DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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- Comunicação pedagógica : diversidade linguística na escola culturalPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesAo longo dos tempos, a escola tem-se adaptado às novas exigências através da implementação de sucessivas reformas. Com enfoque no ensino, durante muitos anos, as práticas pedagógicas colocaram, na centralidade do processo, o professor, porquanto cabia ao aluno uma postura passiva de aprendizagem e de absorção do que lhe era ministrado. Sabe-se, porém, que a sobrevalorização do saber livresco, teórico, em detrimento da experimentação, não acontece nos nossos dias. A passagem pela escola não tem apenas a ver com a instrução, mas também com a formação global e equilibrada do indivíduo, conseguida com o apoio da classe docente.
- Escola & Pais de Mãos Dadas : Um Projecto de Intervenção EducativaPublication . Diogo, Ana Matias; Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Lopes, ManuelaO projecto de intervenção educativa Escola & Pais de Mãos Dadas é dinamizado por uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, Ponta Delgada, em colaboração com docentes de uma escola, situada nas proximidades da Universidade. As responsáveis pelo projecto apostam em estratégias de investigação-acção, procurando suscitar e apoiar mudanças, dinamizadas pelos actores locais e ligadas aos seus contextos concretos de vida. Neste capítulo, as autoras descrevem as várias fases do projecto e discutem algumas das suas dificuldades e potencialidades de desenvolvimento.
- All – Aprender a ler lendo: projeto de literacia para o século XXIPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA leitura, pelas vantagens pessoais e sociais que representa, deve ser a grande prioridade da escola, da família e dos governos. Não se nasce sabendo ler! A leitura aprende-se lendo. Com o projecto de literacia ALL - Aprender a Ler Lendo pretendemos cativar todas as crianças portuguesas -as que vivem no país e fora dele - com livros que garantam a eficácia da leitura, através de textos organizados por níveis de dificuldade que vão do 1° ao 6º ano de escolaridade. Ao promover o sucesso da leitura feita pela criança, está-se necessariamente a contribuir para a riqueza cultural do povo português e para a liberdade individual de cada cidadã(ão).
- Actividades de natureza investigativa no ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico e na formação de professoresPublication . Gomes, CarlosÉ hoje consensualmente reconhecido que o ensino das ciências é uma componente essencial na educação básica desempenhando um papel importante no desenvolvimento intelectual, pessoal e social da criança na medida em que pode contribuir para que esta possa compreender melhor o mundo que a rodeia; fomentar valores e atitudes como criatividade, cooperação, flexibilidade de pensamento, reflexão crítica, autonomia, responsabilidade, respeito pela natureza e a vida; permitir a construção de conceitos mais próximos dos que a comunidade científica vai estabelecendo; desenvolver capacidades de procurar, organizar e usar a informação, de questionar e argumentar racionalmente, de testar ideias e de formular hipóteses, de observar, de planear e realizar experiências; gerar atitudes mais positivas e conscientes sobre a ciência enquanto actividade humana (Fisher, 1990; Garson, 1988; Harlen, 1978, 1985, 1998; Jorge & Sousa, 1991; entre outros). Para tal, terá de existir uma intervenção planeada e consciente por parte do professor, a quem cabe a responsabilidade de adequar o conhecimento, de acordo com o nível etário dos alunos e dos contextos escolares. Advoga-se assim, a implementação de estratégias de índole investigativo na sala de aula para que o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade obrigatória seja uma realidade e faça parte das actividades diárias das crianças. [da Introdução].
- Poder e linguagem em aula de língua materna : um projecto de investigação-acção com professores-estagiários de português.Publication . Mira Leal, Susana; Sá, Maria Helena Araújo eO estudo a que este texto se reporta partiu do pressuposto de que as oportunidades de uso da língua que os alunos têm tido na aula e, particularmente, em aula de Língua Materna (LM), são parcas e pouco diversificadas, factor que condiciona o seu desempenho comunicativo e a sua aprendizagem, pretendendo realçar a importância de abordar, no contexto da formação inicial de professores de línguas, e particularmente de língua materna, a problemática do exercício de poder pela linguagem. O projecto, desenvolvido com três estagiárias de Português da Universidade dos Açores, de quem éramos supervisoras, elegeu como estratégias de formação a observação, a reflexão, a experimentação e a análise críticas sobre os usos da linguagem verbal em aula de LM, e assentou numa metodologia qualitativa/interpretativa de investigação. Com a recolha e análise dos dados, procurámos descortinar o entendimento que as formandas iam construindo da relação sujeito-língua-poder em aula de LM ao longo da formação e averiguar da evolução nas práticas de linguagem construídas por estas na aula. Os resultados permitiram-nos concluir que a formação favoreceu a evolução conceptual das formandas no que respeita ao entendimento da relação sujeito-língua-poder na aula de LM e uma progressiva tomada de consciência das suas implicações na aprendizagem da língua, registando-se, no entanto, um menor impacto nas suas práticas, visível na sua dificuldade em promover determinadas competências comunicacionais em língua. Estes resultados, revelando a importância de integrar na formação (inicial e contínua) de professores a reflexão sobre a problemática em análise, sugerem que, dada a dificuldade de os professores reconstruírem as suas práticas de forma concordante com o seu pensamento, qualquer formação a este nível deve ser alargada no tempo, assentar em estratégias diversificadas e implicar a sua participação activa na concepção e desenvolvimento do projecto de formação.
