Browsing by Issue Date, starting with "2015-06"
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- Olhares femininos sobre a praxe académicaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica tem estado sob a mira dos gestores das instituições de ensino superior, sendo apontada como causadora de danos severos na vida do estudante recém-chegado. A investigação apresenta dados controversos. Por um lado, dá a conhecer casos em que veteranos e caloiros afirmam as atividades da praxe promotoras da integração dos recém-chegados e da convivência entre estudantes. Por outro lado, dá a conhecer casos que corroboraram a ideia de práticas deliberadas do exercício da desigualdade de poderes. Esta última perspetiva surge mais entre o sexo feminino, situação que assume particular acuidade numa sociedade onde a violência de género ainda é um fenómeno marcante. O presente estudo visa contribuir para a compreensão desses acontecimentos iniciáticos na ótica de género. Comparam-se perceções sobre a relação com a praxe em estudantes do sexo masculino e feminino de uma instituição de ensino superior português. Participaram no estudo 247 estudantes, 91 do sexo masculino e 156 do sexo feminino, a frequentar o 1º Ciclo de Estudos. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, composta por 15 itens organizados em três dimensões: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social. Os resultados obtidos com recurso a um conjunto de técnicas estatísticas apropriadas informam que na escala global existem diferenças significativas (U=4683.50; p=0.042< α=0.05) entre rapazes (mm=120.57) e raparigas (mf=102.69), com os rapazes a evidenciarem melhor relação com a praxe. Na análise por dimensões este dado é robustecido, pois os rapazes apresentam resultados significativamente mais elevados do que as raparigas na Relação Positiva com a Praxe (mm=126.88; mf=98.35; U= 4060; p=0.001 < α=0.05). Nas outras duas dimensões as diferenças observadas não têm significância estatística. Estes resultados parecem chamar a atenção para a importância do acolhimento, integração e socialização das estudantes, cuja tonalidade ainda aparece como menos positiva.
- Noms humoristiques de personnages et traditions traductives nationalesPublication . Faria, DominiqueOn s’arrêtera sur la traduction d’un cas spécifique d’humour linguistique, celui produit par les noms des personnages. Le propos n’est pourtant pas de discuter les aspects strictement linguistiques de la traduction. On travaillera sur un corpus composé par deux romans anglais, publiés à la fin du vingtième siècle, traduits en Français, Portugais Européen, Portugais du Brésil et Espagnol. Le choix de ces langues cible, issues du latin et possédant par conséquent des ressources linguistiques similaires, permettra de mieux signaler les différentes approches à la traduction dans chaque pays.
- Política Única de Asilo para a União Europeia: proposta de regulamento (UE) nº..../2015 do Parlamento Europeu e do Conselho de ..../2015, que estabelece uma Política Única de Asilo na União Europeia - PARTE IIPublication . Rodrigues, José NoronhaO Instituto de Asilo na União Europeia que futuro? Consideramos que se impõe, urgentemente, universalizar e uniformizar os direitos e deveres dos requerentes de asilo e dos asilados; os órgãos competentes para apreciar os pedidos de asilo; os critérios e os requisitos essenciais e necessários para a concessão do estatuto de asilado, bem como o tipo de processo ou de procedimentos que é necessários desencadear para com êxito alcançar a almejada proteção internacional.
- Currículo escolar : uma questão política (e não só)Publication . Sousa, FranciscoAssumindo uma noção de política – baseada no étimo Politika – como governo da Polis e um entendimento de educação como bem público (artigos 73.º e 74.º da Constituição da República Portuguesa), felicita-se os organizadores deste evento pelo tema deste ciclo de conferências. De facto, é importante reafirmar e discutir o currículo escolar como questão política, considerando a crescente influência de discursos que veiculam a ideia de educação e currículo como mercadorias. Essa discussão evita a ilusão de que o currículo pode ser construído de forma procedimental, ou seja, através do cumprimento de uma série de procedimentos tecnicamente orientados, com base numa análise de necessidades, à semelhança da montagem de uma instalação elétrica com base num manual de instruções. Esta visão tecnicista do currículo predominou na génese dos Estudos Curriculares no início do século XX, atingiu o seu auge em meados desse século e tem mantido alguma influência até hoje. Porém, a sua pretensa neutralidade tem sido cada vez mais questionada, sob o impulso das teorias curriculares críticas, que evidenciam a construção do currículo como arena de luta pelo poder de decidir o que será ensinado nas escolas. Além disso, algumas correntes contemporâneas têm dedicado especial atenção ao currículo como meio de representação ou sub-representação de identidades. Uma ênfase excessiva neste tipo de questões conduziria os Estudos Curriculares a um desvio do seu objeto por excelência. Para evitar esse desvio, importa não descartar completamente as questões curriculares técnicas (que não implicam necessariamente um compromisso com a ideologia da eficiência social), sem prejuízo da valorização das questões políticas, entre as quais se destacam, na atual agenda dos Estudos Curriculares, as implicações curriculares da globalização, a regulação curricular e a participação dos professores nas decisões curriculares. A regulação curricular em Portugal tem sido marcada por uma tradição centralista, sempre baseada na prescrição pormenorizada de objetivos e conteúdos, à qual se tem associado, cada vez mais, a valorização de provas de avaliação externa. Esta ênfase na regulação “à saída”, como sugere a análise de casos ocorridos no estrangeiro, tende a gerar fenómenos de estreitamento, ou empobrecimento, curricular, subordinados a uma perversa assunção da ideia de exame com um fim em si mesmo. Um resgate da ideia de currículo enquanto recurso ao serviço de uma educação para todos, associado a uma avaliação orientada para a melhoria, não dispensa um forte envolvimento dos professores na construção do currículo, entendido como espaço de deliberação.
- Mapping non-suicidal self-injury in adolescence: Development and confirmatory factor analysis of the impulse, self-harm and sucidal ideation questionnaire for adolescents (ISSIQ-A)Publication . Carvalho, Célia; Nunes, Carolina; Castilho, Paula; da Motta, Carolina; Caldeira, Suzana Nunes; Pinto-Gouveia, JoséNon-suicidal self-injury (NSSI) is the deliberate, self-inflicted destruction of body tissue without suicidal intent and an important clinical phenomenon. Rates of NSSI appear to be disproportionately high in adolescents and young adults, and is a risk factor for suicidal ideation and behavior. The present study reports the psychometric properties of the Impulse, Self-harm and Suicide Ideation Questionnaire for Adolescents (ISSIQ-A), a measure designed to comprehensively assess the impulsivity, NSSI behaviors and suicide ideation. An additional module of this questionnaire assesses the functions of NSSI. Results of Confirmatory Factor Analysis (CFA) of the scale on 1722 youths showed items' suitability and confirmed a model of four different dimensions (Impulse, Self-harm, Risk-behavior and Suicide ideation) with good fit and validity. Further analysis showed that youth׳s engagement in self-harm may exert two different functions: to create or alleviate emotional states, and to influence social relationships. Our findings contribute to research and assessment on non-suicidal self-injury, suggesting that the ISSIQ-A is a valid and reliable measure to assess impulse, self-harm and suicidal thoughts, in adolescence.
- O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?Publication . Martins, Maria J.; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.As praxes académicas ocorrem anualmente no ensino superior português e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes dos 3 primeiros anos dos cursos de enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade dos Açores; conhecer o modo como os estudantes caraterizam as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa ou ambivalente; e pretende ainda comparar o envolvimento nas praxes dos estudantes de Portalegre com os dos Açores, bem como o modo como as caraterizam.
- Economia Solidária : sentidos e conceitosPublication . Fontes, Paulo VitorinoPretende-se de uma forma exploratória, através de pesquisa e análise bibliográfica, perceber e explorar os vários significados atribuídos à Economia Solidária por parte dos actores envolvidos nas suas práticas, bem como os diversos conceitos produzidos na construção de conhecimento sobre este tema, com o propósito de contribuir para a construção e clarificação do conceito de Economia Solidária. Tal objectivo não passa por escolher um dos significados, mas apenas apresentá-los, com o necessário distanciamento valorativo, tendo em conta que cada grupo tem uma maneira própria de interpretar a realidade, com características e formas de agir específicas.
- Patterns of social ecology of Risso's dolphins (Grampus griseus) off Pico Island, AzoresPublication . Hartman, Karin Louise; Azevedo, José Manuel Viegas de Oliveira Neto; Hoelzel, A. RusThis PhD thesis is focusing on the ecology of a medium sized and poorly studied oceanic dolphin species: The Risso’s dolphin (Grampus griseus). […]. In this study, we present for the first time a model for the social structure of Risso’s dolphin (Grampus griseus Cuvier 1812). Over the period 2004-2006, 1028 Risso’s dolphins were identified at Pico Island, Azores. Individuals sighted on 10 or more occasions were included in analysis of social structure (n = 183). High resighting rates indicate strong site-fidelity of at least part of the population. We found that individuals form stable long-term bonds, organised in pairs, or in clusters of 3-12 individuals. Social structure is stratified based on age and sex classes, with strong associations between adult males and adult females. We suggest that clusters form the basic units of Risso’s dolphin society. Thirteen pods consisting solely of adults, likely males, and 3 pods consisting of mother-calf pairs were identified. Males are organised in stable, long-term associations of varying size that occur throughout the complete range of behavioural states observed. For females, associations can be of similar strength, but the time-scale may vary depending on the presence of nursing calves. As subadults, associations also occur (pair-formation), but are less stable than those observed for adults. We propose a new model for Risso’s dolphin societies known as a stratified social organisation, which differs from the fission-fusion and matrilineal society models. […].
- As crónicas jornalísticas de Horácio Bento de Gouveia e afirmação da identidade madeirensePublication . Faria, Lisandra Carolina Ornelas; Gil, Ana Cristina CorreiaPresença assídua na imprensa madeirense, Horácio Bento de Gouveia reúne um vasto espólio de textos jornalísticos cujo tema central é a ilha da Madeira. Ao longo de mais de seis décadas de colaboração periodística, o autor elaborou uma análise à Madeira do século XX, abordou algumas vivências, rituais e objetos característicos da ilha, comparou-os com os demais povos, realçando assim algumas das características identitárias da ilha. Pela sua linguagem, regularidade, forma e conteúdo, os escritos bentianos são maioritariamente inseridos no género jornalístico "crónica", um tipo de texto opinativo que se propõe desenvolver os mais variados assuntos e que está introduzido na fronteira ténue e dual entre os universos da literatura e do jornalismo, o que despoletou a necessidade de uma breve análise e definição da noção de crónica jornalística. Entendida como uma intervenção de natureza livre, a crónica, nos jornais, dá predominância à subjetividade de quem escreve, como se comprova através dos textos de Horácio Bento, em que, em muitos momentos, o cronista madeirense expressa o seu parecer e a sua faceta regionalista, nomeadamente quando exalta alguns dos costumes arcaicos que ainda se podem encontrar em determinadas zonas da Madeira e quando revela traços inerentes à sua ilha. Embora ainda não esteja teoricamente consolidada, a identidade madeirense é hoje em dia um tema em debate. Desde a sua descoberta, no século XV, a ilha absorveu um conjunto de usos, costumes e tradições dos primeiros colonizadores e, com o passar dos anos, estas formas de ser e de agir moldaram-se à realidade madeirense e assumiram-se como características identitárias daquele espaço e daquele povo. Ainda que seja um território insular e tenha, por isso, maior facilidade em preservar os traços caracteriológicos primitivos, a identidade madeirense, pela vertente turística da ilha, foi também sucessivamente sendo modificada com base em influências exteriores.
- Alfred Nobel : o filantropo que criou o Prémio Nobel e ignorou a MatemáticaPublication . Martins, Maria do CarmoNeste artigo é narrada a história do Prémio Nobel, concedido pela primeira vez em 1901, e a biografia do seu fundador: Alfred Bernhard Nobel, um químico e inventor sueco, nascido a 21 de outubro de 1833 em Estocolmo.