Repository logo
 
Publication

Dominância social : preditor para praxar?

dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorMarques, Sibila
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2020-02-19T17:00:13Z
dc.date.available2020-02-19T17:00:13Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionXV Congreso internacional gallego-portugués de psicopedagogía, II Congreso de la Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 4 a 6 de setembro de 2019.pt_PT
dc.description.abstractNuma sociedade organizada em sistemas grupais hierarquizados, os indivíduos propensos para a dominância social tendem a exibir comportamentos que garantam o poder e aumentem os benefícios e os privilégios de seu grupo. É comum esses indivíduos exibirem comportamentos de rejeição por sujeitos pertencentes a outros grupos, considerados socialmente menos poderosos ou relevantes. As atividades de praxe no ensino superior podem ser discutidas à luz deste quadro teórico, com os veteranos, situados no topo da hierarquia grupal, a inferiorizar os caloiros, submetendo-os a situações de praxe depreciativas ou humilhantes. Este estudo procurou descobrir a relação entre a dominância social (ODS) e o comportamento de praxe em duas instituições públicas de ensino superior. Participaram 130 estudantes de duas instituições portuguesas, com idades compreendidas entre 18 e 52 anos (M=24,35; DP=0,57). Utilizou-se a Escala de Orientação para a Dominância Social (ODS) de Sidanius e Pratro (1994), validada para o contexto português por Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos e Gomes (2015) e o comportamento de praxe foi avaliado através de três variáveis categóricas: participação na praxe, ter sido praxado, ter praxado. Os dados foram recolhidos tendo como suporte a plataforma online Qualtrics - Online Survey Software & Insight Platform entre maio e julho de 2018. Nos resultados não foram encontradas diferenças significativas entre a ODS e a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas diferenças significativas entre a instituição que o estudante frequenta. Não foram encontradas significativas entre a instituição que o estudante frequenta e as condições ter sido praxado enquanto caloiro (?2= 0.26; p=0.61) e ter praxado enquanto veterano (?2=0.00; p=1.00). Verificou-se uma relação significativa e positiva entre a condição de ter sido praxado, enquanto novato, e o comportamento de ter praxado, enquanto veterano (r=0.70, p=0.00). Com base nestes resultados verificamos que a instituição de pertença não se evidenciou como variável diferencial na orientação para a dominância social, nem para os comportamentos de ter praxado e ter sido praxado. A orientação para dominância social surge associada ao comportamento de ter praxado e ter sido praxado. Desta forma, inferimos que a orientação para dominância social pode ser considerada um preditor do comportamento de praxe dos veteranos sobre os novatos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRCAT: This study sought to investigate the relationship between social dominance and hazing behaviour in two public higher education institutions. The participants comprised 130 students, aged between 18 and 52 years (M = 24.35, SD = 0.57). The Social Dominance Orientation Scale (SDO) of Sidanius e Pratto (1994), updated for Portuguese context by Giger, Orgambídez-Ramos, Gonçalves, Santos and Gomes (2015) and hazing behaviour was assessed according to three categorical variables: Participation in hazing, have been hazed and have hazed. A significant and positive relationship was found between SDO and hazing behaviour; a significant and positive relationship was also found between the condition of being hazed, as a new student, and that of having hazed, as a veteran. The tendency towards social dominance is associated with hazing behaviours. Similarly, prior experiences of hazing are related with the continuation of hazing behaviour.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendes, M., Marques, S., & Caldeira, S. N. (2019). Dominância social: preditor para praxar?, In Libro de Actas do XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, A Coruña, Espanha, 4 - 6 setembro 2019, pp. 4243-4251. A Coruña: Universidade À Coruña.pt_PT
dc.identifier.issn978-84-9749-726-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5373
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruñapt_PT
dc.subjectDominância Socialpt_PT
dc.subjectPraxe Académicapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectAcademic Hazingen
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectSocial Dominanceen
dc.titleDominância social : preditor para praxar?pt_PT
dc.title.alternativeSocial dominance : a predictor for hazing?en
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Coruñapt_PT
oaire.citation.endPage4251pt_PT
oaire.citation.startPage4243pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogiapt_PT
person.familyNameMendes
person.familyNameCaldeira
person.givenNameMaria
person.givenNameSuzana Nunes
person.identifier.ciencia-id4818-6D11-9EF4
person.identifier.orcid0000-0003-3147-2468
person.identifier.orcid0000-0002-1024-6958
person.identifier.ridK-9029-2018
person.identifier.scopus-author-id56584181400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationde17e96e-a978-49ec-a026-33f6b536ae80
relation.isAuthorOfPublication2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryde17e96e-a978-49ec-a026-33f6b536ae80

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SMM_SB_SNC_ATAS_2019_pp4243_4251.pdf
Size:
934.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: