Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização do sistema contabilístico e práticas de gestão comercial de uma empresa em outsourcing : estudo de casoPublication . Resendes, Pedro Miguel Travassos Tavares; Teixeira, João Carlos AguiarO presente relatório visa descrever o percurso do mestrando ao longo de um estágio com a duração de 9 meses realizado na BTOC - Consulting, entidade esta sediada em Lisboa e que se dedica à prestação de serviços nas áreas de contabilidade e fiscalidade. Assim, este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, descreve as atividades exercidas durante o estágio, conjugando os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na Universidade dos Açores com os conhecimentos contabilísticos e fiscais que o mestrando foi adquirindo durante o estágio. A BTOC – Consulting, fundada em 2010, teve um crescimento positivo nos primeiros dois anos, atingindo cerca de quarenta colaboradores, e a partir de 2012 começou a expandir-se pelo mundo. Atualmente, a empresa conta com cerca de cento e cinquenta colaboradores divididos pelos departamentos de contabilidade, de recursos humanos e de fiscalidade e finanças, prestando serviços em Lisboa e arredores. Nas atividades desenvolvidas no estágio destaca-se a elaboração de diários, registo de mensualizações, processamento de salários e acréscimo de vencimentos, registo das depreciações e amortizações, submissão do SAF-T das vendas, preparação da Informação Empresarial Simplificada, apuramento de IVA e os programas de contabilidade e as suas parametrizações. Por fim, de referir que as unidades curriculares de Contabilidade I e II, Fiscalidade, Análise e Relato Financeiro, Contabilidade e Gestão Fiscal e Matemática Aplicada facultaram conhecimentos essenciais para o desenvolvimento do estágio.
- Risca, rabisca e arrisca : a expressão plástica nas brincadeiras das crianças, na educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melo, Filipa Morais; Fialho, Adolfo Fernando da FonteEste Relatório tem como principal propósito, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Para além da reflexão feita em torno da generalidade das atividades desenvolvidas nos nossos estágios, quisemos investigar e aprofundar um tema de modo particular, tendo em consideração aquele que entendemos ser um dos alicerces fundamentais para o desenvolvimento, a imaginação e a criatividade das crianças. Deste modo, intitulamos o nosso trabalho de “Risca, rabisca e arrisca: A Expressão Plástica nas brincadeiras das crianças, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Assim sendo, fazemos uma viagem detalhada pelas atividades realizadas ao longo dos Estágios Pedagógicos, enquanto nos debruçamos sobre o impacto que o Brincar tem nos nossos dias, bem como na forma como as crianças exploram a Expressão Plástica nas suas rotinas e brincadeiras. Neste sentido, decidimos explorar dois contextos educacionais diferentes, o urbano e o rural, de modo a podermos compará-los e perceber as potencialidades e desafios que os assistem. Foram questionadas 57 crianças e 41 pais, de ambos os contextos, de modo a compreendermos as suas rotinas diárias, a forma como ocupavam o seu tempo livre e o lugar que, neste particular, ocupavam as suas atividades de natureza lúdica. Com o objetivo de recolher a opinião dos docentes sobre as temáticas em análise, também entrevistámos 5 Educadoras de Infância e 5 Professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em diferentes etapas do seu percurso profissional e com experiências de lecionação em escolas do ensino público e do ensino privado. No que respeita à nossa ação educativa, percebemos que ela foi decisiva para compreendermos os contextos e os contornos da nossa atividade profissional futura. Relativamente à problemática que decidimos aprofundar, concluímos que a Expressão Plástica, quando relacionada e integrada nas brincadeiras das crianças, potencia o seu desenvolvimento, em vários domínios, como a comunicação, a capacidade de observação, a autoconfiança e o espírito crítico, a gestão de sentimentos e emoções e o fortalecimento da imaginação e da criatividade.
- As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impacto nas aprendizagens do 1.º cicloPublication . Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaNo contexto da implementação da Oficina «Matemática Passo a Passo», da Universidade dos Açores, os autores apresentam 5 estratégias de cálculo da adição e subtração, a implementar no 1.º ano de escolaridade, bem como os requisitos prévios a essa abordagem e o seu impacto em aprendizagens futuras.
- Diagramas de caule-e-folhasPublication . Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta breves considerações sobre a abordagem dos diagramas de caule-e-folhas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Mostram-se exemplos de explorações e sugerem-se tarefas baseadas na abordagem clássica «concreto-pictórico-abstrato» (CPA), apresentando um cuidado esmerado com a ordem e com o faseamento e uma preocupação vincada com a oralidade e interpretação de situações diversificadas.