Publication
Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância
dc.contributor.author | Santos, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.date.accessioned | 2014-01-08T14:05:48Z | |
dc.date.available | 2014-01-08T14:05:48Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 9-11 Setembro 2009. | por |
dc.description.abstract | A comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo realizado com 18 educadoras de infância que desenvolvem o seu trabalho na rede pública da Ilha Terceira, Açores, que foram observadas e entrevistadas no sentido de apreender e compreender a forma como implementam práticas pedagógicas potencializadoras da emergência da literacia e como perspectivam a sua intervenção pedagógica neste domínio. Considerando elementos como a concepção do projecto pedagógico de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos, a implementação de estratégias de intervenção e, ainda, o tipo de competências que consideram dever privilegiar em prol de uma adequada transição das crianças para o primeiro ciclo do ensino básico, os resultados permitem afirmar que existem discrepâncias pontuais entre concepções e práticas pedagógicas que nos levam a falar de uma falta de consistência entre ambas. Dos resultados surge uma chamada de atenção para os docentes de educação de infância, perante a necessidade de reflectir acerca da forma como implementam e perspectivam a sua intervenção, na procura da necessária articulação entre as diversas componentes curriculares que enformam concepções e práticas, na tentativa de responder da melhor forma possível às necessidades e interesses emergentes das crianças em idade pré-escolar acerca da linguagem escrita. | por |
dc.description.sponsorship | Investigação subsidiada pelo financiamento plurianual de unidades de investigação da FCT. | por |
dc.identifier.citation | Martins, M. A. & Santos, Ana Isabel (2009). "Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância". In «Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia», 2832- 2847. ISBN 978-972-8746-71-1. Braga: Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2579 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | Educadores de Infância | por |
dc.subject | Linguagem Escrita | por |
dc.title | Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho. Braga | por |
oaire.citation.endPage | 2847 | por |
oaire.citation.startPage | 2832 | por |
oaire.citation.title | Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à Escrita - Ana Santos - Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia 2009.pdf
- Size:
- 351.09 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: