Publication
Perceções sobre a violência de género em estudantes do ensino superior: relação com a adesão à universidade e com o rendimento académico.
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Sousa, Áurea | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T10:39:30Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T10:39:30Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Texto apresentado no 2.º Seminário "Ser Estudante no Ensino Superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos" realizado pelo ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016). | pt_PT |
dc.description.abstract | Assiste-se a uma forte presença feminina no Ensino Superior (ES), a qual pode ser considerada como um indicador de igualdade de género entre homens e mulheres. No entanto, nos Açores, e de acordo com II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2018, a violência de género é uma das marcas sociais mais negativas, continuando as mulheres a aparecer como um grupo em que se verifica uma maior vitimização. Neste trabalho, procura-se conhecer o que pensam os estudantes da Universidade dos açores sobre a violência de género, mais especificamente sobre a violência no namoro, já que esta é um fato preditivo de violência numa futura relação de tipo conjugal. Procura-se ainda, relacionar essa perceção com a adesão dos estudantes à Universidade e o seu rendimento académico. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho; FCT | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, S. N. & Sousa, A. (2017). Perceções sobre a violência de género em estudantes do ensino superior: relação com a adesão à universidade e com o rendimento académico. In L. S. Almeida & R.V. Castro (Orgs.) Ser estudante no ensino superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos (102-120). Braga Centro de Investigação em Educação (CIEd) Instituto de Educação, Universidade do Minho. ISBN 978-989-8525-50-5. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-50-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/5335 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Violência de Género | pt_PT |
dc.subject | Adaptação | pt_PT |
dc.subject | Género | pt_PT |
dc.subject | Violência | pt_PT |
dc.title | Perceções sobre a violência de género em estudantes do ensino superior: relação com a adesão à universidade e com o rendimento académico. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Universidade do Minho | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 120 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos | pt_PT |
person.familyName | Caldeira | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Suzana Nunes | |
person.givenName | Áurea | |
person.identifier | 1242931 | |
person.identifier.ciencia-id | 4818-6D11-9EF4 | |
person.identifier.ciencia-id | F918-C1BD-E8CE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1024-6958 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3151-5237 | |
person.identifier.rid | AAD-3290-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56584181400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35184112600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0f4ca62c-8f83-4e38-bc0d-3e670faf1f1d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6 |