Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cascalho_Mental_52_64(2_2014).pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo, destacamos o papel do cálculo mental na aprendizagem da Matemática, apresentando tarefas desenvolvidas nas aulas de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3.º ano, que procuraram estimular o cálculo mental através da resposta a desafios no contexto de vários jogos propostos. As tarefas apresentadas assumem, como princípio orientador da prática docente da disciplina, o incentivo à resolução de problemas e à explicitação dos processos de raciocínio, encarando o aluno como um sujeito ativo, implicado na sua aprendizagem, a quem terá de ser dada a possibilidade de explicar e justificar as suas ideias e raciocínios no contexto das experiências diversificadas de aprendizagem proporcionadas na sala de aula. Estas tarefas tinham como objetivo estimular os alunos, não apenas a procurar estratégias, mas também a entender o significado das operações, com a intenção de promover o cálculo mental. Ao apropriarem-se dos números e ao descobrirem relações entre eles, os alunos desenvolveram o sentido do número, tornando-se visível nas relações que construíram entre os números e as operações.

Description

Keywords

Cálculo Mental Ensino Básico (1.º Ciclo) Estratégias de Aprendizagem

Citation

Cascalho, José M.; Ferreira, Rui; Teixeira, Ricardo (2014). "Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino Básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 2, 52-64.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar

CC License