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Abstract(s)
Neste artigo, analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de um Estágio Pedagógico no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. As experiências de aprendizagem dinamizadas demonstram o elevado potencial da abordagem concreto-pictórico-abstrato no ensino da Matemática, em articulação com as demais teorias edificadoras do currículo de Singapura, com destaque para o papel central que deve ser atribuído à Resolução de Problemas. Esta abordagem revelou-se motivadora para as crianças, favorecendo o estabelecimento de conexões e a mobilização de conhecimentos, condições fundamentais à compreensão relacional de conceitos, procedimentos e processos matemáticos, ao desenvolvimento de atitudes positivas face à Matemática e ao investimento na metacognição ao incutir nos alunos o hábito de pensarem sobre aquilo que aprenderam e, de uma maneira geral, sobre os seus próprios processos de pensamento.
Description
Keywords
Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato Experiências de Aprendizagem Ensino da Matemática Ensino Básico (1.º Ciclo) Método de Singapura
Citation
Dinis, Raquel; Teixeira, Ricardo C.; Pacheco, Sónia (2019). "Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 13, 5-36.
Publisher
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar