Repository logo
 
Publication

Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivo

dc.contributor.authorFernandes, Hélder Manuel Rego
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques
dc.date.accessioned2016-03-27T16:56:33Z
dc.date.available2016-03-27T16:56:33Z
dc.date.issued2014-06
dc.description.abstractEste trabalho realiza uma abordagem ao construto envolvimento do aluno na escola e relaciona o envolvimento expresso pelos alunos com a disrupção professada por eles mesmos. A investigação contou 365 participantes a frequentarem o 7.º e o 10.º anos de escolaridade. Para a recolha de dados utilizaram-se o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola, a versão portuguesa para investigação do StudentEngagement in SchoolScale (Lam e Jimerson, 2008) e a Escala de Disrupção Escolar Professada, um instrumento construído e adaptado para a população portuguesa (Veiga, 2008). Os resultados indicam um envolvimento médio a elevado por parte dos alunos, embora sendo mais expressivo nos do 7.º ano. Em termos de comportamento, os resultados sugerem não existir representações de condutas disruptivas, sobretudo no nível dos alunos do 7.º ano. Finalmente, os resultados apontam para uma relação negativa entre envolvimento na escola e comportamento disruptivo, fortalecendo a ideia de que o envolvimento é um fator protetor da adaptação à escola.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This paper presents an approach to the construct of student engagement in school and analyses the relationship between student engagement and disruptive behavior among elementary and secondary students. The survey was conducted among 365 students from 7th and 10th grades. The data was collected through the Questionnaire of Student Engagement in School, the Portuguese version for research of the Student Engagement in School Scale (Lam & Jimerson, 2008) and through the Disruptive Behavior Scale, a scale developed for the Portuguese population (Veiga, 2008). The results indicate a moderate to a high student’s engagement, with the 7th graders exhibiting greater values. In terms of behavior, the results suggest that students indicate low levels of disruption, mainly into the group of the 7th the graders. Finally, results point to a negative relationship between school engagement and disruptive behavior, strengthening the idea that school engagement plays a protective role to the school adjustment.en
dc.identifier.citationFernandes, H. R., Caldeira, S. N., & Veiga, F. H. (2014). Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivo. "Revista Iberoamericana de Educación", 66(1): 1-12.pt_PT
dc.identifier.issn1681-5653 (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3684
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)es
dc.subjectEnvolvimento na Escolapt_PT
dc.subjectComportamento Disruptivopt_PT
dc.subjectAno de Escolaridadept_PT
dc.subjectDisruptive Behavioren
dc.subjectSchool Levelen
dc.subjectStudent Engagementen
dc.titleEnvolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivopt_PT
dc.title.alternativeStudent engagement and disruptive behavioren
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issue(1)pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Educaciónes
oaire.citation.volume66pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Envolvimento do aluno na escola e comp disruptivo.pdf
Size:
3.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: