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Para Faria e Maia, a vontade é o princípio gerador da vida jurídica e compreende-se na linha de continuidade com o mundo natural e o mundo vivo. A mesma lei do movimento faz evoluir, a partir de dentro, todos os seres do universo para formas cada vez mais complexas. A vida espiritual, em todas as suas dimensões, moral, jurídica e económica, sobrepõe-se à dimensão animal, egoísta e imediatista do homem, por força das ideias do bem, da solidariedade, do justo e do direito. Uma mesma força imanente ao universo, que assegura essa diferenciação, permite ao autor integrar a nova mundividência do evolucionismo da natureza e do mundo vivo e, ao mesmo tempo, dispensar o providencialismo metafísico e distanciar-se do materialismo mecanicista dos naturalistas.
ABSTRACT: Para Faria e Maia, a vontade é o princípio gerador da vida jurídica e compreende-se na linha de continuidade com o mundo natural e o mundo vivo. A mesma lei do movimento faz evoluir, a partir de dentro, todos os seres do universo para formas cada vez mais complexas. A vida espiritual, em todas as suas dimensões, moral, jurídica e económica, sobrepõe-se à dimensão animal, egoísta e imediatista do homem, por força das ideias do bem, da solidariedade, do justo e do direito. Uma mesma força imanente ao universo, que assegura essa diferenciação, permite ao autor integrar a nova mundividência do evolucionismo da natureza e do mundo vivo e, ao mesmo tempo, dispensar o providencialismo metafísico e distanciar-se do materialismo mecanicista dos naturalistas.
ABSTRACT: Para Faria e Maia, a vontade é o princípio gerador da vida jurídica e compreende-se na linha de continuidade com o mundo natural e o mundo vivo. A mesma lei do movimento faz evoluir, a partir de dentro, todos os seres do universo para formas cada vez mais complexas. A vida espiritual, em todas as suas dimensões, moral, jurídica e económica, sobrepõe-se à dimensão animal, egoísta e imediatista do homem, por força das ideias do bem, da solidariedade, do justo e do direito. Uma mesma força imanente ao universo, que assegura essa diferenciação, permite ao autor integrar a nova mundividência do evolucionismo da natureza e do mundo vivo e, ao mesmo tempo, dispensar o providencialismo metafísico e distanciar-se do materialismo mecanicista dos naturalistas.
Description
Keywords
Direito Evolução Força Justiça Substância
Pedagogical Context
Citation
«Francisco Machado de Faria e Maia e as categorias biológicas do seu pensamento metafísico», em Berta Pimentel, Manuel Cândido Pimentel e Renato Epifânio (org.), Francisco Machado de Faria, Roberto Mesquita e o Seu Tempo – VII Colóquio do Atlântico, Lisboa: MIL (Movimento Internacional Lusófono), 2024, pp. 46-59.
Publisher
MIL
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