Repository logo
 
Publication

Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância

dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2014-01-08T14:05:48Z
dc.date.available2014-01-08T14:05:48Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 9-11 Setembro 2009.por
dc.description.abstractA comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo realizado com 18 educadoras de infância que desenvolvem o seu trabalho na rede pública da Ilha Terceira, Açores, que foram observadas e entrevistadas no sentido de apreender e compreender a forma como implementam práticas pedagógicas potencializadoras da emergência da literacia e como perspectivam a sua intervenção pedagógica neste domínio. Considerando elementos como a concepção do projecto pedagógico de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos, a implementação de estratégias de intervenção e, ainda, o tipo de competências que consideram dever privilegiar em prol de uma adequada transição das crianças para o primeiro ciclo do ensino básico, os resultados permitem afirmar que existem discrepâncias pontuais entre concepções e práticas pedagógicas que nos levam a falar de uma falta de consistência entre ambas. Dos resultados surge uma chamada de atenção para os docentes de educação de infância, perante a necessidade de reflectir acerca da forma como implementam e perspectivam a sua intervenção, na procura da necessária articulação entre as diversas componentes curriculares que enformam concepções e práticas, na tentativa de responder da melhor forma possível às necessidades e interesses emergentes das crianças em idade pré-escolar acerca da linguagem escrita.por
dc.description.sponsorshipInvestigação subsidiada pelo financiamento plurianual de unidades de investigação da FCT.por
dc.identifier.citationMartins, M. A. & Santos, Ana Isabel (2009). "Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância". In «Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia», 2832- 2847. ISBN 978-972-8746-71-1. Braga: Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-71-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2579
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectEducadores de Infânciapor
dc.subjectLinguagem Escritapor
dc.titleConcepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infânciapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho. Bragapor
oaire.citation.endPage2847por
oaire.citation.startPage2832por
oaire.citation.titleActas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à Escrita - Ana Santos - Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia 2009.pdf
Size:
351.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: