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Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo realizado com 18 educadoras de infância que desenvolvem o seu trabalho na rede pública da Ilha Terceira, Açores, que foram observadas e entrevistadas no sentido de apreender e compreender a forma como implementam práticas pedagógicas potencializadoras da emergência da literacia e como perspectivam a sua intervenção pedagógica neste domínio. Considerando elementos como a concepção do projecto pedagógico de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos, a implementação de estratégias de intervenção e, ainda, o tipo de competências que consideram dever privilegiar em prol de uma adequada transição das crianças para o primeiro ciclo do ensino básico, os resultados permitem afirmar que existem discrepâncias pontuais entre concepções e práticas pedagógicas que nos levam a falar de uma falta de consistência entre ambas. Dos resultados surge uma chamada de atenção para os docentes de educação de infância, perante a necessidade de reflectir acerca da forma como implementam e perspectivam a sua intervenção, na procura da necessária articulação entre as diversas componentes curriculares que enformam concepções e práticas, na tentativa de responder da melhor forma possível às necessidades e interesses emergentes das crianças em idade pré-escolar acerca da linguagem escrita.
Description
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 9-11 Setembro 2009.
Keywords
Práticas Pedagógicas Concepções Educadores de Infância Linguagem Escrita
Citation
Martins, M. A. & Santos, Ana Isabel (2009). "Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância". In «Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia», 2832- 2847. ISBN 978-972-8746-71-1. Braga: Universidade do Minho.
Publisher
Universidade do Minho