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DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 12
  • Como Salvar um Mundo Doente, de Eduardo Paz Ferreira
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    […]. Como Salvar um Mundo Doente retrata um mundo que, mesmo antes da chegada do vírus, já apresentava sintomas de profunda debilidade moral manifestada na inanidade, no caráter obsceno do desprendimento, do enfraquecimento das responsabilidades e na frivolidade perante as narrativas de sofrimento dos “outros”. Enquanto enuncia as consequências danosas que já se vinham alastrando nos diversos domínios da sociedade, nomeadamente nos campos económico, social e político, fruto de uma “globalização negativa” (Z. Bauman), Eduardo Paz Ferreira apresenta também propostas concretas para uma sociedade mais justa, solidária, sustentável e democrática. […].
  • Os Anos Trump : o Mundo em Transe, de Eduardo P. Ferreira
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    Em Os Anos Trump: O Mundo em Transe, Eduardo Paz Ferreira convida-nos a refletir criticamente sobre a desumanidade dissolvente e a estranheza do nosso modus vivendi, agora temperado pela ação de um protagonista que mais parece ter saído de uma peça do teatro do absurdo: Donald Trump. Pese embora ter a realidade norte-americana como principal objeto de análise, o autor destaca, por um lado, os efeitos nefastos do impulso impessoal do neoliberalismo encabeçado pelo “Homem de Davos”, e, por outro, condena o regresso aos populismos étnico-culturais tribalistas, aos autoritarismos, aos ódios nacionalistas e racistas, que ressoam aos velhos tambores das reivindicações territoriais. Eduardo Paz Ferreira denuncia a crescente indiferença moral das consciências entorpecidas que se alimentam abundantemente de um ethos infantil da cultura fun, e desconstrói quadros de narrativa suportados pela atual hipersimplificação política e mediática. Através do seu saber enciclopédico, da sua eloquência crítica e do seu agudo sentido analítico, Paz Ferreira alerta-nos para os perigos de uma caixa de Pandora que se abriu e ameaça a sobrevivência da humanidade. Bem sabe que o status quo não é uma solução viável. Ou o alteramos e melhoramos ou destruímo-lo. […].
  • O intelectual engagé dos movimentos sociais
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    Considerando tanto as continuidades e descontinuidades sócio-históricas, políticas e culturais, como também as constantes metamorfoses na esfera pública, este trabalho pretende uma análise comparativa entre o impacto multidimensional da crítica dos intelectuais dos anos 60 e 70 e a primeira década dos anos 2000. Irá, deste modo, averiguar se subsistem algumas nuances do engagement dos intelectuais dos movimentos sociais dos anos 60/70 no papel do intelectual hodierno face às crises emergentes de índole cultural, social, político-económica, que—embora motivadas por públicos, interesses e contextos diferentes—tendem a ter algumas características e contornos em comum. Este trabalho ambiciona perceber (1) se os intelectuais recuperaram a sua voz, até agora adormecida, na esfera pública, (2) se têm vindo a contribuir com alternativas socioculturais e políticas e, até mesmo, (3) se têm vindo a fomentar um fórum de comunicação com o intuito de instigar alternativas à alternativa imposta pelo sistema.
  • Natália Correia sob a hermenêutica sociológica : reflexões sobre o contributo sócio-cultural de uma intelectual irreverente
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    Este artigo apresenta uma análise alternativa ao estudo do pensamento de Natália Correia. Ao recorrer a uma análise sociológica, pretende descortinar o contributo social, cultural e político de uma intelectual que subtilmente se desdobra em múltiplos papéis estéticos – através da projecção de vários selves manifestos na sua poesia, peças de teatro e prosa – como também éticos. Comprometida a romper com pré-conceitos, com valores míopes que asfixiam a liberdade humana e com a ascensão de uma cultura de massas uniforme e acrítica, NC apela à criação de uma esfera pública autêntica, característica de uma democracia pluralista. Neste sentido, NC direcciona a sua crítica para a humanização da sociedade.
  • Intelectuais Públicos : uma Conferência Inédita em Portugal
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    FLAD foi a anfitriã da conferência “European Conference on Public Intellectuals”, organizada por Lawrence Friedman, da Universidade de Harvard, e Pilar Damião de Medeiros, do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2013. Pela primeira vez, o encontro realizado em Harvard anualmente desde 2009, teve uma extensão na capital portuguesa, reunindo vários académicos e especialistas de países diversos, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Holanda e Portugal, em torno do papel do intelectual público na vida social e política, com participações de nomes de destaque como Dolan Cummings, Alain-Marc Rieu, Jim Clark, Kristine Harper ou Helen Fordham, entre outros.
  • O compromisso político, social e cultural dos intelectuais contemporâneos
    Publication . Medeiros, Pilar Damião
    Neste artigo pretende-se avaliar a relação entre a produção estética e a reacção ético-política dos intelectuais, em particular, dos literatos contemporâneos perante problemas sociais (como os direitos humanos e liberdade democrática) e culturais (como a mortificação da identidade individual através de matrizes imperativas da ideologia utilitarista e da razão instrumental).
  • As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões
    Publication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Melo, André da Costa
    Conhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.
  • A formação dos educadores de infância na área das ciências
    Publication . Santos, Maria de Lurdes Machado; Lima, Jorge Manuel Ávila; Gomes, Carlos João
    Na Educação Pré-Escolar, muitas vezes, a necessidade que as crianças sentem de encontrar explicações para tudo o que as rodeia encontra-se diretamente associada à Área de Conhecimento do Mundo. Através de um estudo empírico, procurámos caracterizar a formação inicial dos educadores de infância na área das ciências, analisar as suas representações e práticas educativas no que concerne a atividades de índole científica e perceber que estratégias de formação e de supervisão poderão ser utilizadas para abordar esta área de forma mais consistente neste nível educativo. O estudo empírico, que envolveu um inquérito por questionário e entrevistas, foi realizado na rede de Educação Pré-Escolar do Concelho de Ponta Delgada. Os resultados mostram que a maioria das educadoras tem como agrupamento de origem as Humanidades, tendo tido o 9.º ano como o último ano de frequência de disciplinas de ciências físico-químicas e naturais. As inquiridas consideraram insuficiente a sua formação nesta área. Reconheceram a importância e as potencialidades da realização de atividades de ciências com as crianças, mas mais de metade afirmou realizar estas atividades apenas uma vez por semana. Quase todas as educadoras admitiram a necessidade de melhorar as suas práticas neste âmbito. Estes resultados são discutidos à luz de mudanças necessárias ao nível da formação inicial e contínua de educadores nesta área, assim como de possíveis ajustamentos nas práticas e estratégias de supervisão utilizadas com estas profissionais.
  • Colaboração entre professores e perceções da eficácia da escola e da dificuldade do trabalho docente
    Publication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
    A colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho. O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente. Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.
  • A ação educativa em rede : obstáculos e recomendações
    Publication . Lima, Jorge Manuel Ávila
    A integração dos profissionais do ensino em redes de docentes e de escolas tem sido uma abordagem utilizada recentemente para se procurar combater o isolamento profissional nas organizações educativas e o empobrecimento inteletual e prático daí resultante. Estas redes estão a transformar-se numa importante componente das estratégias de reforma educativa, em diversos países. Contudo, não obstante as fortes promessas deste tipo de iniciativas, não é conhecida ainda bastante investigação sistemática sobre tal modalidade de ação educativa, sobre o modo como funciona no mundo da educação e sobre o que fazer para se conseguir que o seu potencial se concretize nas escolas e nas comunidades. No presente texto, debate-se o conceito de rede em educação, sistematizam-se os principais traços definidores das redes no campo educativo, reflecte-se sobre os efeitos destas redes e discutem-se alguns problemas e tensões inerentes ao seu funcionamento. O artigo inclui um conjunto de recomendações relativas à análise, gestão e desenvolvimento das redes na educação.