important to know the perspectives of educators/teachers and parents/caretakers of children with ASD. These two groups have significant and additional information on these children potentialities. Educators/teachers and parents/caretakers of 121 children participated in this study. These children, aged 3-11 years old, live in the Autonomous Region of the Azores (ARA) and are enrolled in kindergarten and in primary schools, comprising 30 public schools, 8 private schools and 40 private institutions for social solidarity. Data were collected with a questionnaire (educators/teachers) and in an interview (parents/caretakers). Results suggest that there are different perspectives between the two groups, with educators/teachers viewing the functionality profile of these children as being more aggravated. The analysis of these different perspectives evidences the importance of the communication between these educational providers regarding the work developed by them in order to promote the functionality of children with ASD.
- Testimonios de jóvenes universitarios de primer año sobre la adaptación a la enseñanza superiorPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rocha, Carla; Martínez Rodriguez, MartaEl presente estudio pretendió conocer las perspectivas y vivencias del alumnado de primer año de una institución de enseñanza superior portuguesa, en relación a su adaptación a la enseñanza universitaria, así como analizar factores facilitadores y no facilitadores de este proceso. A partir de entrevistas abiertas, se obtuvieron testimonios de 29 estudiantes de primer año, matriculados en el año lectivo 2018/2019, sobre temas y ocurrencias que, desde su punto de vista, han ayudado o complicado su transición y adaptación a este nivel de enseñanza. Los resultados fueron analizados obedeciendo a los presupuestos de Bernal (2018), de acuerdo con la metodología de análisis de contenido y la técnica de análisis categorial. A partir del análisis de los testimonios del estudiantado se obtuvieron resultados que indican que el apoyo psicosocial, en cuanto a variable contextual, y las expectativas de los alumnos, en cuanto a variable individual, resultaron facilitadoras en relación a la adaptación a la enseñanza superior. En cambio, las diferencias observadas entre la enseñanza secundaria y la enseñanza superior no resultaron facilitadoras de la adaptación. Estos resultados, en general, apoyan datos previos, más enfocados en el estudio de las novatadas, recogidos a través de cuestionario en la misma escuela de enseñanza superior donde las relaciones de amistad fueran indicadas como un punto fuerte hacia la adaptación. En base a estos resultados, se buscan ideas para beneficiar las condiciones de entrada de los y las jóvenes en la universidad.
- Dominância social : preditor para praxar?Publication . Mendes, Maria; Marques, Sibila; Caldeira, Suzana NunesNuma sociedade organizada em sistemas grupais hierarquizados, os indivíduos propensos para a dominância social tendem a exibir comportamentos que garantam o poder e aumentem os benefícios e os privilégios de seu grupo. É comum esses indivíduos exibirem comportamentos de rejeição por sujeitos pertencentes a outros grupos, considerados socialmente menos poderosos ou relevantes. As atividades de praxe no ensino superior podem ser discutidas à luz deste quadro teórico, com os veteranos, situados no topo da hierarquia grupal, a inferiorizar os caloiros, submetendo-os a situações de praxe depreciativas ou humilhantes. Este estudo procurou descobrir a relação entre a dominância social (ODS) e o comportamento de praxe em duas instituições públicas de ensino superior. Participaram 130 estudantes de duas instituições portuguesas, com idades compreendidas entre 18 e 52 anos (M=24,35; DP=0,57). Utilizou-se a Escala de Orientação para a Dominância Social (ODS) de Sidanius e Pratro (1994), validada para o contexto português por Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos e Gomes (2015) e o comportamento de praxe foi avaliado através de três variáveis categóricas: participação na praxe, ter sido praxado, ter praxado. Os dados foram recolhidos tendo como suporte a plataforma online Qualtrics - Online Survey Software & Insight Platform entre maio e julho de 2018. Nos resultados não foram encontradas diferenças significativas entre a ODS e a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas diferenças significativas entre a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas significativas entre a instituição que o estudante frequenta e as condições ter sido praxado enquanto caloiro (?2= 0.26; p=0.61) e ter praxado enquanto veterano (?2=0.00; p=1.00). Verificou-se uma relação significativa e positiva entre a condição de ter sido praxado, enquanto novato, e o comportamento de ter praxado, enquanto veterano (r=0.70, p=0.00). Com base nestes resultados verificamos que a instituição de pertença não se evidenciou como variável diferencial na orientação para a dominância social, nem para os comportamentos de ter praxado e ter sido praxado. A orientação para dominância social surge associada ao comportamento de ter praxado e ter sido praxado. Desta forma, inferimos que a orientação para dominância social pode ser considerada um preditor do comportamento de praxe dos veteranos sobre os novatos.
- Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, MariaEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.
- Estratégias para a gestão de conflitos e satisfação profissionalPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, ÁureaNuma sociedade cada vez mais competitiva à escala global, é imperativo que as organizações sejam capazes de gerir o conflito de forma eficaz e de fomentar a satisfação dos seus colaboradores, contribuindo para o seu sucesso. Este trabalho tem o intuito de compreender quais são as estratégias utilizadas na gestão de conflitos no caso de profissionais do setor hoteleiro, na Região Autónoma dos Açores, com base nas suas características pessoais e na sua satisfação laboral. […]. Foram os colaboradores com satisfação profissional de nível elevado aqueles que pontuaram mais nas estratégias para a gestão de conflitos (imposição, compromisso, integração e acomodação), enquanto os indivíduos com níveis muito elevados de satisfação profissional pontuaram mais na estratégia de evitamento.
- Perceções sobre a violência de género em estudantes do ensino superior: relação com a adesão à universidade e com o rendimento académico.Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, ÁureaAssiste-se a uma forte presença feminina no Ensino Superior (ES), a qual pode ser considerada como um indicador de igualdade de género entre homens e mulheres. No entanto, nos Açores, e de acordo com II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2018, a violência de género é uma das marcas sociais mais negativas, continuando as mulheres a aparecer como um grupo em que se verifica uma maior vitimização. Neste trabalho, procura-se conhecer o que pensam os estudantes da Universidade dos açores sobre a violência de género, mais especificamente sobre a violência no namoro, já que esta é um fato preditivo de violência numa futura relação de tipo conjugal. Procura-se ainda, relacionar essa perceção com a adesão dos estudantes à Universidade e o seu rendimento académico.
- Desigualdades regionais no RSI, o que é que torna os Açores diferentes?Publication . Diogo, Fernando; Bulhões, MartaAtravés dos dados do IDEF pode-se observar que ao longo da vivência deste inquérito os Açores sempre a maior taxa de pobreza do país (por regiões NUTS II). No que respeita ao RSI os valores também são os maiores do país. Contudo, a comparação das taxas de pobreza com as taxas de beneficiários em percentagem da população residente, colocam um problema adicional que é preciso responder. A Região tem, de longe, a maior percentagem de população residente com o estatuto de beneficiário do RSI no conjunto do território nacional, 7,5% em dezembro de 2016. Em contraste, o valor nacional situava-se nos 2% e a região seguinte com mais beneficiários, a de Lisboa, tinha 2,2%. De facto, o valor dos Açores representa mais do que três vezes a média e é verdadeiramente singular no contexto nacional. Se a taxa de pobreza dos Açores se situa nos 148% da nacional, no caso do RSI, a taxa açoriana corresponde a 375% do seu equivalente para o conjunto do país. Nesta comunicação, pretende-se recensear as possíveis razões que explicam a grande diferença entre os Açores e o resto do país e apresentar os resultados disponíveis que justificam essa diferença. Defende-se que estas razões estão associadas a algumas particularidades do funcionamento da economia açoriana, à estrutura familiar e à eficácia do aparelho de Ação Social regional. Em termos teóricos, o trabalho é enquadrado por referências sobre os Açores de Rocha e Diogo, nacionais de Capucha, Diogo e Rodrigues, sobre o RSI e internacionais de Paugam sobre a pobreza.