Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.82 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo dos tempos, a escola tem-se adaptado às novas exigências através da implementação de sucessivas reformas. Com enfoque no ensino, durante muitos anos, as práticas pedagógicas colocaram, na centralidade do processo, o professor, porquanto cabia ao aluno uma postura passiva de aprendizagem e de absorção do que lhe era ministrado. Sabe-se, porém, que a sobrevalorização do saber livresco, teórico, em detrimento da experimentação, não acontece nos nossos dias. A passagem pela escola não tem apenas a ver com a instrução, mas também com a formação global e equilibrada do indivíduo, conseguida com o apoio da classe docente.
Description
Publicação sobre as implicações da comunicação pedagógica em contextos heterogéneos, a partir da apresentação de um caso de uma aluna deslocada dos Açores para o continente português.
Keywords
Comunicação Pedagógica Diversidade Linguística Escola Cultural Voz Popular
Citation
Castanho, Graça (2000). "Comunicação pedagógica: diversidade linguística na escola cultural", in Gabriela Funk (dir.), A Voz Popular: Estudos de Etnolinguística, 35-41. Cascais: Patrimónia Oral.
Publisher
Patrimonia