DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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- Modelação da elasticidade de quotas de mercado para produtos de grande consumo.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.Neste artigo são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos clássicos e modelos de atracção - bem como as expressões de relativização das variáveis de marketing a utilizar com um e outro tipo de modelos. Deduzem-se depois as expressões para as elasticidades directas e cruzadas para cada combinação de modelo e expressão de relativização e analisa-se a robustez e consistência dos vários modelos propostos; concluindo-se que, para além dos modelos de atracção, também alguns modelos clássicos conduzem a elasticidades robustas. Finalmente, apresenta-se um exemplo real de aplicação constituído por uma série cronológica de preços e vendas de cinco marcas de arroz numa grande superfície. Determinam-se e interpretam-se as elasticidades directas e cruzadas do preço nas quotas de mercado e comparam-se os diferentes tipos de modelos concluindo-se que os modelos clássicos, ao contrário dos de atracção, apresentam, neste caso, um bom poder explicativo.
- Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalhoPublication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos na tipificação de lojas de retalho alimentar de pequena dimensão. O objectivo da tipificação prende-se não só com a realização futura de acções de marketing mas também com a previsão de vendas por métodos de analogia. Ainda que se tenha recolhido muita informação resultante de inquéritos a clientes, bases de dados sobre concorrência, demografia do INE e por observação directa das lojas e localizações, o reduzido número de lojas existentes dificulta a avaliação interna das tipificações obtidas. Assim, sugerem-se e aplicam-se diferentes técnicas de validação interna e externa para construção dos agrupamentos de lojas com utilização de conhecimentos de especialistas. Os métodos apresentados de integração de conhecimento dos especialistas a priori apresentam bons resultados. No entanto, conclui-se pela melhor qualidade das soluções resultantes da integração dos especialistas a posteriori, verificando-se que variação intra-grupos das vendas anuais é menor segundo esta abordagem.
- A invenção da internet e a ficção científica.Publication . Mendes, Armando B."Na edição do passado mês de Agosto da prestigiada revista Wired, o seu fundador e actual chefe de redacção, Kevin Kelly, previa que daqui a três milénios o desenvolvimento da Internet será considerado um dos momentos-chave da história da Humanidade, à semelhança do aparecimento das grandes religiões! Exagero? Ninguém sabe. No ano da comemoração do 10º aniversário do fim da participação do governo dos Estados Unidos, através da National Science Foundation, na administração dos nomes no domínio de nível .org e da entrada da Netscape para o Nasdaq, é interessante recordar algumas ideias que estão relacionadas com a invenção da Internet tal como a conhecemos hoje. […]."
- A matemática no apoio a decisões complexas: o caso da localização de lojas de retalho.Publication . Mendes, Armando B."[…].A definição do problema que realmente se quer resolver é um passo fundamental, sendo por vezes necessário lidar com todas as incongruências e subjectividade inerentes ao ser humano, o que é ainda mais delicado quando existem vários actores e decisores envolvidos. Entre as técnicas desenvolvidas para a estruturação de problemas contam-se o brainstorming, os mapas conceptuais e os diagramas de influência. Na fase seguinte formulasse o problema em linguagem matemática, utilizando conceitos da engenharia de sistemas como as variáveis decisionais (usadas para representar o objecto ou conceito sobre o qual se pretende decidir), variáveis de sistema e variáveis auxiliares, as quais podem ser consideradas endógenas ou exógenas, discretas ou contínuas, aleatórias ou determinísticas. O objectivo essencial é identificar as relações entre as variáveis decisionais e os descritores de impacto (deduzidos a partir das medidas de desempenho), permitindo calcular valores de impacto utilizados na comparação de alternativas (valores possíveis das variáveis decisionais). Neste ponto podem-se incluir técnicas de visualização, análise de dados, prospecção de informação (data mining), testes de hipóteses, conhecimento do domínio e muitos outros desenvolvidos principalmente nas áreas da estatística e da aprendizagem automática (um ramo da inteligência artificial), sempre utilizando sistemas de informação que disponibilizam os dados quantitativos e implementam os algoritmos. […]."
- Business intelligence no suporte a decisões sobre comunicações: descrição de um caso.Publication . Mendes, Armando B.; Alfaro, Paulo J.; Ferreira, AiresO projecto descrito tem o objectivo de apoiar decisões de investimento em infraestruturas de comunicação na Electricidade Dos Açores (EDA), a empresa responsável pela geração, transporte e venda de corrente eléctrica na Região Autónoma dos Açores. A decisão imediata a apoiar consistia em saber se as comunicações entre ilhas deveriam passar para tecnologias Voice over IP (VoIP), um serviço actualmente contratado em regime de outsourcing. Foi estabelecido um projecto de business intelligence, usando tecnologias OLAP do Microsoft SQL Server, para ler e pré-processar os ficheiros CSV de grande dimensão, combinar esses dados com bases de dados existentes e apresentar os resultados sobre a forma de cubos multidimensionais. Posteriormente, implementaram-se igualmente algoritmos de data mining, integrando na metodologia CRISP-DM as duas técnicas utilizadas. Construindo vários modelos foi possível, além de apoiar a decisão pretendida, identificar situações ineficientes e mesmo fraudulentas. Os modelos construídos foram ainda disponibilizados aos decisores estratégicos e de controlo, assim como toda a estrutura de reutilização, manutenção e realimentação que suporta o OLAP e os modelos de data mining.
