DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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- À descoberta de padrões na educação pré-escolarPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta um leque fundamentado de ideias-chave sobre a exploração de padrões na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar. O texto tem duas secções essenciais: uma primeira secção apresenta uma categorização dos padrões adequados a explorar na Educação Pré-Escolar (padrões de repetição, padrões progressivos e padrões com simetrias); uma segunda secção apresenta algumas explorações típicas, hierarquizando graus de dificuldade e analisando reações frequentes de crianças nesta faixa etária.
- Algoritmo da multiplicaçãoPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaNeste artigo, apresenta-se uma proposta para uma sequência de aprendizagem do algoritmo da multiplicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando-se diversos pormenores de ordem didática inspirados no Singapore Math.
- Análise dos perfis de consumo de cannabis pelos adolescentes de Ponta DelgadaPublication . Sousa, Áurea; Pereira, Hélder Rocha; Raposo, Sara; Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, HelenaA cannabis é a droga ilícita mais produzida e consumida na Europa e, embora seja uma “droga leve”, é reconhecido o seu impacto nas alterações de memória, nas sensações e nos comportamentos. Apresentam-se as principais conclusões obtidas, com base num questionário e em métodos de Análise de Dados (do univariado ao multivariado), com o objetivo de estimar a prevalência e determinar os perfis de consumo de cannabis por parte dos estudantes do Ensino Secundário do concelho de Ponta Delgada (Açores).
- Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo CunhaA aprendizagem de conceitos fundamentais relativos a áreas e perímetros no 1.º Ciclo do Ensino Básico pede uma didática cuidada. O tópico tem alguma sofisticação, nomeadamente quando se pensa na relação entre áreas e perímetros de figuras planas, relação essa que não é, de forma alguma, direta. Uma boa didática relativa a esta temática pode incidir sobre recortes, enquadramentos, composições e decomposições, entre outras dinâmicas, e a maneira como esses procedimentos afetam as áreas e os perímetros das figuras planas. Neste trabalho, apresenta-se uma análise de alguns modelos utilizados no cotado Singapore Math.
- Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integradaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Oliveira, Diana TavaresApresenta-se uma reflexão sobre algumas das atividades lúdico-manipulativas realizadas por crianças ao longo de um estágio no Pré-Escolar, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Com as atividades discutidas neste artigo, pretende-se mostrar que os jogos matemáticos podem estimular a aprendizagem das crianças desde tenra idade, promovendo a interligação com outras áreas e domínios expressos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. É importante referir que houve a preocupação em selecionar tarefas que trabalhassem os três temas matemáticos que normalmente se agrupam em números e operações, geometria e medida, e organização e tratamento de dados. A par desta escolha, optou-se também por apresentar tarefas que explorassem a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática, três capacidades transversais que devem ser trabalhadas desde cedo. Neste artigo, começa-se por apresentar uma breve fundamentação teórica, onde se destacam alguns autores que defendem a importância de se trabalhar a Matemática pela via lúdica, com recurso a jogos e também a materiais manipuláveis. Segue-se a apresentação das tarefas implementadas e, por fim, breves considerações finais que realçam os aspetos mais interessantes de cada tarefa apresentada, bem como a sua interligação a outras áreas e domínios.
- Breves notas sobre as normas programáticas nas escolas açorianas no século XIX que abarcam a disciplina de matemáticaPublication . Melo, Helena SousaNuma busca às raízes do ensino de matemática no Arquipélago dos Açores, observamos que o mais relevante ocorre no século XIX. No início do seu povoamento a principal preocupação era a sobrevivência. Foi com a chegada dos franciscanos, dos jesuítas e dos gracianos, para as necessidades espirituais, que a instrução começou a se desenvolver. Em 1760 ocorreu o encerramento dos estabelecimentos jesuítas por ordem do Marquês de Pombal que, na sua reforma escolar, anunciava algumas criações nas ilhas açorianas. Apesar da intenção, esta reforma da instrução não se fez sentir muito no arquipélago. Do panorama das aulas, existentes até ao aparecimento do constitucionalismo, destacamos na ilha Terceira a criação, por decreto de 1797, de uma Aula de Matemática para instrução preparatória dos oficiais da organização militar estabelecida no Castelo de São João Batista de Angra, que abriu apenas em 1805.
- Business intelligence no suporte a decisões sobre comunicações: descrição de um caso.Publication . Mendes, Armando B.; Alfaro, Paulo J.; Ferreira, AiresO projecto descrito tem o objectivo de apoiar decisões de investimento em infraestruturas de comunicação na Electricidade Dos Açores (EDA), a empresa responsável pela geração, transporte e venda de corrente eléctrica na Região Autónoma dos Açores. A decisão imediata a apoiar consistia em saber se as comunicações entre ilhas deveriam passar para tecnologias Voice over IP (VoIP), um serviço actualmente contratado em regime de outsourcing. Foi estabelecido um projecto de business intelligence, usando tecnologias OLAP do Microsoft SQL Server, para ler e pré-processar os ficheiros CSV de grande dimensão, combinar esses dados com bases de dados existentes e apresentar os resultados sobre a forma de cubos multidimensionais. Posteriormente, implementaram-se igualmente algoritmos de data mining, integrando na metodologia CRISP-DM as duas técnicas utilizadas. Construindo vários modelos foi possível, além de apoiar a decisão pretendida, identificar situações ineficientes e mesmo fraudulentas. Os modelos construídos foram ainda disponibilizados aos decisores estratégicos e de controlo, assim como toda a estrutura de reutilização, manutenção e realimentação que suporta o OLAP e os modelos de data mining.
- Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Ferreira, Rui Filipe MeirelesNeste artigo, destacamos o papel do cálculo mental na aprendizagem da Matemática, apresentando tarefas desenvolvidas nas aulas de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3.º ano, que procuraram estimular o cálculo mental através da resposta a desafios no contexto de vários jogos propostos. As tarefas apresentadas assumem, como princípio orientador da prática docente da disciplina, o incentivo à resolução de problemas e à explicitação dos processos de raciocínio, encarando o aluno como um sujeito ativo, implicado na sua aprendizagem, a quem terá de ser dada a possibilidade de explicar e justificar as suas ideias e raciocínios no contexto das experiências diversificadas de aprendizagem proporcionadas na sala de aula. Estas tarefas tinham como objetivo estimular os alunos, não apenas a procurar estratégias, mas também a entender o significado das operações, com a intenção de promover o cálculo mental. Ao apropriarem-se dos números e ao descobrirem relações entre eles, os alunos desenvolveram o sentido do número, tornando-se visível nas relações que construíram entre os números e as operações.
- As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º cicloPublication . Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaNo contexto da implementação da Oficina «Matemática Passo a Passo», da Universidade dos Açores, os autores apresentam 5 estratégias de cálculo da adição e subtração, a implementar no 1.º ano de escolaridade, bem como os requisitos prévios a essa abordagem e o seu impacto em aprendizagens futuras.
- Da localização espacial às figuras planas e aos sólidos geométricos : explorações no 2.º ano de escolaridadePublication . Silva, César; Cordeniz, Conceição; Rainha, Filomena; Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria de Fátima; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta propostas de tarefas com vista à exploração de temas chave de Geometria do 2.º ano de escolaridade, centrados na localização espacial, nas figuras planas e nos sólidos geométricos, tendo por base o trabalho desenvolvido desde o ano letivo de 2016/2017 no âmbito da implementação do Projeto Prof DA do Programa «ProSucesso — Açores pela Educação» e da oficina de formação «Matemática Passo a Passo: Estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico». A implementação no terreno das tarefas resultou de um trabalho colaborativo entre os Prof DA e os professores titulares de turma.