DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Filosofia, Ética e Religião"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Bartolomeu do Quental e a espiritualidade das Meditações da Infância de CristoPublication . Luz, José Luís Brandão daPretendemos examinar a dinâmica dos exercícios espirituais que o P. Quental propõe no primeiro dos seus três volumes das Meditações que dedicou à vida de Cristo e estabelecer um confronto com os Sermões que pregou na Capela Real e for dela. Antes, porém, atenderemos às linhas de força que constituem a sua «Direção para a oração mental, e mais exercícios espirituais», um guia que ele elaborou para conformar a sua prática quotidiana entre os seus seguidores.
- O conhecimento no pensamento de Joaquim Maria da SilvaPublication . Luz, José Luís Brandão daO autor pretende apresentar as bases de sustentação da nossa competência de abordar com verdade a realidade que pretendemos conhecer e explicar. Afastando qualquer concessão à precaução cartesiana de prevenir os sintomas de incerteza que a atividade cognoscitiva possa revestir, assume uma posição realista na averiguação dos meios que poderão assegurar um conhecimento que todos reconheçam como verdadeiro.
- Francisco Faria e Maia e KantPublication . Luz, José Luís Brandão daPretendemos compreender como a presença de Kant se faz sentir na fundamentação do direito, em que Faria e Maia procurou harmonizar a sua ontologia com os dados irrecusáveis das ciências da natureza e do mundo vivo.
- Francisco M. de Faria e Maia no caminho do pensamento de António Braz TeixeiraPublication . Luz, José Luís Brandão daProcuraremos aproximar a conceção de filosofia do direito os dois autores, centrando-nos no fundamento da ordem jurídica, em que ambos se distanciam da tradição jusnaturalista.
- Francisco Machado de Faria e Maia e as categorias biológicas do seu pensamento metafísicoPublication . Luz, José Luís Brandão daPara Faria e Maia, a vontade é o princípio gerador da vida jurídica e compreende-se na linha de continuidade com o mundo natural e o mundo vivo. A mesma lei do movimento faz evoluir, a partir de dentro, todos os seres do universo para formas cada vez mais complexas. A vida espiritual, em todas as suas dimensões, moral, jurídica e económica, sobrepõe-se à dimensão animal, egoísta e imediatista do homem, por força das ideias do bem, da solidariedade, do justo e do direito. Uma mesma força imanente ao universo, que assegura essa diferenciação, permite ao autor integrar a nova mundividência do evolucionismo da natureza e do mundo vivo e, ao mesmo tempo, dispensar o providencialismo metafísico e distanciar-se do materialismo mecanicista dos naturalistas.
- Gustavo de Fraga (1922-2003). Poeta na juventude e no final da vidaPublication . Luz, José Luís Brandão daGustavo de Fraga cultivou a poesia na juventude e no último período da sua vida. Interrogamo-nos sobre as razões que o teriam conduzido a este regresso, após uma longa carreira universitária de relevante produção filosófica. Ao mesmo tempo, destacaremos na sua produção poética os seguintes aspetos: a exploração satírica de situações que recordava com bem-humorada cumplicidade; a exaltação lírica do amor e da natureza e, finalmente, o debate existencial de múltiplas vivências, em que a temática religiosa se tornou preponderante.
- Gustavo de Fraga e a questão de DeusPublication . Luz, José Luís Brandão da; Luz, José Luís Brandão daPropomos estudar o tema de Deus na obra de Gustavo de Fraga, ligando-o à forma como ele conduziu a sua aproximação à fenomenologia de Husserl. Na sua produção poética do período tardio, o tema perde sustentação metafísica e ganha fulgor religioso, com recorte Cristocêntrico.
- Gustavo de Fraga, intérprete de Antero de QuentalPublication . Luz, José Luís Brandão da; MIL: Movimento Internacional Lusófono; Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores; Instituto de Filosofia Luso-Brasileira; DG EdiçõesProcuraremos compreender as principais fontes inspiradoras do pensamento de Antero, de modo especial o destaque que Gustavo de Fraga confere à filosofia de Eduard von Hartmann, que considera decisiva para a superação do seu pessimismo, assim como para a sua conceção da religião e visão metafísica da realidade.
- «Introdução»Publication . Luz, José Luís Brandão daApontamos como temas principais dos ensaios anterianos de Gustavo de Fraga, em primeiro lugar, o estudo das raízes filosóficas do pensamento de Antero, com destaque para Hegel, Proudhon e Eduard von Hartmann, em segundo lugar, as dificuldades criadas pelo sentimento religioso à articulação da sua “filosofia” num sistema ordenado de ideias, por último, o interesse que Antero dispensou ao iberismo e ao federalismo peninsular, bem como a sua ligação aos Açores.
- O krausismo em Francisco Machado de Faria e MaiaPublication . Luz, José Luís Brandão daA crítica de Faria e Maia à conceção eclética de Ferrer Neto Paiva e à dos seus sucessores irá servir-nos de condutor para procurar compreender o seu pensamento sobre o fundamento do direito, em que, apoiado na conceção de Kant, se distancia da solução krausista de índole jusnaturalista dos mestres da Faculdade de Direito.
