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- Relatório de atividades desenvolvidas : triénio 2012-2015 (ao abrigo do disposto no Decreto-Lei 124/99)Publication . Isidro, Eduardo José Louçã Florêncio
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA cidadania constitui um processo ativo, no qual o indivíduo e a sociedade interagem para o alcance de objetivos e de superação de dificuldades comuns. O contexto escolar, é assim considerado um dos meios mais privilegiados para que a aprendizagem se consolide, dado ser um local integrador, das várias áreas do saber, e de preocupações transversais à sociedade. Como tal, a aposta na educação para a cidadania e a sua inserção no currículo escolar torna-se importante desde os níveis de ensino mais precoces. A elaboração de projetos que permitam concretizar os objetivos que norteiam esta área de conhecimento deve ter em linha de conta não só as necessidades e fragilidades específicas da comunidade escolar, na qual se desenvolverá uma determinada ação, mas também possibilitar a extensão destas ações aos restantes contextos onde o indivíduo se encontra inserido. Uma das áreas de abordagem da educação para a cidadania diz respeito à Educação para a Saúde. [...].
- Sintomatologia depressiva e (in)satisfação escolarPublication . Benevides, Joana; Sousa, Marina; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 20% das crianças e adolescentes apresente, pelo menos, uma perturbação mental antes dos 18 anos. A nível nacional, são escassos os estudos epidemiológicos que indiquem dados relevantes para um planeamento eficaz de serviços de saúde mental nesta população. Sabe-se que Portugal é um dos países da Europa com índices mais elevados de doença mental (23%), onde a depressão detém uma percentagem de 8%. A par deste indicador, a investigação ponta para uma correlação entre a depressão e a insatisfação com a escola, as reprovações académicas e, consequentemente, com os índices de insucesso escolar que, em Portugal, assume o valor de 25%. A depressão, particularmente em adolescentes, tem vindo, cada vez mais, a merecer atenção por se tratar de um problema significativo com implicações a nível individual e social. O baixo rendimento académico mostra-se como uma possível consequência face aos diversos fatores envolvidos nesta problemática - afetivos, cognitivos, comportamentais, motivacionais e fisiológicos. [...].
- Differential survival and reproduction in colour forms of Philaenus spumarius give new insights to the study of its balanced polymorphismPublication . Silva, Sara E.; Rodrigues, Ana S. B.; Marabuto, Eduardo; Yurtsever, Selçuk; Borges, Paulo A. V.; Quartau, José A.; Paulo, Octávio S.; Seabra, Sofia G.1. Colour polymorphisms are common across animals and are often the result of complex selection regimes. Philaenus spumarius (Linnaeus) (Hemiptera, Aphrophoridae) shows a widely studied dorsal colour polymorphism with several described phenotypes whose variation in their occurrence and frequency, as well as their maintenance across time, have been reported. Several selective influences have been suggested to play a role, but the mechanisms underlying the maintenance of this polymorphism are still poorly understood. 2. To explore the adaptive significance of the colour polymorphism of P. spumarius, an experiment was conducted in captivity under semi-natural conditions to measure survival, reproductive success, and duration of egg maturation. 3. It was found that there was higher longevity, a higher number of oviposition events, and a higher number of eggs laid by trilineatus phenotype females than by typicus and marginellus, supporting previous reports of an increase in trilineatus frequency during the season. The duration of egg maturation did not differ among phenotypes. 4. The higher longevity and fertility of the trilineatus phenotype may compensate, for example, the higher rate of attack by parasitoids and/or higher solar radiation reflectance in this phenotype, which have already been reported in previous studies, constituting a possible mechanism for the maintenance of this polymorphism.
- Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisPublication . Raposo, Carolina de Jesus Soares; Carvalho, Célia; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana NunesA vergonha é uma emoção social transversal a todos os seres humanos e com grande importância a nível individual e interpessoal. Por esta emoção emergir de um processo autoconsciente em situações de transgressão ou fracasso, provoca estados psicológicos desagradáveis e uma avaliação negativa do self global. Altos níveis de vergonha têm implicações no ajustamento psicológico do ser humano, o que tende a afetar o processo de aprendizagem do aluno. A presente investigação decorreu na ilha de São Miguel, do Arquipélago dos Açores (Portugal), onde investigações recentes evidenciam que os adolescentes parecem revelar algum desajustamento psicológico, por apresentarem uma forte tendência para a paranoia e altos índices de vergonha externa, autodano e ideação suicida. Estes resultados incrementam a necessidade de intervir, numa ótica preventiva, das disfunções emocionais e dos comportamentos desajustados em adolescentes. [...].
- Necas-a-coresPublication . Amaral, Sandra Cristina Machado; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, MarinaO constructo de inteligência emocional tem despertado interesse por parte da comunidade científica, no sentido de melhor se compreender o seu contributo no desenvolvimento saudável do indivíduo. Nesta investigação partimos do pressuposto que o desenvolvimento de competências emocionais e sociais com vista ao desenvolvimento de um indivíduo emocionalmente inteligente representa um importante alicerce no processo de crescimento. […].
- Mapping stability : real rational maps of degree zeroPublication . Cabral, João; Martins, Maria do CarmoIn memory of our beloved Professor José Rodrigues Santos de Sousa Ramos (1948-2007), who João Cabral, one of the authors of this paper, had the honor of being his student between 2000 and 2006, we wrote this paper following the research by experimentation, using the new technologies to capture a new insight about a problem, as him so much love to do it. His passion was to create new relations between different fields of mathematics. He was a builder of bridges of knowledge, encouraging the birth of new ways to understand this science. One of the areas that Sousa Ramos researched was the iteration of maps and the description of its behavior, using the symbolic dynamics. So, in this issue of this journal, honoring his memory, we use experimental results to find some stable regions of a specific family of real rational maps, the ones that he worked with João Cabral. In this paper we describe a parameter space (a,b) to the real rational maps fa,b(x) = (x2 −a)/(x2 −b), using some tools of dynamical systems, as the study of the critical point orbit and Lyapunov exponents. We give some results regarding the stability of these family of maps when we iterate it, specially the ones connected to the order 3 of iteration. We hope that our results would help to understand better the behavior of these maps, preparing the ground to a more efficient use of the Kneading Theory on these family of maps, using symbolic dynamics.
- Escolha vocacional em adolescentes : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisPublication . Soares, Sara Medeiros; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaO constructo de escolha vocacional tem sido objeto de estudo de muitos teóricos e várias propostas foram formuladas visando a sua adoção para se compreender o processo de tomada de decisão. O processo de escolhas dos jovens tem inerentes marcas emocionais, cognitivas e comportamentais resultantes das relações que o sujeito estabelece com os seus contextos de vida. O presente trabalho procurou situar-se neste campo, ao privilegiar o estudo do processo de escolhas e da tomada de decisão em jovens e a relação estabelecida com a inteligência emocional, enquanto agregador de competências sociais e emocionais. Este trabalho é um sub-estudo que fez parte de um programa de promoção de competências sociais e emocionais – "Alinha com a Vida" – mais alargado, teve como propósito compreender em que medida a participação nesse programa teve impacto na atitude dos jovens face à escolha e à decisão vocacional. [...].
- Atacar será a melhor defesa? A influência das experiencias precoces e da paranoia na agressividade dos jovens açorianosPublication . Carvalho, Célia; da Motta, Carolina; Cabral, Joana; Caldeira, Suzana Nunes[...]. Tendo em conta que a literatura destaca as experiências de vinculação precoces como principais fatores envolvidos no surgimento da ideação paranoide e dos comportamentos agressivos, o presente estudo explorará a influência dos estilos de relação parental e o papel mediador da ideação paranoide na agressividade durante a adolescência. Para tal, foi administrado um protocolo de avaliação contendo a Escala de Memórias de Calor e Afeto, o Questionário de Experiências de Cuidados e Abuso na Infância, a Escala Geral de Paranóia e o Questionário de Agressividade a uma amostra representativa da população de adolescentes em frequência escolar da ilha de S. Miguel, Açores (n =1816). O objetivo principal deste estudo passa pela caracterização e identificação dos principais preditores envolvidos na manifestação da ideação paranoide, o estudo do papel mediador da ideação paranoide e as suas implicações a nível do comportamento e funcionamento interpessoal. [...].
- Programa de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantilPublication . Sousa, Marina; Benevides, Joana; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesInteligência Emocional (IE) é um dos componentes mais importantes para o ajustamento psicológico do indivíduo e, em particular, das crianças. A relação entre a IE e variáveis emocionais, como a ansiedade, é uma área de investigação recente, sendo ainda poucos os dados ao nível do estudo da relação entre a IE e a ansiedade, bem como do impacto desta relação no ajustamento interpessoal da criança. No entanto, há já evidência de que as crianças com perturbações de ansiedade (e.g. ansiedade social e generalizada) apresentam défices na IE, ou seja, dificuldades em perceber, usar, compreender e regular as emoções em si e nos outros. A IE parece ser um factor de vulnerabilidade para o desenvolvimento de distúrbios de ansiedade. Embora haja escassez de estudos de prevalência das doenças mentais infanto-juvenis no nosso país, sabe-se que Portugal é um dos países da Europa com os índices mais elevados de doença mental (23%), sendo a mais comum a ansiedade (16.5%). A par deste indicador, a investigação aponta para uma correlação significativa entre a ansiedade, em particular a de desempenho, com a insatisfação com a escola, com as reprovações académicas e, consequentemente, com os indíces de insucesso escolar que, em Portugal, se situam nos 25%. [...].