Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho realiza uma abordagem ao construto envolvimento do aluno na escola e relaciona o envolvimento expresso pelos alunos com a disrupção professada por eles mesmos. A investigação contou 365 participantes a frequentarem o 7.º e o 10.º anos de escolaridade. Para a recolha de dados utilizaram-se o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola, a versão portuguesa para investigação do StudentEngagement in SchoolScale (Lam e Jimerson, 2008) e a Escala de Disrupção Escolar Professada, um instrumento construído e adaptado para a população portuguesa (Veiga, 2008). Os resultados indicam um envolvimento médio a elevado por parte dos alunos, embora sendo mais expressivo nos do 7.º ano. Em termos de comportamento, os resultados sugerem não existir representações de condutas disruptivas, sobretudo no nível dos alunos do 7.º ano. Finalmente, os resultados apontam para uma relação negativa entre envolvimento na escola e comportamento disruptivo, fortalecendo a ideia de que o envolvimento é um fator protetor da adaptação à escola.
ABSTRACT: This paper presents an approach to the construct of student engagement in school and analyses the relationship between student engagement and disruptive behavior among elementary and secondary students. The survey was conducted among 365 students from 7th and 10th grades. The data was collected through the Questionnaire of Student Engagement in School, the Portuguese version for research of the Student Engagement in School Scale (Lam & Jimerson, 2008) and through the Disruptive Behavior Scale, a scale developed for the Portuguese population (Veiga, 2008). The results indicate a moderate to a high student’s engagement, with the 7th graders exhibiting greater values. In terms of behavior, the results suggest that students indicate low levels of disruption, mainly into the group of the 7th the graders. Finally, results point to a negative relationship between school engagement and disruptive behavior, strengthening the idea that school engagement plays a protective role to the school adjustment.

Description

Keywords

Envolvimento na Escola Comportamento Disruptivo Ano de Escolaridade Disruptive Behavior School Level Student Engagement

Citation

Fernandes, H. R., Caldeira, S. N., & Veiga, F. H. (2014). Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivo. "Revista Iberoamericana de Educación", 66(1): 1-12.

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

CC License