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CICS/A - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
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Recent Submissions

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  • Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria
    Considerando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER).
  • A pobreza infantil e o rendimento social de inserção em Portugal: o mesmo problema tendências distintas
    Publication . Diogo, Fernando
    Este artigo centra-se na constatação de que a proporção de crianças (0-17 anos) entre os beneficiários do Rendimento de Inserção (RSI) está a descer consistentemente desde há alguns anos, em contraste com uma taxa de pobreza infantil persistentemente do INE referentes à pobreza infantil (ICOR-EU-SILC), medida com base na pobreza monetária. É desenvolvida uma hipótese para explicar esta contradição, assente nas transformações legais do RSI e na dificuldade do estado em desenvolver medidas de apoio social com impacto na pobreza infantil.
  • Algumas peculiaridades da pobreza nos Açores
    Publication . Diogo, Fernando
    Os Açores são a região portuguesa que apresenta a maior taxa de pobreza e, ao mesmo tempo, um maior número de beneficiários do RSI em função da sua população residente. Neste texto mostra-se que a pobreza, medida através do RSI, não se distribui de forma homogénea pelo território regional, dado que tende a concentrar-se na ilha de S. Miguel (a mais populosa). A questão que se coloca é o que é que justifica o lugar ocupado pelos Açores no contexto nacional e o que é que pode explicar a maior incidência do RSI. Neste artigo procura-se mobilizar indicadores para equacionar essa questão e esboçar algumas ideias para fazer uma primeira tentativa de resposta. Assim, conclui-se que a taxa de pobreza nos Açores é muito influenciada pelo facto de ser nesta ilha que habita a maioria da população do arquipélago.
  • Desigualdades sociais e desenvolvimento em Portugal : um olhar à escala regional e aos territórios de baixa densidade
    Publication . Mauritti, Rosário; Nunes, Nuno; Alves, João Emílio; Diogo, Fernando
    Como aferir e monitorizar desigualdades sociais na sociedade portuguesa contemporânea, nomeadamente à escala regional? Os debates científicos contemporâneos apelam para que as problemáticas das desigualdades e do desenvolvimento se aproximem entre si. Este artigo pretende ser um contributo para a compreensão das relações entre estas problemáticas, considerando as desigualdades sociais do país, as suas assimetrias regionais e as desvantagens específicas dos territórios de baixa densidade. Para o efeito, analisamos como demografia, a educação, o emprego, as classes sociais e a saúde estão associadas a desigualdades sociais entre as regiões do território nacional. Os resultados da pesquisa apontam para a persistência, na sociedade portuguesa, de processos de desenvolvimento desiguais à escala regional e no que diz respeito aos territórios de baixa densidade.
  • Cartas e desenhos evocando a natureza dos Açores : um olhar ecocrítico sobre Samuel Longfellow na Horta
    Publication . Simas, Rosa Neves
    Durante o século XIX, a localização geográfica do arquipélago, quase a meio do Atlântico Norte, entre a Europa e os Estados Unidos, encaminhou visitantes norte-americanos, em travessias transatlânticas, até aos Açores, e foi a natureza física açórica que mais os impressionou. Um desses viajantes foi Samuel Longfellow, irmão mais novo do conceituado poeta americano Henry Wadsworth Longfellow, que viajou até ao Faial, em 1843, por razões de saúde e para assumir as funções de preceptor dos filhos da família Dabney. Durante o ano e meio que viveu na Horta, escreveu cartas referindo a sua experiência e a natureza das ilhas, e criou desenhos retratando paisagens variadas do Faial e Pico. Partindo dessas cartas e desenhos, este artigo analisa as representações da natureza das ilhas aí recriadas, à luz da ecocrítica, uma corrente teórica recente que estuda a produção artístico-cultural em relação ao mundo físico. As cartas e os desenhos de Samuel Longfellow evocam as emoções e aspirações de um jovem, profundamente influenciado pelos movimentos do transcendentalism e do picturesque e firmemente alicerçado na tradição do antropocentrismo. Desta forma, retratam as reações e impressões de um norte-americano, influenciado pelos ideais espirituais e estéticos da sociedade oitocentista, onde tinha crescido e para onde iria voltar.
  • O intelectual engagé dos movimentos sociais
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    Considerando tanto as continuidades e descontinuidades sócio-históricas, políticas e culturais, como também as constantes metamorfoses na esfera pública, este trabalho pretende uma análise comparativa entre o impacto multidimensional da crítica dos intelectuais dos anos 60 e 70 e a primeira década dos anos 2000. Irá, deste modo, averiguar se subsistem algumas nuances do engagement dos intelectuais dos movimentos sociais dos anos 60/70 no papel do intelectual hodierno face às crises emergentes de índole cultural, social, político-económica, que—embora motivadas por públicos, interesses e contextos diferentes—tendem a ter algumas características e contornos em comum. Este trabalho ambiciona perceber (1) se os intelectuais recuperaram a sua voz, até agora adormecida, na esfera pública, (2) se têm vindo a contribuir com alternativas socioculturais e políticas e, até mesmo, (3) se têm vindo a fomentar um fórum de comunicação com o intuito de instigar alternativas à alternativa imposta pelo sistema.
  • Análise dos perfis de consumo de cannabis pelos adolescentes de Ponta Delgada
    Publication . Sousa, Áurea; Pereira, Hélder Rocha; Raposo, Sara; Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, Helena
    A cannabis é a droga ilícita mais produzida e consumida na Europa e, embora seja uma “droga leve”, é reconhecido o seu impacto nas alterações de memória, nas sensações e nos comportamentos. Apresentam-se as principais conclusões obtidas, com base num questionário e em métodos de Análise de Dados (do univariado ao multivariado), com o objetivo de estimar a prevalência e determinar os perfis de consumo de cannabis por parte dos estudantes do Ensino Secundário do concelho de Ponta Delgada (Açores).
  • As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões
    Publication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Melo, André da Costa
    Conhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.
  • A formação dos educadores de infância na área das ciências
    Publication . Santos, Maria de Lurdes Machado; Lima, Jorge Manuel Ávila; Gomes, Carlos João
    Na Educação Pré-Escolar, muitas vezes, a necessidade que as crianças sentem de encontrar explicações para tudo o que as rodeia encontra-se diretamente associada à Área de Conhecimento do Mundo. Através de um estudo empírico, procurámos caracterizar a formação inicial dos educadores de infância na área das ciências, analisar as suas representações e práticas educativas no que concerne a atividades de índole científica e perceber que estratégias de formação e de supervisão poderão ser utilizadas para abordar esta área de forma mais consistente neste nível educativo. O estudo empírico, que envolveu um inquérito por questionário e entrevistas, foi realizado na rede de Educação Pré-Escolar do Concelho de Ponta Delgada. Os resultados mostram que a maioria das educadoras tem como agrupamento de origem as Humanidades, tendo tido o 9.º ano como o último ano de frequência de disciplinas de ciências físico-químicas e naturais. As inquiridas consideraram insuficiente a sua formação nesta área. Reconheceram a importância e as potencialidades da realização de atividades de ciências com as crianças, mas mais de metade afirmou realizar estas atividades apenas uma vez por semana. Quase todas as educadoras admitiram a necessidade de melhorar as suas práticas neste âmbito. Estes resultados são discutidos à luz de mudanças necessárias ao nível da formação inicial e contínua de educadores nesta área, assim como de possíveis ajustamentos nas práticas e estratégias de supervisão utilizadas com estas profissionais.
  • Colaboração entre professores e perceções da eficácia da escola e da dificuldade do trabalho docente
    Publication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
    A colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho. O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente. Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.