Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dando asas à criatividade com a TI-Nspire

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
_EM_117_37-40.pdf3.57 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.

Description

Keywords

Matemática Modelação Matemática

Pedagogical Context

Citation

Teixeira, Ricardo C. (2012). «Dando asas à criatividade com a TI-Nspire». "Educação e Matemática", 117, 37-40.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática (APM)

CC License