DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Author "Caldeira, Suzana Nunes"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Ancoragem : um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniaPublication . Cabral, Joana Moura; Bulhões, Marta; Pereira, Vanessa Micaela da Ponte; da Motta, Carolina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaA Psicoeducação é uma abordagem educativa não-formal, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. Esta abordagem tem como principal objetivo fornecer informação sobre uma doença e disponibilizar ferramentas para lidar com as particularidades do problema de saúde. A literatura sobre intervenções psicoeducativas refere-se essencialmente a sessões expositivas de conhecimentos técnicos da doença, parecendo existir poucas referências que especifiquem outros métodos e técnicas pedagógicas utilizadas neste tipo de intervenção. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar um programa de psicoeducação, dando principal enfoque ao papel dos vários métodos e técnicas pedagógicas utilizadas no mesmo.
- Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criançaPublication . Tavares, Sara Catarina Pontes; Pacheco, Sara; Amen, Joana; Lopes, Beatriz; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaÉ na primeira infância que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto. É também neste período que muitos cuidadores sentem dificuldades em responder às necessidades das crianças. Neste sentido, surge a necessidade de desenvolver e implementar o Bem-Te-Quero (BTQ), um Programa de promoção de competências parentais para famílias com filhos até aos 18 meses. O BTQ enfatiza a promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado esta ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento.
- Characterization and Predictors of Paranoid Ideation in YouthsPublication . Sousa, Marina; Carvalho, Célia; da Motta, Carolina; Cabral, Joana Moura; Pereira, Vera Lúcia do Couto; Caldeira, Suzana Nunes; Peixoto, Ermelindo BernardoParanoid ideation is a common thought process that constitutes a defense against perceived social threats. The current study aimed at the characterization of paranoid ideation in youths and to explore the possible predictors involved in the development of paranoid ideations. Paranoid ideation, shame, submission, early childhood memories and current depressive, anxious and stress symptomatology were assessed in a sample of 1516 Portuguese youths. Higher frequencies of paranoid ideation were observed, particularly in females and youths from lower socioeconomic status. The main predictors identified relates to submissive behaviors and adverse childhood experiences, and especially to shame feelings. The current study emphasizes that the predictors are similar to findings in adults and clinical populations, and future implications to research and clinical practice aiming at paranoid ideations are discussed, as well as the pertinence of the study of mediating factors that allow a wider understanding of this thought process in younger populations and the prevention of psychopathology in adulthood.
- Dealing with Hazing : are there different profiles of higher education students?Publication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.This study aims to understand the kind of relationship that students from two Portuguese higher education institutions – the Portalegre School of Health Sciences (ESSP) and the University of the Azores (UAC) – have with hazing and whether there are profiles of students associated with different types of relationship with hazing. Data were collected through the scale ‘Evaluation of Bullying Situations in Higher Education Hazing’. The findings obtained using appropriate statistical techniques, exhibit significant differences between the ESSP and the UAC, with students from the ESSP displaying a better relationship with hazing. They also showcase appreciable differences in the relationship with hazing between the ESSP and the UAC depending on personal, academic and behavioral variables. The findings finally indicate that, at each institution, the profile of students who express a better relationship with hazing differs from those who distance themselves from this ritual in terms of personal, academic and behavioral variables.
- Entrada no ensino superior e envolvimento do estudantePublication . Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Martins, Maria José D.No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.
- Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivoPublication . Fernandes, Hélder Manuel Rego; Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano HenriquesEste trabalho realiza uma abordagem ao construto envolvimento do aluno na escola e relaciona o envolvimento expresso pelos alunos com a disrupção professada por eles mesmos. A investigação contou 365 participantes a frequentarem o 7.º e o 10.º anos de escolaridade. Para a recolha de dados utilizaram-se o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola, a versão portuguesa para investigação do StudentEngagement in SchoolScale (Lam e Jimerson, 2008) e a Escala de Disrupção Escolar Professada, um instrumento construído e adaptado para a população portuguesa (Veiga, 2008). Os resultados indicam um envolvimento médio a elevado por parte dos alunos, embora sendo mais expressivo nos do 7.º ano. Em termos de comportamento, os resultados sugerem não existir representações de condutas disruptivas, sobretudo no nível dos alunos do 7.º ano. Finalmente, os resultados apontam para uma relação negativa entre envolvimento na escola e comportamento disruptivo, fortalecendo a ideia de que o envolvimento é um fator protetor da adaptação à escola.
- Escolha vocacional em adolescentes : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisPublication . Soares, Sara Medeiros; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaEste estudo pretendeu compreender em que medida a participação em duas sessões de um programa de competências sócio-emocionais terá tido impacto na atitude dos jovens face à escolha vocacional. A amostra contou com 220 alunos do 8.º ano de escolaridade, de cinco escolas da ilha de S. Miguel. Os dados foram recolhidos através de um protocolo que continha escalas e questionários e de um Diário de Bordo. Dos resultados obtidos através análise de conteúdo, observaram-se melhorias ao nível do conhecimento dos fatores inerentes ao processo de escolha vocacional e à relação das emoções com a decisão vocacional.
- Hazing practices in higher education : a study with portuguese studentsPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.Hazing practices in higher education institutions are perceived controversially. This study looked at the perception towards hazing practices of students from the University of the Azores in first cycle (n=247). It analyses if their perception was positive, emphasizing the integrative aspects of hazing practices, or if it was negative, inclining to define those practises like being violent and humiliating. The applied questionnaire measures 3 factors to define individual’s perception with hazing practices (positive relation with hazing practices, negative relation and the social dimension of the practices). This study used descriptive analyses to observe the level of agreement with hazing practices and non-parametrical statistical test to analyse the relationship between their levels of agreement with hazing practices and socio-demographic variables. Results emphasised balanced proportion of students perceiving positively and negatively those practices and incline to define hazing practices with the same components in both perceptions. It didnot highlight a strong mandatory integrative component in students’ perception. Also, results stressed a large part of students disinterested in hazing practices. Additionally factors of hazing practices’ perception showed significant relationships with respondent’s sex, age and academic degree. Hazing practices in this study did not seem to meet their main objectives of welcoming and integrating freshmen in higher education institutions.
- Mapping non-suicidal self-injury in adolescence: Development and confirmatory factor analysis of the impulse, self-harm and sucidal ideation questionnaire for adolescents (ISSIQ-A)Publication . Carvalho, Célia; Nunes, Carolina; Castilho, Paula; da Motta, Carolina; Caldeira, Suzana Nunes; Pinto-Gouveia, JoséNon-suicidal self-injury (NSSI) is the deliberate, self-inflicted destruction of body tissue without suicidal intent and an important clinical phenomenon. Rates of NSSI appear to be disproportionately high in adolescents and young adults, and is a risk factor for suicidal ideation and behavior. The present study reports the psychometric properties of the Impulse, Self-harm and Suicide Ideation Questionnaire for Adolescents (ISSIQ-A), a measure designed to comprehensively assess the impulsivity, NSSI behaviors and suicide ideation. An additional module of this questionnaire assesses the functions of NSSI. Results of Confirmatory Factor Analysis (CFA) of the scale on 1722 youths showed items' suitability and confirmed a model of four different dimensions (Impulse, Self-harm, Risk-behavior and Suicide ideation) with good fit and validity. Further analysis showed that youth׳s engagement in self-harm may exert two different functions: to create or alleviate emotional states, and to influence social relationships. Our findings contribute to research and assessment on non-suicidal self-injury, suggesting that the ISSIQ-A is a valid and reliable measure to assess impulse, self-harm and suicidal thoughts, in adolescence.
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Soares, Sara Medeiros; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo pretende avaliar se candidatos a professores e professores em exercício sentem necessidade de recursos para leccionar as aulas de Cidadania no 1º ciclo do Ensino Básico e qual o conhecimento que evidenciam sobre o Referencial que contém os princípios orientadores desta área. A amostra é constituída por 119 elementos, professores do 1º ciclo e alunos de licenciatura e mestrado da área de Educação Básica. Os dados foram colhidos por questionário. Os resultados sugerem, em geral, carência de materiais pedagógicos para trabalhar os diversos conteúdos das aulas de Cidadania e falta de conhecimento por parte dos futuros professores sobre o Referencial de Cidadania.