- Do Univariado ao Multivariado : A Escala de Elementos Tangíveis, suas Relações com Outras Escalas e Mais AlémPublication . Bacelar-Nicolau, Helena; Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, Leonor; Marques, M. SilvérioAnálise da qualidade e da satisfação dos doentes com apoio domiciliário, no âmbito do Projecto de Humanização dos Cuidados Paliativos em Contexto Domiciliário (Projecto SDH.MD/P.I.01.13; subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian). Utilizou-se o Questionário SERVQUAL Modificado. O Questionário SERVQUAL Modificado é constituído por três blocos: Bloco 1 - Escala de Percepções, Bloco 2 - Escala de Preferências e por um conjunto de questões relativas a Dados do Doente e a Dados do Cuidador- Bloco 3. Referir-nos-emos nesta Parte 5.3 essencialmente à análise e a resultados respeitantes ao Bloco 1 da Escala de Percepções e respectivos itens, bem como suas relações com alguns itens do Bloco 3. […].
- Breves notas sobre as normas programáticas nas escolas açorianas no século XIX que abarcam a disciplina de matemáticaPublication . Melo, Helena SousaNuma busca às raízes do ensino de matemática no Arquipélago dos Açores, observamos que o mais relevante ocorre no século XIX. No início do seu povoamento a principal preocupação era a sobrevivência. Foi com a chegada dos franciscanos, dos jesuítas e dos gracianos, para as necessidades espirituais, que a instrução começou a se desenvolver. Em 1760 ocorreu o encerramento dos estabelecimentos jesuítas por ordem do Marquês de Pombal que, na sua reforma escolar, anunciava algumas criações nas ilhas açorianas. Apesar da intenção, esta reforma da instrução não se fez sentir muito no arquipélago. Do panorama das aulas, existentes até ao aparecimento do constitucionalismo, destacamos na ilha Terceira a criação, por decreto de 1797, de uma Aula de Matemática para instrução preparatória dos oficiais da organização militar estabelecida no Castelo de São João Batista de Angra, que abriu apenas em 1805.
- A Matemática num contexto de Projeto Educativo: evolução, estruturação, criatividade, ensino e objectividadesPublication . Melo, Helena SousaSe partirmos dos princípios que fundamentam um Projeto Educativo, estruturados em valores, metas e estratégias, podemos também obter as linhas orientadoras de um ensino/aprendizagem da Matemática. Do mesmo modo que a escola concebe um conjunto de objetivos na sua atuação, que lhe permite cumprir a sua função educativa, o ensino/aprendizagem da Matemática possui um conjunto de estratagemas aplicáveis que possibilitam uma melhor eficácia na divulgação do seu conhecimento e no seu desenvolvimento. Com o propósito de criar um ambiente cada vez mais propício à aprendizagem, o Projeto Educativo é um guia de trabalho que assegura coerência e coesão na atividade educativa. É um promovedor de sucesso, de realização, desenvolvendo competências e consolidando valores como a interajuda, a responsabilidade e a cidadania. O ensino da Matemática possui um papel semelhante, através da sua ligação, cada vez maior, com o quotidiano.
- Dando asas à criatividade com a TI-NspirePublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.
- Jogos ecológicos : uma experiência de matemática recreativa com alunos de Educação BásicaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaDesde os primórdios da Humanidade, o jogo tem revelado grande interesse e fascínio pelas suas potencialidades lúdicas e pedagógicas. Actualmente, é grande o consenso sobre as virtudes da prática de alguns jogos. Por este motivo, o jogo é um recurso de aprendizagem cada vez mais utilizado na aula de Matemática, em clubes de Matemática e em outras actividades extracurriculares da área. Neste contexto, tem sido desenvolvida uma série de actividades na unidade curricular Aplicações da Matemática, leccionada ao curso de licenciatura em Educação Básica, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Neste artigo, apresentam-se algumas das actividades desenvolvidas no âmbito do tema “Jogos e Matemática”. Os trabalhos realizados ao longo dos últimos anos também podem ser visualizados no sítio www.matematicarecreativa.uac.pt/, clicando em “Matemática na Educação Básica”.