Repository logo
 
Publication

As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões

dc.contributor.authorLima, Jorge Manuel Ávila
dc.contributor.authorMelo, André da Costa
dc.date.accessioned2017-09-08T14:08:10Z
dc.date.available2017-09-08T14:08:10Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractConhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Little is still known about how school organizations promote their educational supply to potential customers and how they regulate demand from families. This paper presents an exploratory study that addressed these questions. The research took place in two private schools that offer education at the elementary level. The data was collected through exploratory interviews with school principals and teaching staff. The results show that the organizations attempt to differentiate themselves in the market by constructing a brand image of themselves and that they use selective admission strategies by defining preferential student profiles.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima, J. Á., & Melo, A. C. (2016). As escolas privadas e os seus clientes: estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões. Forum Sociológico [Online], 29 | 2016, posto online no dia 31 Dezembro 2016. URL: http://sociologico.revues.org/1514pt_PT
dc.identifier.issn0872-8380 (Print)
dc.identifier.issn2182-7427 (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4373
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://sociologico.revues.org/1514pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola Privadapt_PT
dc.subjectDiferenciação de Mercadopt_PT
dc.subjectMarketing da Escolapt_PT
dc.subjectEstratégia Organizacionalpt_PT
dc.subjectPrivate Schoolsen
dc.subjectMarket Differentiationen
dc.subjectSchool Marketingen
dc.subjectOrganizational Strategiesen
dc.titleAs escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissõespt_PT
dc.title.alternativePrivate schools and their customers : organizational strategies for promoting supply and regulating admissionsen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.issue29pt_PT
oaire.citation.titleForum Sociológicopt_PT
oaire.citation.volumeSérie IIpt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FS Lima & Melo 2016.pdf
Size:
246.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: