Repository logo
 
Publication

Dando asas à criatividade com a TI-Nspire

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.date.accessioned2012-08-28T10:23:59Z
dc.date.available2012-08-28T10:23:59Z
dc.date.issued2012-03
dc.description.abstractO aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.por
dc.identifier.citationTeixeira, Ricardo C. (2012). «Dando asas à criatividade com a TI-Nspire». "Educação e Matemática", 117, 37-40.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/1455
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/em.php?rid=195565&id=19480por
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectModelação Matemáticapor
dc.titleDando asas à criatividade com a TI-Nspirepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage40por
oaire.citation.startPage37por
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapor
oaire.citation.volume117por
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
_EM_117_37-40.pdf
Size:
3.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: