CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
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- Acesso à formação profissional e espaço de oportunidade : um estudo na Região Autónoma dos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, OsvaldoNesta comunicação propomo-nos pôr em evidência os perfis relativos à formação profissional dos jovens açorianos tendo em conta as principais variáveis e indicadores das suas trajetórias escolares e laborais. Com efeito o sistema de formação profissional, estruturado através de uma rede de escolas de formação profissional de base concelhia, proporciona um conjunto de oportunidades e também de constrições que são percecionadas pelos jovens no contexto das suas trajetórias escolares e laborais. […]. Assim, o principal objetivo desta comunicação é o de caracterizar as lógicas sociais inerentes à frequência ou não de cursos de formação profissional na Região Autónoma dos Açores e o seu significado no contexto do sistema de educação/formação na Região Autónoma dos Açores. Para tal, a partir de um inquérito por questionário, realizado em 2010 a uma amostra representativa dos jovens açorianos de 15 a 34 anos composta por 1485 indivíduos procedeu-se a uma análise em correspondências múltiplas ACM tendo em vista estudar as associações entre as categorias das diversas variáveis qualitativas nominais e das variáveis que foram recodificadas em qualitativas nominais diretamente ligadas à compreensão tanto das trajetórias escolares e laborais na sua relação com a frequência ou desejo de frequentar cursos de formação profissional. […].
- Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, MariaEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.
- Action and structure in school networksPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaNetworks constitute a critical dimension of human life in contemporary societies. These entities have recently attracted the interest of a growing number of scholars from many distinct academic fields. In education, networks are increasingly being promoted as a solution for some of the most persistent and difficult-to-solve problems that educators face. Practitioners and policy makers have developed increasingly elaborate rationales for justifying the importance of teachers’ and schools’ involvement in networking processes. This paper critically reviews the literature and research that has been conducted on networks in education and elsewhere, with a particular focus on school networks. The critical appraisal that is performed in the paper emphasizes that, despite their clear potential for educational improvement and change, current thinking about school networks is fraught with myth and simplistic assumptions, including the idea that these networks are naturally educational communities. The paper makes a case for the need to conduct more in-depth research on these phenomena, focusing both on action issues and key structural features of school networks.
- Adaptation of some mathematical activities of the 1st cycle of basic education to special education of children and adultsPublication . Silva, Osvaldo; Cabral, João; Sousa, Áurea; Cardoso, CátiaMathematics develops numerous competences in children, namely stimulates discovery, develops autonomy,makes easier everyday life, that is, helps them in various activities, such as: counting coins and identifying the geometrical shapes of the objects. Mathematics even contributes to development of rationality in children and helps them to concentrate. In everyday life children get in touch with Mathematics unconsciously, whereby the motivation for learning Mathematics of 1st Cycle of Basic Education is of crucial importance. This work had as a starting point the analysis of various exercises from Mathematics textbooks (from 1st to 4th year) of the 1st cycle of Basic Education which refer to the topic “Numbers and Operations”, in order to adapt them to make easier learning for children and adults (for example, adults who can’t read) with special educational needs. Special educational needs which can be found in children are many, from motor needs (as for example, difficulties in the level of fine motor skills), difficulty of vision, to the problems like attention deficit, whereby the education strategies should be personalized in accordance with different needs. Some of the adapted activities, in the process of this work, for special education, not only for children but also for adults, are related with objects grouping (for example: joining 5 pens), ordinal numerals, establishing relations between numbers, using symbology >, <, =. The activities in this context consisted of conducting some games (some of which can be done using a computer) and using objects (e.g., pens, rubbers, pencils, cars) instead of usual work sheets. Both for children and adults, the games is the best way to learn, since everybody likes playing. Using computers also contributes to motivation of children. The activities done this way are more attractive and stimulate usage of various senses (vision, touch and hearing) in them. The implemented strategies in the context of interactive board which is adapted to children and adults with special needs, aim to improve the teaching-learning process at a level of 1st cycle of basic education, contributing to reduction of discrimination and success and motivation of students.
- Adaptation of the Flipped Learning System to the B-Learning SystemPublication . Silva, Osvaldo; Nunes, Jerónimo; Sousa, Áurea; Cabral, JoãoThe fb-learning system, presented in 2015, as shown in Cabral and Nunes (2015), now suffers one improvement that can be applied to all ways of teaching that have distant learning on its core. On this work, we suggest the needed adaptations in a b-learning system in order to its optimization using the fb-learning system. We work, as an example, with a solution that can be implemented in Azores, an archipelago of nine islands of Portugal, since these islands are an ideal laboratory to test different teachings solutions, due to the recent investments that the Regional Government is making on the use of new technologies in teaching. However, the results, strategies and methodologies will be easily applied in other places, or structures, where is needed to apply a broadcast system of teaching. The system itself is structured in a cooperative way, and by this way the organization of the system allows Education stakeholders deliver knowledge to isolated groups, or persons, if they cannot have the possibility to have physical presence in school, a face-to-face teacher, due to problems emerging from territory discontinuity, moments of political crisis, limited access from students due to physical limitations, budget limitations, and so many other situations that can occur and can cause a teaching disruption. Since the model can be adapted to any level of education, our concerns in this work are mainly directed to the analysis of the structure and methodologies when we combine the power of Technology with a modern way of long distance teaching.
- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- Aprender a aprender no entardecer da vida : o retorno à universidade na promoção do envelhecimento ativoPublication . Tomás, Licínio Manuel VicenteO sonho da humanidade em viver mais tempo está a transformar-se num desafio sem precedentes, carregado de consequências contrastadas quer a nível individual quer em temos coletivos. A marcha do tempo é imparável e o uso enriquecedor do tempo parece contrariar ou compensar o processo degenerativo que é o envelhecimento. Enquanto se fomentam as relações e situações de reencontro intergeracional, promove-se um envelhecimento ativo que contribua para acrescentar qualidade de vida aos anos e bem-estar social nas vivências em sociedade. No dealbar do século XXI, digitalizam-se as sociedades e reinventam-se aprendizagens para todas as idades e gerações. Por inércia ou incúria, esquecemos que os tempos exigem uma formação prolongada, recorrente, continuada e informada. As atuais regras de mercado carregam as marcas da desactualização permanente. Devido à vertiginosa mudança de requisitos de empregabilidade, os ativos mais velhos experimentam a necessidade de ter de voltar a retomar o ensino onde um dia o deixaram, sentindo a efetiva necessidade de completar ou de aprofundar a sua formação inicial ou ainda de vir a adquirir uma outra. Procuraremos, na presente comunicação, situar algumas das formas de atenuar os efeitos do envelhecimento perante o trabalho profissional e a desclassificação social na reconquista de um tempo próprio pela via formativa. Recorrendo ao ensino universitário regular ou integrando-se nas Universidades da Terceira Idade, as gerações mais velhas procuram contrariar a obsolescência que enforma os estereótipos que sobre eles recaem, as quais acabam por limitá-las na sua ação.
- Atacar será a melhor defesa? A influência das experiencias precoces e da paranoia na agressividade dos jovens açorianosPublication . Carvalho, Célia; da Motta, Carolina; Cabral, Joana; Caldeira, Suzana Nunes[...]. Tendo em conta que a literatura destaca as experiências de vinculação precoces como principais fatores envolvidos no surgimento da ideação paranoide e dos comportamentos agressivos, o presente estudo explorará a influência dos estilos de relação parental e o papel mediador da ideação paranoide na agressividade durante a adolescência. Para tal, foi administrado um protocolo de avaliação contendo a Escala de Memórias de Calor e Afeto, o Questionário de Experiências de Cuidados e Abuso na Infância, a Escala Geral de Paranóia e o Questionário de Agressividade a uma amostra representativa da população de adolescentes em frequência escolar da ilha de S. Miguel, Açores (n =1816). O objetivo principal deste estudo passa pela caracterização e identificação dos principais preditores envolvidos na manifestação da ideação paranoide, o estudo do papel mediador da ideação paranoide e as suas implicações a nível do comportamento e funcionamento interpessoal. [...].
- Atas do II Encontro Internacional de Jovens Investigadores : JOIN 2017Publication . Lima, Jorge Manuel Ávila, Org.; González, Pedro Francisco, Org.; Batista, Maria da Graça Câmara, Org.; Soares, António O., Org.; Sousa, Áurea, Org.; Silva, Osvaldo, Org.[…]. Neste volume estão integrados os textos completos de uma boa parte das comunicações apresentadas pelos estudantes no Encontro, testemunhando a sua capacidade de produção de conhecimento e de mobilização de procedimentos científicos nas suas atividades de aprendizagem, devidamente supervisionadas pelos respetivos docentes, que atuaram enquanto facilitadores e responsáveis científicos pelo processo e os ajudaram, muitas vezes, a dar forma aos textos finais. Estes últimos foram preparados, sobretudo, em três áreas científicas principais. A área científica que apresentou um maior volume de trabalhos finais escritos foi a da Psicologia. Nesta, as temáticas específicas abordadas foram bastante diversificadas, integrando tópicos como, por exemplo, a qualidade de vida e os comportamentos de saúde da população, a relação entre a propensão para o tédio e a alexitimia em adolescentes, os programas ativos focalizados na experiência do envelhecimento, a saúde mental, o burnout, a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo, o perfecionismo, as estratégias de memória, a perceção de risco e aspetos relevantes ligados às temáticas da homoafetividade e da homoparentalidade. Uma segunda área científica com forte presença no JOIN 2017, ao nível das comunicações e da produção de textos finais, foi a da Educação, na qual foram abordados temas como a ludicidade na aprendizagem, a utilização dos jogos e dos materiais manipuláveis estruturados na promoção do sucesso educativo, a aprendizagem cooperativa, a excelência académica e o estilo de vida dos estudantes universitários, entre outros. Por fim, uma terceira área em destaque foi a dos estudos mais ligados à Economia e à Gestão. Neste âmbito, foram produzidos textos sobre aspetos como a qualidade dos serviços públicos, a avaliação de desempenho, a satisfação laboral, as motivações para a participação em eventos e a avaliação do impacto e satisfação dos participantes com os mesmos. […].
- Bem-estar familiar e severidade das PEA : perceções de progenitoresPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Botelho, Tânia; Mota, Pilar; Matos, Patrícia; Romão, BárbaraA literatura sobre implicações do diagnóstico de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) para o funcionamento familiar tem apresentado evidências distintas. Alguns estudos sugerem a existência de correlação positiva entre a severidade dos sintomas da criança com PEA com o sofrimento parental. Outros apontam para efeitos positivos na esfera familiar, decorrentes do diagnóstico de PEA, como o aumento da resiliência e da coesão familiar. Este trabalho, realizado na região Autónoma dos Açores, procura dilucidar implicações do diagnóstico de PEA para o funcionamento familiar, visando a conhecer perceções sobre o bem-estar em pais/mães de crianças com PEA. Participaram no estudo pais/mães de 121 crianças, com idades entres os 3 e os 11 anos. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturadas, e analisados com recurso a alguns métodos da análise exploratória, com o intuito de se procurar associações estatisticamente significativas. Os resultados traduzem as perceções dos cuidadores de crianças que apresentam um grau de incidência da PEA maioritariamente ligeiro ou moderado, com uma minoria de crianças a evidenciar grau de incidência severo. Apurou-se que a área mais afetada em famílias de crianças com PEA com grau de severidade ligeiro foi o bem-estar familiar e social, registando-se alterações no tempo alocado às funções laborais. As famílias de crianças com grau de PEA mais severo reportaram alterações no bem-estar familiar e social, com manifestações na esfera laboral e da socialização.