- Aprender a ler lendo : um roteiro de leitura a partir de livros gigantesPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesO presente texto, por questões metodológicas, encontra-se organizado em três partes distintas. Numa primeira parte, faremos a sensibilização dos leitores para o papel que a leitura tem nos nossos dias, seguidamente apresentaremos a leitura como uma das causas do insucesso escolar que grassa nas escolas em Portugal e, finalmente, divulgaremos um trabalho desenvolvido pela autora, na Universidade dos Açores, intitulado ALL - Aprender a Ler Lendo: Projecto de Literacia para o século XXI, cujo objectivo é ajudar as crianças-leitoras de língua portuguesa a desenvolver competências de leitura e o prazer de ler.
- Uma diferenciação curricular inclusiva é possível? Procurando oportunidades numa escola açorianaPublication . Sousa, FranciscoApós uma discussão sobre a tensão entre diferentes concepções gerais de diferenciação curricular, serão aqui discutidos os resultados de um estudo empírico sobre essa temática, através do qual se pretendeu caracterizar o pensamento e a acção de quatro professoras do 3º ciclo do ensino básico. No que respeita às concepções reveladas pelas participantes no estudo, destaca-se a tendência para entender que a diferenciação curricular consiste numa assistência ao aluno em dificuldade. À luz de tal entendimento, não é de estranhar o facto de se ter observado que a diferenciação só foi activada quando as dificuldades (e, ocasionalmente, também os interesses) dos alunos se manifestaram ostensivamente na aula, constituindo mais um recurso de emergência do que uma prática estruturante do trabalho das referidas professoras. Procura-se aqui comentar esse uso reactivo da diferenciação curricular não apenas no sentido de nele identificar obstáculos à concretização de práticas inclusivas mas também no sentido de reflectir sobre as oportunidades de inclusão que a realidade estudada não deixou de propiciar.
- A compreensão da feminização do professoradoPublication . Caldeira, Suzana NunesProcura-se, neste trabalho, elencar algumas ideias que visam contribuir para o entendimento da feminização da profissão docente, na óptica da psicologia. Num primeiro momento mobilizam-se alguns elementos sobre a evolução da profissão de professor/a relacionando essa evolução com o conceito de expectativas de papel de género. Num segundo, esboçam-se perfis de "bom/boa professor/a" comparando as características emergentes com resultados de um ou outro estudo sobre diferenças em função do sexo.
- Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infânciaPublication . Santos, Ana Isabel; Martins, Margarida AlvesA comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo realizado com 18 educadoras de infância que desenvolvem o seu trabalho na rede pública da Ilha Terceira, Açores, que foram observadas e entrevistadas no sentido de apreender e compreender a forma como implementam práticas pedagógicas potencializadoras da emergência da literacia e como perspectivam a sua intervenção pedagógica neste domínio. Considerando elementos como a concepção do projecto pedagógico de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos, a implementação de estratégias de intervenção e, ainda, o tipo de competências que consideram dever privilegiar em prol de uma adequada transição das crianças para o primeiro ciclo do ensino básico, os resultados permitem afirmar que existem discrepâncias pontuais entre concepções e práticas pedagógicas que nos levam a falar de uma falta de consistência entre ambas. Dos resultados surge uma chamada de atenção para os docentes de educação de infância, perante a necessidade de reflectir acerca da forma como implementam e perspectivam a sua intervenção, na procura da necessária articulação entre as diversas componentes curriculares que enformam concepções e práticas, na tentativa de responder da melhor forma possível às necessidades e interesses emergentes das crianças em idade pré-escolar acerca da linguagem escrita.
- AberturaPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesO nome de Natália Almeida é, hoje, nos Açores, uma referência incontornável na área das actividades lúdico-pedagógicas, direccionadas às gerações mais novas. Com a Associação Açoriana de Educação pela Arte Boneca de Trapos, esta docente de Filosofia, tem vindo, nos últimos anos, a polvilhar o universo infantil da ilha de S. Miguel com momentos de criatividade, arte, entusiasmo, riso e muita brincadeira. "Com prazer e alegria se aprendem coisas sérias e importantes para o crescimento harmonioso dos mais novos, rumo à plena cidadania" é o lema de todo o trabalho desenvolvido por esta hábil "artesã do brincar". [...].