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  • O papel da Estatística no combate à desinformação : O caso da Covid-19
    Publication . Sousa, Áurea
    […]. A aposta num sistema de ensino que promova o desenvolvimento do raciocínio crítico e da literacia estatística pode ajudar a combater a desinformação, entre outras medidas […] Nesse âmbito, as instituições do Ensino Superior deverão ter um papel cada vez mais ativo na promoção do raciocínio crítico e da aquisição de competências a nível do método científico, com ênfase nas metodologias de investigação e nos métodos de Estatística e de Análise de Dados. […].
  • Estatística, estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e planeamento do sistema de saúde
    Publication . Sousa, Áurea
    […]. Uma das principais tarefas no âmbito da investigação epidemiológica é a descrição e a caracterização exaustivas de fatores de risco que podem estar na génese e/ou evolução de uma determinada doença. […]. Os ensaios clínicos controlados são essenciais para a avaliação da eficácia de medicamentos e de tratamentos, assim como para a tomada de decisões, com vista a intervenções na área da saúde. […]. os artigos científicos na área da medicina são geralmente fundamentados na análise de dados, pelo que a Estatística desempenha um papel de crucial importância também a nível do desenvolvimento da medicina, permitindo, por exemplo, verificar se um novo tratamento é superior ao tratamento convencional, com base nos dados registados. […]. A ocorrência de uma doença ou condição pode ser estimada examinando um grupo de pessoas em um único momento temporal, com vista ao registo do número de portadores de uma determinada característica em particular, ou através do acompanhando de um grupo de indivíduos durante um determinado período para avaliar o surgimento de novos casos. […]. A meta-análise tem sido cada vez mais aplicada, sobretudo na área da saúde, em virtude do número crescente de estudos que têm sido publicados.
  • A importância do envolvimento dos estudantes na aprendizagem da Estatística
    Publication . Sousa, Áurea
    A relevância da Estatística na sociedade tem-se refletido no incremento do seu ensino em todos os níveis de escolaridade. […]. É preciso apostar num sistema de ensino que promova a capacidade de raciocínio e a utilização do pensamento estatístico, de forma a que daqui a alguns anos haja mais massa crítica e cidadãos mais capacitados para compreenderem as informações estatísticas difundidas pelos media, sem se deixarem enganar pelos números apresentados. Para que estes objetivos sejam alcançados, é necessário que os professores, principalmente os das áreas que lidam com números, promovam o envolvimento dos estudantes na aprendizagem, dada a reconhecida associação, estatisticamente significativa, entre o envolvimento dos estudantes e o sucesso a nível da aprendizagem e no combate ao absentismo escolar. […]. A existência de software estatístico cada vez mais sofisticado não dispensa a intervenção humana, sendo de salientar que esta é fundamental para que os resultados obtidos sejam fidedignos, não descurando ainda a importância da qualidade dos dados utilizados (no caso da utilização de uma amostra é essencial que esta seja representativa da população).
  • Intenções sobre turismo inclusivo : construção de instrumento de avaliação para famílias de crianças com PEA
    Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Mota, Pilar; Botelho, Tânia
    O turismo é uma atividade com relevância social por permitir, a par do repouso e do lazer, a ligação com diferentes culturas, pelo que deverá abranger toda a população, incluindo cidadãos com limitações. A promoção de uma política de turismo orientada neste sentido deve considerar a inclusão social e desenvolver estratégias que garantam a acessibilidade de todos os indivíduos. Em Portugal, embora se tenha verificado o desenvolvimento destas estratégias, os esforços parecem focar-se maioritariamente na pessoa com deficiência física, havendo escassez de medidas desenhadas para pessoas com outras limitações, nomeadamente os viajantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O presente trabalho pretendeu alavancar o estudo da viabilidade da criação de um projeto de turismo inclusivo, desenhado especificamente para famílias com crianças com PEA. Para tal, procedeu-se à construção de um questionário que permitisse avaliar as intenções dos cuidadores de crianças com PEA, com foco nas suas motivações, preocupações e preferências relativamente a viagens de turismo e lazer, tendo como destino alvo a Região Autónoma dos Açores. A construção do questionário teve por base a Teoria do Comportamento Planeado, a qual equaciona comportamento humano como sendo guiado pela interação entre crenças sobre prováveis consequências do comportamento, crenças sobre expetativas normativas dos outros e crenças sobre a presença de fatores que podem facilitar ou impedir o desempenho do comportamento. Neste trabalho dá-se conta do racional subjacente ao processo de construção do questionário.
  • Os gráficos no apoio à tomada de decisões e à disseminação de informações estatísticas
    Publication . Sousa, Áurea
    As tecnologias da informação e comunicação possibilitam a recolha e o armazenamento (automático ou não) de dados, por vezes em tempo real, assim como a produção, cada vez mais frequente, de conteúdos digitais. Atualmente, muitas instituições, públicas e privadas, possuem bases de dados, […]. Porém, para que possam ser extraídos conhecimentos úteis a partir destes dados, é necessário que estes sejam analisados e resumidos mediante a aplicação de métodos estatísticos apropriados. Neste contexto, têm surgido novos métodos de análise de dados, incluindo algumas representações gráficas, por vezes interativas. […]. Na realidade, os gráficos são cada vez mais utilizados pelos estudantes, gestores, investigadores, meios de comunicação social e pelas instituições governamentais, para a apresentação de informações estatísticas e apoio à tomada de decisões informadas. [...].
