CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
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- Cultural imaginaries and the dialectics of modern public sphere(s)Publication . Medeiros, Pilar DamiãoIn order to analyze the numerous perplexities of modern public sphere(s), one needs to understand not only the profound transformations symptomatic of the new global paradigm, but also the increasing proliferation of cultural imaginaries (C. Castoriadis) in the public arena. The polyphony of voices and claims of recognition, the absence of a common project and the disintegration of a universal, enlightened and emancipated thought (J-F. Lyotard) seems to illustrate the sterility and fragmentation of modern public sphere(s). This paper tries, therefore, to scrutinize how the emergence of cultural relativism and particularization not only nourished local identity myopias but also affected the social political legitimacy of the “lifeworld” as a whole vis-à-vis the economic imperatives and the instrumental rationality of the political system (J. Habermas). To overcome such social fissures, to revitalize and redesign our public (global) sphere, it will be brought to discussion S. Benhabib's emphasis on the negotiation of complex cultural dialogues and J. Habermas conception of a deliberative and cosmopolitan democratic model – inhabited by critical, rational and reflexive citizens – that stimulate a certain consensus out of all socio-cultural divergences.
- A mulher migrante açoriana na Califórnia : diversidade numa cultura comumPublication . Simas, Rosa NevesEntre 2003 e 2008, tive o prazer de publicar A Mulher nos Açores e nas Comunidades, uma colectânea de 6 volumes contendo 100 artigos escritos por mulheres e homens de variadas idades. profissões e situações de vida, dando assim voz às diferentes experiências e perspectivas sobre a situação da mulher no arquipélago e nas comunidades dos Estados Unidos e do Canadá. Os artigos estão organizados de acordo com os seguintes tópicos: a mulher na sociedade, na educação, nos média, nas artes e tradições, nos assuntos legais -e na saúde, com destaque para a mulher no mundo do trabalho. Numa panorâmica da mulher açoriana na Califórnia, o que transparece é um retrato de diversidade no seio de uma cultura comum. O que surge é uma panóplia de formas diferentes de viver a experiência comum da açorianidade em terras da costa oeste dos Estados Unidos. A diversidade dos artigos sobre a mulher migrante na Califórnia pode ser apresentada em relação a variadas temáticas.
- Entre a identidade e a justiça : contributos da teoria do reconhecimentoPublication . Fontes, Paulo VitorinoA teoria do reconhecimento tem sido desenvolvida consistentemente por Charles Taylor e Axel Honneth, a partir da ideia original de F. Hegel e com os contributos da psicologia social de George Mead. Honneth (2011) formula uma concepção intersubjetiva da autoconciência humana, uma vez que ela é obtida na medida em que o sujeito compreende a sua própria acção a partir da perspetiva, simbolicamente representada, de uma segunda pessoa. Para Honneth, esta tese representa a primeira etapa na fundamentação naturalista da teoria do reconhecimento de Hegel, em que Mead inverte a relação do “Eu” e “mundo social”, afirmando a antecedência da percepção do outro sobre o desenvolvimento da autoconsciência. Este projecto de investigação, partindo do pressuposto de Axel Honneth da interacção humana de que o reconhecer sempre antecede o conhecer, na construção da nossa identidade, segundo Charles Taylor, numa relação dialógica com os outros importantes para nós, pretende perceber os sentidos deste pressuposto na apropriação de valores morais, sob a orientação dos quais nós reconhecemos os outros de forma determinada, normativa. Pretende-se uma abordagem sociológica capaz de aferir do contexto de interacção os princípios normativos próprios de uma época, num contexto espacial específico, num campo teórico em que as hipóteses serão construídas e reconstruídas nos pressupostos da teoria do reconhecimento.
- Dando Voz à Mulher Migrante : A Hibridação de Feminismo e o Estudo da MigraçãoPublication . Simas, Rosa NevesAo analisar o percurso da crítica feminista, no artigo "Feminism lnside Out" de 2006, Susan Cubar, nome incontornável do feminismo académico, reitera a necessidade e pertinência de persistir neste rumo, apontando o que ela chama "the hybridization of feminist criticism" (a hibridação do feminismo) como tendência acentuada, na atualidade, nos estudos do género e da mulher (Cubar, 1712). Segundo Cubar, a hibridação do feminismo constitui "its most heady current morphing" (a sua mais estonteante reconfiguração), na fase atual desta corrente de estudo e intervenção, fase que se convencionou chamar "third-wave feminism" (terceira vaga do feminismo). No dizer de Astrid Henry, esta tendência resulta de "the language and politics of hibridity" (a linguagem e a política da hibridação) (Henry, 1719). Ao conjugar as palavras "mulher" e "migrante", ao combinar o estudo do género com o estudo da migração, este evento e a associação que o organiza são exemplo ilustre desta característica híbrida do feminismo atual, por si reflexo do hibridismo académico e da interdisciplinaridade na investigação. [...]
- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- A utilização de tipo ideal como estratégia metodológica na apreensão da cultura organizacionalPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraA presente comunicação procura dar um contributo sobre a utilização de tipo ideal como estratégia metodológica, tendo como ponto de partida um estudo de caso que foca a cultura organizacional numa perspetiva diacrónica interpretativa, tendo por problema objeto de investigação as dinâmicas presentes nas (re)configurações da cultura organizacional de uma unidade coletiva de acolhimento de crianças e jovens desprotegidas. Foi realizada uma recolha documental, com posterior seleção e análise da informação considerada pertinente. A aplicação deste instrumento metodológico permitiu recriar cinco tipos de cultura organizacional ao longo do tempo: 1. Cultura assistencial (1858-1910); 2. Cultura de plasticidade assistencial (1910-1930); 3. Cultura paralela partilhada (1930-1969); 4. Cultura triangulada (1969-1993); 5. Cultura reguladora (1993-2008), através de um processo que procuramos relatar com o objetivo de contribuir para a discussão das vantagens, mas, também, das limitações, das dificuldades e dos desafios que a aplicação deste instrumento metodológico coloca. Em conclusão, verifica-se a necessidade de selecionar algumas dimensões específicas de cultura organizacional, tendo o cuidado de não simplificar em excesso a realidade, nem a complexificar a ponto de este conceito se tornar ininteligível. Foi o que procurámos fazer, com a mobilização da estratégia metodológica tipo ideal.
- O documento nas ciências sociais : construção e contextos sociaisPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoA análise do documento, no contexto das ciências sociais, permite relevar diversas dimensões epistemológicas e heurísticas. Neste contexto convém questionar o que se entende por documento em ciências sociais e humanas. Se o considerarmos como um resultado da ação humana teremos de contextualiza-lo e assim compreender o seu significado num duplo quadro: o da construção do documento para as ciências sociais e o “lugar do documento” (documentos oficiais, projetos, programas, textos de referência...) no contexto das interações sociais. Adotaremos uma perspetiva crítica no quadro de uma meta-análise que, tal como em Uhl (2004) pretende por em evidência os processos institucionais de legitimação, os pressupostos teóricos e as visões do mundo subjacentes à construção do documento e à compreensão do seu lugar no contexto das interações sociais, onde se revela os mecanismos sociais de defesa que devem ser tidos em conta para captar os múltiplos significados da ação social.
- Probabilistic approach for comparing partitionsPublication . Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, Helena; Nicolau, Fernando C.; Sousa, ÁureaThe comparison of two partitions in Cluster Analysis can be performed using various classical coefficients (or indexes) in the context of three approaches (based, respectively, on the count of pairs, on the pairing of the classes and on the variation of information). However, different indexes usually highlight different peculiarities of the partitions to compare. Moreover, these coefficients may have different variation ranges or they do not vary in the predicted interval, but rather only in one of their subintervals. Furthermore, there is a great diversity of validation techniques capable of assisting in the choice of the best partitioning of the elements to be classified, but in general each one tends to favour a certain kind of algorithm. Thus, it is useful to find ways to compare the results obtained using different approaches. In order to assist this assessment, a probabilistic approach to comparing partitions is presented and exemplified. This approach, based on the VL (Validity Linkage) Similarity, has the advantage, among others, of standardizing the measurement scales in a unique probabilistic scale. In this work, the partitions obtained from the agglomerative hierarchical cluster analysis of a dataset in the field of teaching are evaluated using classical and probabilistic (of VL type) indexes, and the obtained results are compared.
- Hierarchical cluster analysis of groups of individuals : application to business dataPublication . Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, Helena; Silva, OsvaldoWe present one example, in which the data are issued from a questionnaire in order to find satisfaction typologies (with the services provided by an automobile company) of independent groups of individuals. The Agglomerative Hierarchical Cluster Analysis (AHCA) was based on two approaches: one based on a particular case of the generalized weighted affinity coefficient, which deals with classical data, and the other one on the weighted generalized affinity coefficient for the case of symbolic/complex data. Both measures of comparison between elements were combined with classical and probabilistic aggregation criteria. We used the global statistics of levels (STAT) to evaluate the quality of the obtained partitions.
- Formar professores investigadores : que margem de manobra no plano curricular?Publication . Sousa, Francisco; Palos, Ana Cristina PiresA Universidade dos Açores (UAc) tem promovido o desenvolvimento de projetos de investigação colaborativa conduzidos por equipas que incluem docentes universitários e docentes do ensino não superior, sendo esses projetos geralmente associados a dinâmicas de formação contínua. No contexto da recente acreditação da licenciatura em educação básica, da responsabilidade da UAc, procurou-se estender à formação inicial esta aposta na formação de professores investigadores, em sintonia com um quadro teórico que se vem afirmando consistentemente desde a década de 70 do século XX e é hoje assumido como referência nas políticas curriculares e de formação de professores em vários países estrangeiros. Neste sentido, o plano de estudos do referido curso subordina-se a um modelo de formação assente no pressuposto de que uma formação de qualidade requer níveis elevados de participação do formando na construção de conhecimento próprio da área em que se está a formar. Assim, destaca-se nesse modelo uma estratégia de formação assente numa dinâmica de investigação, gerada a partir de problemas identificados em instituições educativas. Este texto inclui uma explicação do modelo e referências a algumas dificuldades que têm surgido no desenvolvimento do mesmo, incluindo dificuldades relacionadas com o atual regime jurídico da habilitação profissional para a docência, que parece mais favorável à formação de professores consumidores do "conhecimento científico acumulado" do que à formação de professores que participem, eles próprios, em processos de investigação geradores de conhecimento científico. O texto inclui ainda a apresentação de dados empíricos suscetíveis de serem discutidos à luz do referido modelo. Mais especificamente, apresenta notas de observação de práticas letivas realizadas por estudantes de educação básica, numa perspetiva de exploração de linhas de continuidade entre as situações observadas e o desenvolvimento de pequenos projetos de investigação alinhados com o referido modelo de formação.