Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
934.42 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa sociedade organizada em sistemas grupais hierarquizados, os indivíduos propensos para a dominância social tendem a exibir comportamentos que garantam o poder e aumentem os benefícios e os privilégios de seu grupo. É comum esses indivíduos exibirem comportamentos de rejeição por sujeitos pertencentes a outros grupos, considerados socialmente menos poderosos ou relevantes. As atividades de praxe no ensino superior podem ser discutidas à luz deste quadro teórico, com os veteranos, situados no topo da hierarquia grupal, a inferiorizar os caloiros, submetendo-os a situações de praxe depreciativas ou humilhantes. Este estudo procurou descobrir a relação entre a dominância social (ODS) e o comportamento de praxe em duas instituições públicas de ensino superior. Participaram 130 estudantes de duas instituições portuguesas, com idades compreendidas entre 18 e 52 anos (M=24,35; DP=0,57). Utilizou-se a Escala de Orientação para a Dominância Social (ODS) de Sidanius e Pratro (1994), validada para o contexto português por Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos e Gomes (2015) e o comportamento de praxe foi avaliado através de três variáveis categóricas: participação na praxe, ter sido praxado, ter praxado. Os dados foram recolhidos tendo como suporte a plataforma online Qualtrics - Online Survey Software & Insight Platform entre maio e julho de 2018. Nos resultados não foram encontradas diferenças significativas entre a ODS e a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas diferenças significativas entre a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas significativas entre a instituição que o estudante frequenta e as condições ter sido praxado enquanto caloiro (?2= 0.26; p=0.61) e ter praxado enquanto veterano (?2=0.00; p=1.00). Verificou-se uma relação significativa e positiva entre a condição de ter sido praxado, enquanto novato, e o comportamento de ter praxado, enquanto veterano (r=0.70, p=0.00). Com base nestes resultados verificamos que a instituição de pertença não se evidenciou como variável diferencial na orientação para a dominância social, nem para os comportamentos de ter praxado e ter sido praxado. A orientação para dominância social surge associada ao comportamento de ter praxado e ter sido praxado. Desta forma, inferimos que a orientação para dominância social pode ser considerada um preditor do comportamento de praxe dos veteranos sobre os novatos.
ABSTRCAT: This study sought to investigate the relationship between social dominance and hazing behaviour in two public higher education institutions. The participants comprised 130 students, aged between 18 and 52 years (M = 24.35, SD = 0.57). The Social Dominance Orientation Scale (SDO) of Sidanius e Pratto (1994), updated for Portuguese context by Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos and Gomes (2015) and hazing behaviour was assessed according to three categorical variables: Participation in hazing, have been hazed and have hazed. A significant and positive relationship was found between SDO and hazing behaviour; a significant and positive relationship was also found between the condition of being hazed, as a new student, and that of having hazed, as a veteran. The tendency towards social dominance is associated with hazing behaviours. Similarly, prior experiences of hazing are related with the continuation of hazing behaviour.
ABSTRCAT: This study sought to investigate the relationship between social dominance and hazing behaviour in two public higher education institutions. The participants comprised 130 students, aged between 18 and 52 years (M = 24.35, SD = 0.57). The Social Dominance Orientation Scale (SDO) of Sidanius e Pratto (1994), updated for Portuguese context by Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos and Gomes (2015) and hazing behaviour was assessed according to three categorical variables: Participation in hazing, have been hazed and have hazed. A significant and positive relationship was found between SDO and hazing behaviour; a significant and positive relationship was also found between the condition of being hazed, as a new student, and that of having hazed, as a veteran. The tendency towards social dominance is associated with hazing behaviours. Similarly, prior experiences of hazing are related with the continuation of hazing behaviour.
Description
XV Congreso internacional gallego-portugués de psicopedagogía, II Congreso de la Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 4 a 6 de setembro de 2019.
Keywords
Dominância Social Praxe Académica Ensino Superior Academic Hazing Higher Education Social Dominance
Citation
Mendes, M., Marques, S., & Caldeira, S. N. (2019). Dominância social: preditor para praxar?, In Libro de Actas do XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, A Coruña, Espanha, 4 - 6 setembro 2019, pp. 4243-4251. A Coruña: Universidade À Coruña.
Publisher
Universidade da Coruña