  • Os métodos de Estatística e de Análise de Dados, a Matemática e a Informática na atualidade
    Publication . Sousa, Áurea
    A Estatística, a Matemática, a Informática, o domínio de línguas, a habilidade de comunicação e a criatividade estão entre as competências para a vida. […]. Algumas noções matemáticas (e.g., análise combinatória, cálculo diferencial e integral, cálculo matricial, linearização de funções não lineares) foram e são essenciais para o desenvolvimento da Estatística Matemática. Porém, os desenvolvimentos informáticos também têm sido determinantes para a evolução desta ciência, daí a ligação entre a Matemática, a Estatística e a Informática, sendo de salientar a necessidade inerente à contínua criação de algoritmos que permitam a transformação de dados em conhecimento. […]. Os jovens devem ser incentivados a terem um papel ativo, com vista à sua motivação e ao seu sucesso a nível do desenvolvimento da literacia estatística, no âmbito de uma aprendizagem contextualizada.
  • Estatística aplicada ao estudo de fenómenos naturais : O caso da Geoestatística
    Publication . Sousa, Áurea
    A Estatística aplica-se nas mais diversas áreas científicas, entre as quais se encontra a área das Ciências da Terra e do Ambiente. O termo Geoestatística, ou Estatística Espacial, é considerado como um tópico especial da Estatística Aplicada que visa dar resposta a problemas referentes a variáveis que apresentam estrutura espacial […]. A associação da Geoestatística aos Sistemas de Informações Geográficas (SIG´s) e, por conseguinte, às técnicas de análise espacial implementadas nesses sistemas, é cada vez mais importante para a aplicação de procedimentos de modelação espacial, […]. Enfim, mesmo perante a especificidade dos dados com estrutura espacial e a existência de software disponível para a análise de dados desta natureza, é necessário não esquecer que estes métodos têm por base conhecimentos de Matemática e de Estatística!
  • Compreendendo a família de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo
    Publication . Matos, Patrícia; Romão, Bárbara; Mota, Pilar; Botelho, Tânia; Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo; Sousa, Áurea
    O quotidiano das famílias com crianças com o diagnóstico Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) carateriza-se por um conjunto de exigências acrescidas devidas ao impacto que esta perturbação do neuro desenvolvimento traz ao funcionamento familiar e à interação com as diferentes esferas que entrecruzam com as vivências familiares (Pinto, Torquato, Collet, Reichert, Neto & Saraiva, 2016). O presente estudo visa identificar dimensões prevalecentes de impacto da PEA na família. Participaram no estudo pais/cuidadores de 121 crianças, com idades compreendidas entres os 3 e os 11 anos, a residir na Região Autónoma dos Açores (RAA). A recolha de dados foi realizada através de um processo de inquérito, para além de se proceder a análise documental. Os principais resultados indicam que a dimensão com um maior impacto da PEA na família é o "Bem-estar familiar e social" (36,7% das respostas dadas pelos encarregados de educação relativamente ao conjunto de itens que integram esta dimensão foram "Sim"), seguida pelas dimensões "Bem-estar psicológico" (30,2%) e "Bem-estar material" (15,3%). No que se refere à dimensão "bem-estar familiar e social", os itens com mais respostas afirmativas foram "Quando preciso, tenho apoio de algum familiar/amigo a quem recorro para ficar com o meu filho com PEA" (81,8%) dos inquiridos responderam "Sim"), "Passo muito mais tempo em casa (60%)", "Passei a procurar menos os meus amigos" (55%) e "A maior parte da minha vida "gira à volta da deficiência"" (50,8%). No que concerne à dimensão "Bem-estar psicológico", os itens mais assinalados foram "Tive uma perturbação psicológica/psiquiátrica" (38,8%) e "O meu/a minha cônjuge teve uma perturbação psicológica/psiquiátrica" (21,5%). No que diz respeito à dimensão "Bem-estar material", os itens com uma maior percentagem de respostas "Sim" foram "Consultas médicas" (42,1%), "Medicação" (38,8%) e "Transportes" (37,2%). Estes resultados evidenciam, à semelhança do estudo de Minatel e Matsukura (2014) áreas com maior afetação sentidas por estas famílias e alertam para a importância da disponibilização de apoios sociais, psicológicos e de lazer a estas famílias, perspetivando a otimização da qualidade de vida de todos os seus membros.
  • Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
    Publication . Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Martins, Maria José D.
    No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.
  • Métodos qualitativos em Ciências Sociais e Humanas
    Publication . Sousa, Áurea
    A investigação qualitativa deve tirar partido dos desenvolvimentos tecnológicos (e.g., novas tecnologias de gravação, desenvolvimento informático), existindo atualmente diversos programas, direcionados para a análise de dados qualitativos, os quais são habitualmente designados por QDA (análise de dados qualitativos) ou por CAQDA (programas de análise de dados qualitativos apoiados por computador). […]. Porém, a questão da qualidade da investigação qualitativa não deve ser descurada, tal como em qualquer investigação de cariz científico. Nesse contexto, é importante que os dados sejam de qualidade (amostra representativa da população) e preferencialmente “ricos”, isto é que forneçam uma visão mais abrangente e detalhada, refletida ou inesperada acerca de um acontecimento. […].