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- As histórias como estratégia pedagógicaPublication . Pinheiro, Ana Rita do Céu; Sousa, Francisco (José Rodrigues)Com o presente trabalho pretendo organizar, estruturar, analisar, discutir e fundamentar aquilo que foi a praxis desenvolvida nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo). As disciplinas acima mencionadas inserem-se no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Estas disciplinas constituem-se como a componente prática da formação e possibilitam a atuação (estágio) dos formandos em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estipulado um período de um semestre para a permanência em cada um dos contextos. A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização de histórias como estratégia pedagógica de abordagem aos conteúdos curriculares. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de as histórias funcionarem como instrumentos de integração, fazendo emergir uma temática, a qual funciona como núcleo globalizador das aprendizagens, surgindo objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares, que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Assim, através das histórias, as aprendizagens ocorrem de uma forma integrada e articulada, tornando-se mais significativas e, consequentemente, mais facilmente utilizadas pelas crianças noutros contextos.
- Uma abordagem à cultura açoriana em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Borba, Marília Alexandra Freitas; Sousa, Francisco (José Rodrigues)O presente relatório é o culminar do trabalho realizado durante os estágios em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico (1.º ano), onde efetuei uma abordagem à cultura açoriana. O trabalho desenvolvido foi sustentado no Currículo Regional para a Educação Básica (CREB). A estratégia utilizada durante os estágios, tanto da educação pré-escolar como do 1.º ciclo do ensino básico, foi percecionar os vários interesses demonstrados pelos diferentes grupos, e a partir deles dar continuidade à aprendizagem, não criando lacunas no seu processo de ensino/aprendizagem, promovendo assim uma aprendizagem significativa. Deste modo, o critério utilizado durante o estágio para dar continuidade à aprendizagem das crianças foi de, sempre que possível, promover atividades o mais próximo do seu quotidiano e das suas vivências culturais, para assim se tornar mais significativa e relevante. Além disso, outro dos aspetos a frisar relaciona-se com a importância dada ao longo da prática educativa aos conhecimentos prévios dos alunos. Ao longo deste processo, fui enriquecendo as minhas práticas educativas com os conhecimentos que fui adquirindo e construindo, espelhando sempre um esforço no sentido de aperfeiçoar as minhas intervenções pedagógicas com as crianças.