DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Development and psychometric properties of the community integration scale of adults with psychiatric disordersPublication . Cabral, Joana Moura; Carvalho, Célia; Motta, Carolina; Silva, OsvaldoThe goal of the current study was to develop and validate the Community Integration Scale for adults with Psychiatric Problems (CISAPP), based on a multidimensional model of community integration. The three-dimensional structure (including physical, psychological, and social dimensions) and validity of CIS-APP was studied in a sample of 183 psychiatric patients from the Azores Islands-Portugal. Confirmatory Factor Analysis has led to the choice of a two-factor with a second order factor solution. Results showed that the CIS-APP is a measure with good psychometric properties, with very good internal consistency and alidity, and with relevant applicability in both clinical and research settings. Furthermore, the current outcomes have brought relevant information concerning the refinement of the theoretical community integration model that underlies the scale’s development.
- Envolvimento do aluno na escola e comportamento disruptivoPublication . Fernandes, Hélder Manuel Rego; Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano HenriquesEste trabalho realiza uma abordagem ao construto envolvimento do aluno na escola e relaciona o envolvimento expresso pelos alunos com a disrupção professada por eles mesmos. A investigação contou 365 participantes a frequentarem o 7.º e o 10.º anos de escolaridade. Para a recolha de dados utilizaram-se o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola, a versão portuguesa para investigação do StudentEngagement in SchoolScale (Lam e Jimerson, 2008) e a Escala de Disrupção Escolar Professada, um instrumento construído e adaptado para a população portuguesa (Veiga, 2008). Os resultados indicam um envolvimento médio a elevado por parte dos alunos, embora sendo mais expressivo nos do 7.º ano. Em termos de comportamento, os resultados sugerem não existir representações de condutas disruptivas, sobretudo no nível dos alunos do 7.º ano. Finalmente, os resultados apontam para uma relação negativa entre envolvimento na escola e comportamento disruptivo, fortalecendo a ideia de que o envolvimento é um fator protetor da adaptação à escola.
- Paranoia in the General Population : a revised version of the General Paranoia Scale for adolescentsPublication . Carvalho, Célia; Pereira, Vanessa Micaela da Ponte; da Motta, Carolina; Pinto-Gouveia, José; Caldeira, Suzana Nunes; Peixoto, Ermelindo Bernardo; Fenigstein, AllanThe aim of the current study was to validate the General Paranoia Scale for Portuguese Adolescents population (GPS-A). This scale assesses the paranoid ideation in non-clinical population. Results from a confirmatory factor analysis of the scale on 1218 youths confirmed an alternative model to the one-dimensional model proposed by Fenigstein and Vanable (1992) comprising three different dimensions (Mistrust thoughts, persecutory ideas and depreciation). This alternative model presented a good fit: χ2 (162)= 727.200, p = .000; CFI = .925; RMSEA = .054, P(rmsea ≤0.05) = .000; PCFI = .788; AIC = 863.200. All items presented adequate factor loadings (λij ≥0.5) and individual reliability ((λij)2 ≥0.25). Further data analysis on the scale revealed that the GPS-A is an adequate assessment tool for adolescents, with good psychometric characteristics and high internal consistency.
- Ancoragem : um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniaPublication . Cabral, Joana Moura; Bulhões, Marta; Pereira, Vanessa Micaela da Ponte; da Motta, Carolina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaA Psicoeducação é uma abordagem educativa não-formal, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. Esta abordagem tem como principal objetivo fornecer informação sobre uma doença e disponibilizar ferramentas para lidar com as particularidades do problema de saúde. A literatura sobre intervenções psicoeducativas refere-se essencialmente a sessões expositivas de conhecimentos técnicos da doença, parecendo existir poucas referências que especifiquem outros métodos e técnicas pedagógicas utilizadas neste tipo de intervenção. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar um programa de psicoeducação, dando principal enfoque ao papel dos vários métodos e técnicas pedagógicas utilizadas no mesmo.
- Sintomatologia depressiva e (in)satisfação escolarPublication . Benevides, Joana; Sousa, Marina; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA depressão na adolescência tem merecido cada vez mais atenção ocorrendo de forma significativa nesta população. Participaram no estudo 1816 alunos a frequentar o ensino secundário, programa Oportunidades e PROFIJ. Instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21); Escala de Formas de Auto-criticismo e Auto-tranquilização (FSCRS); Ficha de caracterização sociodemográfica. Resultados: Encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre a sintomatologia depressiva e as formas de auto-criticismo com a satisfação com a escola, com a turma, com os amigos da escola, com os professores e com o desempenho académico.
- Programa de competências pessoais e sociais para adultos em exclusão socialPublication . Fernandes, Hélder Manuel Rego; Moreno, Elisa; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaEste trabalho apresenta um programa de promoção de competências pessoais e sociais para públicos em situação de exclusão social, designado “Saber, Pensar e Agir – SPA”. Constituído por 12 sessões e estruturado em três áreas, comunicação e relações interpessoais, gestão doméstica e comportamentos de riscos/saudáveis, contou, na sua 1.ª edição, com 8 adultos com multiproblemáticas associadas. Dos resultados obtidos, através de grelhas de observação e registos de comportamento, constatou-se a importância da continuidade de ações desta natureza, não só pelo conhecimento e reeducação de comportamentos mas também pelo reforço de laços afetivos e potencialização de atitudes de cooperação e interajuda.
- Escolha vocacional em adolescentes : contributos para um programa de competências sócio-emocionaisPublication . Soares, Sara Medeiros; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaEste estudo pretendeu compreender em que medida a participação em duas sessões de um programa de competências sócio-emocionais terá tido impacto na atitude dos jovens face à escolha vocacional. A amostra contou com 220 alunos do 8.º ano de escolaridade, de cinco escolas da ilha de S. Miguel. Os dados foram recolhidos através de um protocolo que continha escalas e questionários e de um Diário de Bordo. Dos resultados obtidos através análise de conteúdo, observaram-se melhorias ao nível do conhecimento dos fatores inerentes ao processo de escolha vocacional e à relação das emoções com a decisão vocacional.
- Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criançaPublication . Tavares, Sara Catarina Pontes; Pacheco, Sara; Amen, Joana; Lopes, Beatriz; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaÉ na primeira infância que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto. É também neste período que muitos cuidadores sentem dificuldades em responder às necessidades das crianças. Neste sentido, surge a necessidade de desenvolver e implementar o Bem-Te-Quero (BTQ), um Programa de promoção de competências parentais para famílias com filhos até aos 18 meses. O BTQ enfatiza a promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado esta ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento.
- Necas-a-coresPublication . Amaral, Sandra Cristina Machado; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, MarinaEsta comunicação descreve duas sessões de um programa de competências emocionais e sociais, intitulado “Vamos sentir com o Necas”, destinado a crianças do 1º Ciclo. Esta intervenção, de caráter preventivo, contou com uma amostra de 139 crianças e teve como objetivo elaborar estratégias e materiais que possam ser utilizados pela comunidade escolar, testando a adequabilidade de duas sessões do programa, com incidência na regulação de duas emoções básicas: “alegria” e “tristeza”. Os resultados apontam para a adequabilidade das sessões dinamizadas, que se mostraram bem planeadas, pertinentes e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destinam.
- Programa de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantilPublication . Sousa, Marina; Benevides, Joana; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA Inteligência Emocional (IE) é um dos componentes mais importantes para o ajustamento psicológico das crianças. Há evidência de que as crianças com perturbações de ansiedade apresentam défices na IE, pelo que se pretende desenvolver um programa de intervenção de cariz remediativo para a promoção da IE junto de crianças com ansiedade patológica. Espera-se que este programa possa contribuir para o delineamento de intervenções mais adequadas e direcionadas às necessidades destas crianças, permitindo reduzir os custos associados às intervenções na área da saúde e da educação e que possa auxiliar os profissionais a intervir na área da saúde mental infanto-juvenil.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »