Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação pedagógica : diversidade linguística na escola cultural

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Ao longo dos tempos, a escola tem-se adaptado às novas exigências através da implementação de sucessivas reformas. Com enfoque no ensino, durante muitos anos, as práticas pedagógicas colocaram, na centralidade do processo, o professor, porquanto cabia ao aluno uma postura passiva de aprendizagem e de absorção do que lhe era ministrado. Sabe-se, porém, que a sobrevalorização do saber livresco, teórico, em detrimento da experimentação, não acontece nos nossos dias. A passagem pela escola não tem apenas a ver com a instrução, mas também com a formação global e equilibrada do indivíduo, conseguida com o apoio da classe docente.

Description

Publicação sobre as implicações da comunicação pedagógica em contextos heterogéneos, a partir da apresentação de um caso de uma aluna deslocada dos Açores para o continente português.

Keywords

Comunicação Pedagógica Diversidade Linguística Escola Cultural Voz Popular

Citation

Castanho, Graça (2000). "Comunicação pedagógica: diversidade linguística na escola cultural", in Gabriela Funk (dir.), A Voz Popular: Estudos de Etnolinguística, 35-41. Cascais: Patrimónia Oral.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue