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DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).

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Recent Submissions

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  • Algoritmo da multiplicação
    Publication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste artigo, apresenta-se uma proposta para uma sequência de aprendizagem do algoritmo da multiplicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando-se diversos pormenores de ordem didática inspirados no Singapore Math.
  • Diagramas de caule-e-folhas
    Publication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    Este artigo apresenta breves considerações sobre a abordagem dos diagramas de caule-e-folhas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Mostram-se exemplos de explorações e sugerem-se tarefas baseadas na abordagem clássica «concreto-pictórico-abstrato» (CPA), apresentando um cuidado esmerado com a ordem e com o faseamento e uma preocupação vincada com a oralidade e interpretação de situações diversificadas.
  • As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º ciclo
    Publication . Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    No contexto da implementação da Oficina «Matemática Passo a Passo», da Universidade dos Açores, os autores apresentam 5 estratégias de cálculo da adição e subtração, a implementar no 1.º ano de escolaridade, bem como os requisitos prévios a essa abordagem e o seu impacto em aprendizagens futuras.
  • Estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do sistema de numeração: explorações no 2.º ano de escolaridade
    Publication . Carreiro, Cláudia; Correia, Eduarda; Patrício, João; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    Os autores analisam estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do sistema de numeração, incluindo os requisitos prévios necessários. Estas dinâmicas foram implementadas nas escolas públicas dos Açores, entre setembro de 2015 e julho de 2021, no contexto da Oficina "Matemática Passo a Passo", da Universidade dos Açores.
  • À descoberta de padrões na educação pré-escolar
    Publication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    Este artigo apresenta um leque fundamentado de ideias-chave sobre a exploração de padrões na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar. O texto tem duas secções essenciais: uma primeira secção apresenta uma categorização dos padrões adequados a explorar na Educação Pré-Escolar (padrões de repetição, padrões progressivos e padrões com simetrias); uma segunda secção apresenta algumas explorações típicas, hierarquizando graus de dificuldade e analisando reações frequentes de crianças nesta faixa etária.
  • O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Barbosa, Elisabete; Marques, Elsa; Rodrigues, Leonor; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    O modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Através da construção de um esquema de barras, os alunos podem representar, por intermédio de um registo pictórico, as quantidades conhecidas e desconhecidas e perceber as relações entre essas quantidades, de modo a ganhar uma melhor compreensão do problema, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e a destreza na resolução de problemas. Apresenta-se, ao longo do artigo, uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, com progressivo aumento do grau de dificuldade ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Histórias infantis na educação matemática pré-escolar
    Publication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    Este artigo apresenta uma lista comentada de quinze histórias infantis apropriadas para trabalhar a Matemática na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão «no terreno» (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos os que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar.
  • Jogos alusivos à primeira dezena na Educação Pré-Escolar
    Publication . Melo, Isabel; Dinis, Raquel; Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste artigo, analisamos o contributo de jogos pedagógicos, inspirados nos princípios orientadores do Método de Singapura para o ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar, no desenvolvimento do sentido de número, envolvendo a primeira dezena. Os jogos foram implementados no decorrer de um estágio pedagógico na Educação Pré-Escolar, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores.
  • Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria
    Considerando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER).
  • Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha; Pacheco, Sónia Melo
    Neste artigo, analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de um Estágio Pedagógico no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. As experiências de aprendizagem dinamizadas demonstram o elevado potencial da abordagem concreto-pictórico-abstrato no ensino da Matemática, em articulação com as demais teorias edificadoras do currículo de Singapura, com destaque para o papel central que deve ser atribuído à Resolução de Problemas. Esta abordagem revelou-se motivadora para as crianças, favorecendo o estabelecimento de conexões e a mobilização de conhecimentos, condições fundamentais à compreensão relacional de conceitos, procedimentos e processos matemáticos, ao desenvolvimento de atitudes positivas face à Matemática e ao investimento na metacognição ao incutir nos alunos o hábito de pensarem sobre aquilo que aprenderam e, de uma maneira geral, sobre os seus próprios processos de pensamento.