Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FS Lima & Melo 2016.pdf246.73 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Conhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.
ABSTRACT: Little is still known about how school organizations promote their educational supply to potential customers and how they regulate demand from families. This paper presents an exploratory study that addressed these questions. The research took place in two private schools that offer education at the elementary level. The data was collected through exploratory interviews with school principals and teaching staff. The results show that the organizations attempt to differentiate themselves in the market by constructing a brand image of themselves and that they use selective admission strategies by defining preferential student profiles.

Description

Keywords

Escola Privada Diferenciação de Mercado Marketing da Escola Estratégia Organizacional Private Schools Market Differentiation School Marketing Organizational Strategies

Citation

Lima, J. Á., & Melo, A. C. (2016). As escolas privadas e os seus clientes: estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões. Forum Sociológico [Online], 29 | 2016, posto online no dia 31 Dezembro 2016. URL: http://sociologico.revues.org/1514

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

CC License