DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Albergaria, Isabel Soares"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Domingos Rebelo e a ilustração de imprensa : reflexão sobre a iconografia regionalistaPublication . Carvalho, Fernanda Branquinho Baptista; Albergaria, Isabel Soares; Cordeiro, Carlos Alberto da CostaA presente dissertação tem por objetivo mostrar que Domingos Rebelo não somente deixou sua marca na história da arte açoriana, e também portuguesa, através de pinturas, mas também como ilustrador ou desenhador, com destaque para a elaboração de capas de periódicos açorianos. Foram analisadas especificamente as capas das revistas: Os Açores e Insula. O primeiro capítulo aborda o contexto histórico e artístico no qual Domingos Rebelo estava inserido, no sentido de compreender como atuaram os representantes do movimento modernista, em Portugal, e da forma como tentaram distanciar-se das ideias de cunho político-ideológico salazarista. O segundo capítulo aborda o perfil da imprensa micaelense no início do século XX, período em que o jornalismo especializado ou segmentado é muito utilizado nos Açores, caracterizado por dirigir-se a uma categoria de público específica. Foi notória a influência da emigração nas obras de pintura e ilustração de Domingos Rebelo, de modo que passou a ser um dos canais de transmissão de mensagens num contexto regionalista. O terceiro capítulo discorre sobre as influências do movimento regionalista nas obras de Domingos Rebelo, que se tornou um dos representantes do movimento através da sua produção artística. Domingos Rebelo foi capaz de reproduzir todas as formas de expressões culturais referentes aos valores, hábitos e costumes açorianos. E o quarto capítulo discursa sobre as origens de Domingos Rebelo, sobre o processo de formação de identidade artística e atividades que desenvolveu na imprensa micaelense. Na sequência disso é feita a análise técnica sobre as capas das revistas Os Açores e Insula, de maneira a gerar reflexão sobre a composição gráfica e iconografia das ilustrações encontradas nestas capas, obras singulares para a identidade cultural açoriana.
- Eduardo Read Teixeira (1914-1992) : um arquiteto Moderno nos AçoresPublication . Costa, Nuno Duarte; Albergaria, Isabel SoaresEduardo Read Henriques Teixeira (Ponta Delgada, 1914 – Lisboa, 1992) formou-se em arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa, entre 1934 e 1940, e foi o primeiro açoriano a obter o Diploma de Arquitectura, em 1948. Descendente de uma família da nobreza local e de uma família inglesa – os Read, cresceu na Casa da Magnólia, em São Miguel, onde usufruiu do melhor que a ilha possuía e tinha para oferecer. Durante a sua carreira profissional, além dos diversos cargos que desempenhou nos Ministérios das Obras Publicas, da Economia e da Saúde e Assistência, foi professor de arquitetura e integrou na Comissão das Construções Hospitalares, onde coordenou e projetou hospitais para todo o país, proferiu conferências e organizou a 1.ª Exposição Mundial de Arquitectura Hospitalar. Como arquiteto independente, elaborou inúmeros projetos para Portugal Continental e para o Arquipélago dos Açores. No caso particular dos Açores, a sua obra divide-se em três fases: - no início dos anos 40, surpreendentemente, elabora os projetos do Asilo para Raparigas em Ponta Delgada e da Casa Deodato Soares, que evidenciam o purismo, o racionalismo e o funcionalismo da arquitetura de Le Corbusier e da Bauhaus; - a meados dos anos 40, em pleno Estado Novo, a sua obra aproxima-se do historicismo e tradicionalismo do estilo Nacionalista, principalmente nos projetos do Asilo-Escola Agrícola de Ponta Delgada, dos Postos Agrícolas e do Hospital da Misericórdia da Povoação. De igual modo, em vários Miradouros, mas com cariz mais romântico. Curiosamente, nos projetos do Miradouro das Furnas e da Entrada do Palácio do Governo Civil de Ponta Delgada aproximasse da arquitetura neorrenascentista; - e após o I Congresso Nacional de Arquitectura, em 1948, que ditou mudanças no paradigma da arquitetura oficial do Estado Novo, e por provável influência de Carlos Ramos, «professor admirável e infatigável defensor dos princípios modernos», que supervisionou o seu estágio, retoma e desenvolve os princípios do modernismo internacional, introduzindo um traço muito identitário evidente no tratamento da luz e na plasticidade que emprega, recorrendo, por vezes, a outros artistas. Nesta fase, que dura até finais dos anos 60, destaca-se, sobretudo, a Escola Industrial e Comercial, em Ponta Delgada e a Igreja de S. José, na Ribeira Chã, Lagoa. No plano urbanístico, também se destacou como seguidor da linguagem modernista. Fruto desta análise, podemos afirmar que Read Teixeira, sucessor do pioneiro do modernismo, Manuel António de Vasconcelos, constitui, a par de João Correia Rebelo, o mais fiel aos princípios modernistas, a 2.ª geração de arquitetos modernistas nos Açores.
- Evocações em Pedra e em Bronze : um estudo para a conservação preventiva da estatuária pública do Centro Histórico de Ponta Delgada, S. Miguel, AçoresPublication . Oliveira, Carolina Maria; Albergaria, Isabel Soares; Romão, Paula MariaA presente dissertação constitui um trabalho de investigação focalizado nas práticas de conservação preventiva das pedras mármore e lioz, assim como do bronze, articuladas à valorização da estatuária pública tradicional de Ponta Delgada. O objeto a estudar diz respeito ao conjunto de vinte e um monumentos integrados no centro histórico da cidade, encontrando-se estes circunscritos às freguesias de S. José, S. Pedro e S. Sebastião. A proposta surge motivada pela ausência de estudos similares desenvolvidos a nível Açores, aliada a uma contínua constatação de problemas concernentes à manutenção e preservação dos monumentos públicos locais, para os quais a ausência de informação aparenta ser a principal causa. O propósito deste estudo passa sobretudo por procurar fornecer um conjunto generalizado de normas e diretrizes suscetíveis de guiar as entidades responsáveis na tarefa de preservar o conjunto de obras referenciado, bem como outros casos similares existentes na RAA.
- A Fortaleza de Santo António de Ratones em Santa Catarina (Brasil) e o seu uso patrimonialPublication . Januário, Jefté Brandão; Albergaria, Isabel SoaresQuerer contar resumidamente os duzentos e setenta e oito anos das fortalezas catarinenses, daria no mínimo uma enciclopédia, de tantos documentos, iconografias e depoimentos que existem em arquivos e bibliotecas. Por isso, neste trabalho será abordado tão somente a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, também conhecida simplesmente como Ratones. A metodologia usada foi abordar o porque da sua construção, quem a construiu, o seu papel durante os séculos que seguiram a sua edificação, o seu restauro no século XX e a sua importância para os nossos dias. Além de abordar os aspectos históricos da Fortaleza de Ratones, foi pormenorizado detalhes técnicos, principalmente no que concerne ao ramo da arquitetura, quando da sua construção e restauro nos anos 1990. Para embasar os dados recolhidos nos documentos levantados no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, na 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Instituto Histórico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e nas biografias consultadas, foram feitas entrevistas com duas pessoas que devotaram mais de trinta anos e ainda continuam a trabalhar com as fortalezas: o arquiteto Roberto Tonera e o historiador Joi Cletison Alves, ambos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para contrabalançar, foi entrevistada também a superintendente regional do IPHAN em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola. No âmbito das entrevistas surgiram propostas para que a Fortaleza de Ratones pudesse potencializar o seu atrativo turístico, sem contudo, depreciar o seu valor histórico. Foi possível detectar na fala dos depoentes o que seria viável ou não nesse aspecto, bem como os problemas de gestão que afetam em muito, projetos de revitalização cultural e da estrutura física das fortalezas. Durante as pesquisas, foi tomado o cuidado para se isentar de rivalidades entre personagens envolvidos no restauro da fortaleza de Ratones e dos órgãos ou instituições que eles representam. Embora precise de uma gestão mais madura, foi constatado que o trabalho feito na Fortaleza de Ratones vem ganhando notoriedade nacional e internacional, estando prestes a se tornar um patrimônio da humanidade pela UNESCO.
- O papel da curadoria como difusora da arte contemporâneaPublication . Alegria, Tânia Sofia Rodrigues; Albergaria, Isabel Soares; Silvério, JoãoA escolha do tema, que se centra na discussão sobre O Papel da Curadoria como Difusora de Arte Contemporânea, foi sustentada pelo meu interesse em desenvolver competências metodológicas e de envolvimento prático em situações reais, acerca de uma prática que se tem vindo a desenvolver na esfera da arte contemporânea, a Curadoria. Justifica-se além disso no contexto atual, em que se verifica um crescente movimento a favor da arte contemporânea na Região Autónoma dos Açores, com o surgimento e reconhecimento de diversos artistas plásticos e com o projeto de um Museu de Arte Contemporânea, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, criado como polo dinamizador de manifestações artísticas e culturais, o qual pretende colocar o arquipélago dos Açores na senda transatlântica de intercâmbios entre pessoas, acontecimentos e culturas de grande relevância para o panorama artístico contemporâneo. A frequência do estágio possibilitou a colaboração com a Appleton Square, sita na Rua Acácio Paiva nº27 R/C em Lisboa – espaço privilegiado de recepção e circulação de arte contemporânea – e consequente participação nos projetos curatoriais desenvolvidos por curadores independentes, no âmbito da programação da galeria. A interação com profissionais especializados em curadoria tornou-se, para mim, uma das principais vantagens/benefícios tendo em vista a obtenção de informação teórica e conhecimentos específicos na referida área. Assim sendo, este estágio teve como principal objetivo a contribuição para o estudo das práticas curatoriais no processo de concepção e de montagem de uma exposição, partindo de reflexões metodológicas e do envolvimento prático em situações reais, circunstâncias estas que só se tornaram exequíveis com a possibilidade de integração neste estágio académico. […].
- Património e tradições da freguesia de Ginetes e lugar da Várzea : Ilha de São MiguelPublication . Frias, José Manuel Rodrigues; Albergaria, Isabel Soares; Chaves, Duarte Nuno da Silva VieiraDesde o início do povoamento da ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, que a comunidade do lugar da Várzea, inicialmente, e da freguesia dos Ginetes, num momento posterior, originaram duas comunidades distintas e unidas, com cinco séculos de história e de evolução do seu património. Neste sentido, as tipologias de edificados presentes nestas comunidades, com diferentes origens e utilidades, o extenso Património Móvel, no âmbito da imaginária, o qual está pouco estudado e inventariado, e um interessante leque de tradições, diferentes entre as populações, tornam indispensável a existência de um estudo que reflita o surgimento individual de cada objeto de estudo, e a sua evolução na linha do tempo que acompanha as mudanças na sociedade. Como prossecução de uma intensa investigação académica, esta Dissertação de Mestrado procura estudar e perpetuar a existência deste Património, através de um estudo monográfico exaustivo de documentação de vária índole, bem como o registo de produção de formato audiovisual, de diversos testemunhos por parte da comunidade local e, por fim, a sua divulgação às novas gerações e à comunidade de uma forma local.
- Paul Delvaux nos museus da Bélgica : uma abordagem do discurso expositivo da arte contemporâneaPublication . Dâmaso, Cátia Patrícia Fernandes; Albergaria, Isabel SoaresA presente dissertação tem como foco a obra do pintor Paul Delvaux e o discurso expositivo da sua obra nos museus da Bélgica e países limítrofes, de 1927 a 2017. Estudaram-se e apresentaram-se os vários estilos artísticos reflectidos na sua obra e a maneira como o seu percurso pessoal interferiu nela. Fez-se um levantamento do historial de exposições do artista, atentando na duração das mesmas, nas obras mais frequentemente destacadas, nos tipos de discursos levados a cabo pelas instituições e nas estratégias de que se serviram (e servem) para expor o artista, bem como no modo como estas foram projetadas pela imprensa e acolhidas pelo público. A metodologia utilizada para a escrita desta dissertação conta com a consulta dos catálogos com listagens completas das obras do autor e recensões e textos críticos das exposições, leitura de bibliografia geral sobre o artista, pesquisa em jornais e revistas de arte que referem o artista, bem como a visita a exposições e entrevistas aos responsáveis das instituições que as acolhem. A análise permitiu observar que Delvaux possui um estilo artístico eclético, tendo sofrido influências do expressionismo, realismo/naturalismo, impressionismo e surrealismo. A investigação possibilitou, também, perceber que as instituições se serviram de estratégias recorrentes para expor o pintor, centrando-se em temas-chave como a mulher, os esqueletos, as estações de comboio e os comboios e as paisagens da sua terra natal. Conclui-se que a sua obra nem sempre foi bem aceite pelo público e que só após, aproximadamente, quarenta anos de trabalho, o artista começa a receber um reconhecimento a nível nacional e internacional. A novidade da investigação que foi levada a cabo prende-se com a lacuna na bibliografia versando sobre o historial de exposições do autor e uma análise crítica dessas mesmas exposições.
- Valorização do Património Edificado de Ponta Delgada : estudo em torno da memória dos lugaresPublication . Cunha, Filipe de Sousa; Albergaria, Isabel Soares; Conde, Manuel Sílvio AlvesA presente dissertação tem por objetivo analisar, com base nos conceitos de memória do lugar e valorização do património edificado, questões problemáticas do património edificado da cidade de Ponta Delgada, no que concerne a intervenções urbanísticas e arquitetónicas que revelaram descuido no estudo e na aplicação desses conceitos fundamentais. O estudo histórico e documental dos casos da Avenida Marginal, na sua 1ª e 2ª fases de construção, que inclui a zona da Calheta, e a mais recente intervenção no Campo de São Francisco, visam procurar elementos que identifiquem e justifiquem razões para as opções tomadas nessas intervenções, as quais surtiram efeitos perversos para a cidade de Ponta Delgada. Este estudo serve de premissa para uma revisitação do passado, estudando outras alternativas apresentadas à época e procedendo a uma análise que tome por base a cidade atual, formulando propostas no sentido de valorizar o património edificado. Procura-se, assim, alerta para os vários problemas decorrentes de intervenções não assentes nos conceitos de memória do lugar.