Departamento de Educação
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- 16ª Conferência Internacional Metropolis nos Açores : as ilhas na centralidade da discussãoPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesAtualmente, falar de migrações significa compreender o fenómeno da mobilidade humana de cerca de 3,1% da população mundial, segundo dados da Organização Internacional das Migrações. O impacto dos fluxos migratórios vai, contudo, mais longe do que os próprios números. As migrações ocupam grande parte da agenda pública e política do discurso mundial, uma vez que este é um fenómeno interdisciplinar que exige a criação e adaptação constantes de políticas sociais adequadas aos desafios e necessidades das populações.
- 500 anos de açorianidade na América do NortePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA página de hoje fala-nos da força da açorianidade quer ela se manifeste na diáspora ou nas ilhas dos Açores. Por um lado, dá-se a conhecer o maior evento que a DRC realizou, nos EUA, celebrando a nossa presença há cinco séculos na América do Norte. Por outro, fala-se de um programa que já vai na sua IX edição e que promete manter-se como um dos preferidos da população idosa emigrante – Saudades dos Açores. [...].
- À conquista : Tempo criativo na academiaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Moreno, Elisa; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.
- À descoberta das emoções sociais: vergonha e culpa : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para a promoção de competências emocionais : um enfoque comunitárioPublication . Raposo, Carolina de Jesus Soares; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA vergonha e a culpa são emoções sociais com grande importância a nível individual e interpessoal. Estas emoções, por serem autoconscientes, causam sofrimento intrapsíquico em situações de transgressão ou fracasso. Apesar de semelhantes, são emoções distintas, uma vez que a vergonha envolve uma avaliação negativa do self global e a culpa envolve uma avaliação negativa de um comportamento específico. Estas emoções têm implicações no ajustamento psicológico do ser humano (Maia, 2009). Crê-se que a intervenção, numa ótica preventiva, das disfunções emocionais e comportamentos desajustados, pode passar pela promoção de competências emocionais, mais concretamente, pela identificação, diferenciação e regulação emocional. A presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem o propósito de avaliar a adequabilidade e a eficácia da 4ª e a 5ª sessão do programa "Alinha com a vida". Este estudo tem uma amostra de 421 alunos, todos eles a frequentar o 8º ano de escolaridade em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 229 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 192 ao grupo controlo. A recolha e a análise dos dados envolveram, não só uma abordagem qualitativa, como, também, quantitativa. A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida". Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Formas de Auto-Criticismo / Ataque e Auto-Tranquilizante (FSCRS); da Escala de Avaliação da Ansiedade, Depressão e Stress, versão de 21 itens (EADS-21); e da Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes (OASB-A). Os resultados sugerem que os adolescentes que participaram nestas sessões adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha e da culpa. Durante a implementação das sessões, constatou-se que os alunos revelaram interesse pelas mesmas e apresentaram um bom desempenho. Tendo em conta o resultado da avaliação das sessões realizadas, estas foram avaliadas positivamente, tanto pelos alunos como pelos professores. Apesar de se verificar a aquisição de conhecimentos, por parte dos adolescentes, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento das emoções, averiguou-se que a implementação de apenas duas sessões, de promoção de competências emocionais ao nível destas emoções não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, de autocriticismo e de sintomas psicopatológicos nos adolescentes, em função do tempo e do grupo. Apesar disso, quando analisados apenas os adolescentes com altos níveis de vergonha externa, foi possível verificar que estas mesmas variáveis mostraram algumas alterações, mostrando a pertinência destas sessões para este grupo.
- "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionaisPublication . Martins, Mónica Sofia Amaral; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA presente investigação, de carácter exploratório e descritivo, quasi-experimental e com enfoque quantitativo, teve como objectivo fundamental contribuir teórica e metodologicamente para o estudo da promoção de competências sociais e emocionais como o propósito de proporcionar relações positivas entre pares em contexto escolar. Nesta investigação as competências sociais vêem-se como estando reflectidas nas competências de comunicação (assertiva, passiva ou agressiva), assim como as competências emocionais se vêem como espelhadas na regulação emocional, por serem competências que afectam largamente as interacções entre pares (Amado & Freire, 2009; Alves, 2006; Ladd, 1999). Este trabalho dividiu-se em dois estudos. O primeiro concerne à construção de instrumentos de recolha de dados que pudessem apoiar a análise de impactos de ações empreendidas no estudo dois. Este, por sua vez, respeita à construção e implementação do programa de intervenção "À Descoberta…", um programa de promoção de competências sociais e emocionais. O seu objetivo é o de criar ações e atividades para crianças que possibilitem promover relações positivas entre pares ou prevenir eventuais situações de disrupção entre os pares. No estudo um procedeu-se à concepção, estudo e aplicação das escalas de Comportamentos Escolares Disruptivos entre Pares, Regulação Emocional e Comportamentos Assertivos a uma amostra de 145 crianças que frequentavam o terceiro ano de escolaridade de duas instituições de ensino, um público e outro privado. No estudo dois, o programa "À Descoberta…", constituído por 8 sessões repartidas por dois módulos, de modo a desenvolver as competências de comunicação assertivas e de regulação emocional, foi aplicado a amostra composta por 74 crianças do terceiro ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado. Os resultados obtidos no primeiro estudo evidenciaram algumas qualidades psicométricas das Escalas, servindo, em parte, os propósitos da investigação. No segundo estudo, verificou-se que a implementação do programa "À Descoberta…", embora muito bem acolhido pelas crianças, não trouxe mudanças significativas ao nível das competências de comunicação assertiva e de regulação emocional. Por fim, são avançadas algumas interpretações para a falta de progresso neste domínio, como, por exemplo, a de o grupo-alvo do programa se situar numa baseline já vantajosa.
- À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jarimba, Carolina dos Santos Soares; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte[...]. Este documento, que reúne todo o trabalho desenvolvido durante a frequência do estágio em dois níveis de ensino distintos: a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como principal propósito analisar e refletir sobre o lugar e o papel desta importante etapa formativa, na aprendizagem profissional dos futuros docentes. A escolha da temática partiu da necessidade de se refletir sobre as nossas experiências de estágio, tendo em conta as aprendizagens por ele proporcionadas e o lugar que o mesmo ocupa na formação inicial de qualquer docente, dos níveis de ensino em causa. Este foi o contexto que serviu de base a toda a reflexão apresentada, que atravessa os diferentes momentos e dinâmicas da ação educativa desenvolvida, tendo em conta as funções que se esperam de um futuro profissional de ensino, no contexto daquelas que serão as suas competências profissionais. [...].
- Abandono escolar precoce de jovens açorianos: por que deixaram a escola?Publication . Matos, Mariana Rego Costa de; Palos, Ana Cristina; Diogo, FernandoApesar de o Abandono Precoce de Educação e Formação ser um fenómeno amplamente estudado, continua a ter grande impacto nos sistemas de ensino, especialmente, na Região Autónoma dos Açores, onde a taxa se situa nos 21,7%, de acordo com os últimos dados relativos a 2023. Além da análise às tendências estatísticas mais relevantes, quer regionais, quer nacionais e internacionais, o desenvolvimento desta dissertação baseou-se, sobretudo, na realização de entrevistas semidirigidas a jovens que abandonaram a escola precocemente, sem concluir o ensino obrigatório. Escolhemos a realização de entrevistas como estratégia de recolha de dados, porque quisemos humanizar os dados estatísticos, isto é, dar-lhes uma dimensão mais pessoal, de forma a entender como é que os jovens lidam com esta situação de abandono da escola. A amostra foi assim constituída por 20 jovens de ambos os sexos. Foi realizada uma análise de conteúdo ao discurso dos jovens em resposta às cerca de três dezenas de questões colocadas. Nesta dissertação são discutidos diferentes fatores produtores de abandono precoce de educação e formação, nomeadamente, os fatores individuais, familiares, de sociabilidade na escola, desempenho escolar e organização escolar. Como se verá, o Abandono Precoce de Educação e Formação é mais do que números: é a história de jovens que se afastam de um sistema que não os soube proteger. Esta dissertação revela as vozes de quem desistiu da escola, não por uma razão única, mas por um conjunto de desafios pessoais e sociais, que vão desde o desinteresse até à exclusão, passando pelas reprovações e pelo absentismo, bem como pela dificuldade da instituição escolar responder a públicos mais desafiantes. Para além de combater o Abandono Precoce de Educação e Formação, o que é preciso é prevenir o abandono, agir o mais cedo possível, dentro da própria escola, que tem que ser percebida pelos jovens como um espaço de acolhimento, que os protege e que os valoriza, antes que desistam de sonhar com um futuro melhor. É certo que a permanência de um jovem na escola, até ao cumprimento do ensino obrigatório, derivará sempre do seu gosto por estar nela, mas nunca se concretizará se essa permanência e esse gosto não forem cultivados.
- O ABC das emoções básicas : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para promoção de competências emocionaisPublication . Arruda, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraTer a capacidade de identificar e diferenciar as emoções, perceber a sua função e ponderar sobre elas, são competências essenciais ao indivíduo, para uma compreensão e regulação emocional ajustadas (Barett & Gross, 2001, cit. in Vaz, 2009). Deste modo, ao se intervir ao nível de competências emocionais, acredita-se que os adolescentes estarão mais aptos para lidarem com as suas emoções de forma ajustada, contribuindo para um ajustamento psicossocial. Neste sentido, a presente investigação de carácter misto, com ênfase na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito estudar a eficácia, a adequabilidade e a pertinência da 2ª e da 3ª sessão do programa "Alinha com a vida". A amostra incidiu sobre 421 alunos, sendo que 229 pertencem ao grupo experimental e 192 ao grupo controlo. Todos os alunos encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. A recolha e a análise dos dados, no decorrer da investigação, envolveram não só a abordagem qualitativa, como também, a abordagem quantitativa. Através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida", procedeu-se à análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram recolhidos através da aplicação do Questionário de Inteligência Emocional (Rego & Fernandes, 2005; versão reduzida por Carvalho e Caldeira, 2014) e do Questionário de Emoções Básicas para adolescentes, de Carvalho e Caldeira (2014) (versão criada para esta investigação). Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram capacidades ao nível da identificação, diferenciação, conhecimento e regulação das emoções básicas. Durante a implementação das sessões, foi possível verificar, também, o interesse dos alunos no decorrer destas; bem como, através da análise das fichas de apreciação das sessões. Verificou-se, igualmente, que, os alunos apreciaram positivamente as sessões. No que concerne aos resultados obtidos quantitativamente e para as variáveis compreensão das emoções próprias e compreensão das emoções nos outros, estes foram satisfatórios pois, obteve-se, no grupo experimental, um aumento nestas duas variáveis, em função do tempo. Quanto à variável regulação emocional, não se verificou um aumento nos índices desta, após a implementação do programa.
- AberturaPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesO nome de Natália Almeida é, hoje, nos Açores, uma referência incontornável na área das actividades lúdico-pedagógicas, direccionadas às gerações mais novas. Com a Associação Açoriana de Educação pela Arte Boneca de Trapos, esta docente de Filosofia, tem vindo, nos últimos anos, a polvilhar o universo infantil da ilha de S. Miguel com momentos de criatividade, arte, entusiasmo, riso e muita brincadeira. "Com prazer e alegria se aprendem coisas sérias e importantes para o crescimento harmonioso dos mais novos, rumo à plena cidadania" é o lema de todo o trabalho desenvolvido por esta hábil "artesã do brincar". [...].
- Uma abordagem à cultura açoriana em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Borba, Marília Alexandra Freitas; Sousa, Francisco (José Rodrigues)O presente relatório é o culminar do trabalho realizado durante os estágios em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico (1.º ano), onde efetuei uma abordagem à cultura açoriana. O trabalho desenvolvido foi sustentado no Currículo Regional para a Educação Básica (CREB). A estratégia utilizada durante os estágios, tanto da educação pré-escolar como do 1.º ciclo do ensino básico, foi percecionar os vários interesses demonstrados pelos diferentes grupos, e a partir deles dar continuidade à aprendizagem, não criando lacunas no seu processo de ensino/aprendizagem, promovendo assim uma aprendizagem significativa. Deste modo, o critério utilizado durante o estágio para dar continuidade à aprendizagem das crianças foi de, sempre que possível, promover atividades o mais próximo do seu quotidiano e das suas vivências culturais, para assim se tornar mais significativa e relevante. Além disso, outro dos aspetos a frisar relaciona-se com a importância dada ao longo da prática educativa aos conhecimentos prévios dos alunos. Ao longo deste processo, fui enriquecendo as minhas práticas educativas com os conhecimentos que fui adquirindo e construindo, espelhando sempre um esforço no sentido de aperfeiçoar as minhas intervenções pedagógicas com as crianças.