CICS/A - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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- Cartas e desenhos evocando a natureza dos Açores : um olhar ecocrítico sobre Samuel Longfellow na HortaPublication . Simas, Rosa NevesDurante o século XIX, a localização geográfica do arquipélago, quase a meio do Atlântico Norte, entre a Europa e os Estados Unidos, encaminhou visitantes norte-americanos, em travessias transatlânticas, até aos Açores, e foi a natureza física açórica que mais os impressionou. Um desses viajantes foi Samuel Longfellow, irmão mais novo do conceituado poeta americano Henry Wadsworth Longfellow, que viajou até ao Faial, em 1843, por razões de saúde e para assumir as funções de preceptor dos filhos da família Dabney. Durante o ano e meio que viveu na Horta, escreveu cartas referindo a sua experiência e a natureza das ilhas, e criou desenhos retratando paisagens variadas do Faial e Pico. Partindo dessas cartas e desenhos, este artigo analisa as representações da natureza das ilhas aí recriadas, à luz da ecocrítica, uma corrente teórica recente que estuda a produção artístico-cultural em relação ao mundo físico. As cartas e os desenhos de Samuel Longfellow evocam as emoções e aspirações de um jovem, profundamente influenciado pelos movimentos do transcendentalism e do picturesque e firmemente alicerçado na tradição do antropocentrismo. Desta forma, retratam as reações e impressões de um norte-americano, influenciado pelos ideais espirituais e estéticos da sociedade oitocentista, onde tinha crescido e para onde iria voltar.
- O intelectual engagé dos movimentos sociaisPublication . Medeiros, Pilar DamiãoConsiderando tanto as continuidades e descontinuidades sócio-históricas, políticas e culturais, como também as constantes metamorfoses na esfera pública, este trabalho pretende uma análise comparativa entre o impacto multidimensional da crítica dos intelectuais dos anos 60 e 70 e a primeira década dos anos 2000. Irá, deste modo, averiguar se subsistem algumas nuances do engagement dos intelectuais dos movimentos sociais dos anos 60/70 no papel do intelectual hodierno face às crises emergentes de índole cultural, social, político-económica, que—embora motivadas por públicos, interesses e contextos diferentes—tendem a ter algumas características e contornos em comum. Este trabalho ambiciona perceber (1) se os intelectuais recuperaram a sua voz, até agora adormecida, na esfera pública, (2) se têm vindo a contribuir com alternativas socioculturais e políticas e, até mesmo, (3) se têm vindo a fomentar um fórum de comunicação com o intuito de instigar alternativas à alternativa imposta pelo sistema.
- Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vidaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Sousa, Áurea; Martins, Maria J.; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.Estudam-se perceções dos estudantes do ensino superior relativamente à existência ou não de violência nas praxes e relacionam-se essas perceções com níveis de satisfação com a vida. A amostra foi constituída por 585 estudantes de duas instituições do ensino superior português e os dados recolhidos através de um processo de inquérito por questionário. Globalmente, os resultados indicam que entre 10% e 11% dos estudantes apontam as praxes como contendo alguma violência. Indicam, ainda, que os níveis de satisfação com a vida apresentam correlação negativa, mas muito baixa, com a perceção dos estudantes sobre a violência nas praxes.
- A ação educativa em rede : obstáculos e recomendaçõesPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaA integração dos profissionais do ensino em redes de docentes e de escolas tem sido uma abordagem utilizada recentemente para se procurar combater o isolamento profissional nas organizações educativas e o empobrecimento inteletual e prático daí resultante. Estas redes estão a transformar-se numa importante componente das estratégias de reforma educativa, em diversos países. Contudo, não obstante as fortes promessas deste tipo de iniciativas, não é conhecida ainda bastante investigação sistemática sobre tal modalidade de ação educativa, sobre o modo como funciona no mundo da educação e sobre o que fazer para se conseguir que o seu potencial se concretize nas escolas e nas comunidades. No presente texto, debate-se o conceito de rede em educação, sistematizam-se os principais traços definidores das redes no campo educativo, reflecte-se sobre os efeitos destas redes e discutem-se alguns problemas e tensões inerentes ao seu funcionamento. O artigo inclui um conjunto de recomendações relativas à análise, gestão e desenvolvimento das redes na educação.
- Colaboração entre professores e perceções da eficácia da escola e da dificuldade do trabalho docentePublication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Fialho, Adolfo Fernando da FonteA colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho. O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente. Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.
- O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosferaPublication . Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, ManuelaEste texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
- A formação dos educadores de infância na área das ciênciasPublication . Santos, Maria de Lurdes Machado; Lima, Jorge Manuel Ávila; Gomes, Carlos JoãoNa Educação Pré-Escolar, muitas vezes, a necessidade que as crianças sentem de encontrar explicações para tudo o que as rodeia encontra-se diretamente associada à Área de Conhecimento do Mundo. Através de um estudo empírico, procurámos caracterizar a formação inicial dos educadores de infância na área das ciências, analisar as suas representações e práticas educativas no que concerne a atividades de índole científica e perceber que estratégias de formação e de supervisão poderão ser utilizadas para abordar esta área de forma mais consistente neste nível educativo. O estudo empírico, que envolveu um inquérito por questionário e entrevistas, foi realizado na rede de Educação Pré-Escolar do Concelho de Ponta Delgada. Os resultados mostram que a maioria das educadoras tem como agrupamento de origem as Humanidades, tendo tido o 9.º ano como o último ano de frequência de disciplinas de ciências físico-químicas e naturais. As inquiridas consideraram insuficiente a sua formação nesta área. Reconheceram a importância e as potencialidades da realização de atividades de ciências com as crianças, mas mais de metade afirmou realizar estas atividades apenas uma vez por semana. Quase todas as educadoras admitiram a necessidade de melhorar as suas práticas neste âmbito. Estes resultados são discutidos à luz de mudanças necessárias ao nível da formação inicial e contínua de educadores nesta área, assim como de possíveis ajustamentos nas práticas e estratégias de supervisão utilizadas com estas profissionais.
- Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade : perfis de jovens açorianosPublication . Diogo, Ana MatiasNo quadro da crise de oportunidades juvenis e dos processos de individualização das sociedades contemporâneas, a experiência escolar dos jovens tem vindo a alterar-se. Mais prolongada, mas também marcadamente instrumental, baseada no reconhecimento da utilidade dos diplomas, e simultaneamente expressiva, na medida em que se associa à busca da realização pessoal. Tais tendências não impedem que esta experiência continue a ser fortemente estruturada por desigualdades. Analisamos o caso da Região Autónoma dos Açores, um território marcado por indicadores educacionais particularmente desfavoráveis. A partir da análise de uma amostra representativa dos jovens açorianos, entre os 15 e os 34 anos, identificam-se diversos perfis relativamente à sua trajetória escolar e sentido atribuído à escola. A par de um reconhecimento generalizado do valor da escola, que atravessa os vários perfis, salienta-se a diversidade de experiências (mais instrumental ou mais expressiva) e a fragilidade dos percursos escolares de muitos jovens açorianos, caraterizados pela exclusão, penosidade e insucesso.
- As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissõesPublication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Melo, André da CostaConhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.
- Análise dos perfis de consumo de cannabis pelos adolescentes de Ponta DelgadaPublication . Sousa, Áurea; Pereira, Hélder Rocha; Raposo, Sara; Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, HelenaA cannabis é a droga ilícita mais produzida e consumida na Europa e, embora seja uma “droga leve”, é reconhecido o seu impacto nas alterações de memória, nas sensações e nos comportamentos. Apresentam-se as principais conclusões obtidas, com base num questionário e em métodos de Análise de Dados (do univariado ao multivariado), com o objetivo de estimar a prevalência e determinar os perfis de consumo de cannabis por parte dos estudantes do Ensino Secundário do concelho de Ponta Delgada (Açores).