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Perceções sobre a violência de género em estudantes do ensino superior: relação com a adesão à universidade e com o rendimento académico.

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Abstract(s)

Assiste-se a uma forte presença feminina no Ensino Superior (ES), a qual pode ser considerada como um indicador de igualdade de género entre homens e mulheres. No entanto, nos Açores, e de acordo com II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2018, a violência de género é uma das marcas sociais mais negativas, continuando as mulheres a aparecer como um grupo em que se verifica uma maior vitimização. Neste trabalho, procura-se conhecer o que pensam os estudantes da Universidade dos açores sobre a violência de género, mais especificamente sobre a violência no namoro, já que esta é um fato preditivo de violência numa futura relação de tipo conjugal. Procura-se ainda, relacionar essa perceção com a adesão dos estudantes à Universidade e o seu rendimento académico.

Description

Texto apresentado no 2.º Seminário "Ser Estudante no Ensino Superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos" realizado pelo ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016).

Keywords

Ensino Superior Violência de Género Adaptação Género Violência

Citation

Caldeira, S. N. & Sousa, A. (2017). Perceções sobre a violência de género em estudantes do ensino superior: relação com a adesão à universidade e com o rendimento académico. In L. S. Almeida & R.V. Castro (Orgs.) Ser estudante no ensino superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos (102-120). Braga Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN 978-989-8525-50-5.

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Publisher

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação

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