Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EstudantesEnfermagemPraxesAcademicas.pdf472.9 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As praxes académicas ocorrem anualmente no ensino superior português e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes dos 3 primeiros anos dos cursos de enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade dos Açores; conhecer o modo como os estudantes caraterizam as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa ou ambivalente; e pretende ainda comparar o envolvimento nas praxes dos estudantes de Portalegre com os dos Açores, bem como o modo como as caraterizam.

Description

XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA : Instituto Universitário, Lisboa, 25–27 de Junho.

Keywords

Praxe Académica Ensino Superior

Citation

Martins, M. J. D., Caldeira, S. N., Silva, O., Mendes, M., & Botelho, S. P. (2015). "O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?". In Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa: ISPA – Instituto Universitário, 25-27 de Junho, 431-446.

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue