Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Segurança contra incêndio em edifícios no núcleo histórico de Ponta Delgada : acessibilidade, estado de conservação dos edifícios e disponibilidade de água para o combate a incêndiosPublication . Luz, Vanessa Sousa; Silva, Luís Filipe Dias; Vasconcelos, João Carlos GasparDesde sempre que o problema dos incêndios nos centros históricos urbanos preocupou as populações devido aos riscos de perdas de vidas humanas, assim como de valores patrimoniais e culturais, dos quais os edifícios são parte integrante. A localização, constituição e o estado de conservação dos edifícios existentes, aliada à morfologia dos locais onde se inserem, são algumas das características que os tornam mais frágeis e vulneráveis à deflagração de um incêndio, bem como à sua propagação a edifícios vizinhos. Estes factos justificam a necessidade de se avaliar e conhecer o risco de incêndio em meio urbano o que condiciona possíveis intervenções para melhorar a segurança contra incêndios desses centros. Esta dissertação aborda o tema do risco de incêndio em centros históricos, urbanos fazendo a sua caracterização e avaliação. Com base numa metodologia simplificada, desenvolveu-se no Núcleo Histórico de Ponta Delgada (NHPDL), uma avaliação do risco de incêndio a qual teve em consideração três fatores; a acessibilidade ao local, a disponibilidade de água para combate a incêndios e o estado geral de conservação do edificado, instrumento de trabalho que permitiu avaliar a maior ou menor dificuldade de combate a um incêndio que os Corpos de Bombeiros podem vir a ter nos arruamentos do NHPDL. A metodologia em causa foi aplicada a 107 ruas inseridas no NHPDL, resultando na sua caracterização e atribuição de um grau de risco. Por fim, sistematiza-se as principais conclusões, retiradas de todo o trabalho desenvolvido, bem como a sistematização de um conjunto de medidas gerais de segurança contra incêndios destinadas a ultrapassar os principais problemas existentes.
- Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Rita Raquel Oliveira; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende focar a apresentação, análise e reflexão fundamentada das experiências vivenciadas e das atividades desenvolvidas nos contextos de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise e reflexão sobre o percurso formativo desenvolvido privilegiou o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, da natureza e âmbito da formação inicial de professores/educadores, bem como das dinâmicas intrínsecas ao estágio pedagógico, nomeadamente: a observação, o projeto formativo, a planificação, reflexão e a avaliação. Reconhecendo a importância da integração curricular para a promoção do sucesso e da qualidade educativa, propusemo-nos desenvolver e analisar as diferentes perspetivas e conceitos referentes à integração curricular. Esta fundamentação sustenta a análise reflexiva sobre algumas práticas educativas desenvolvidas intencionalmente visando a integração curricular. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido indicia que o desenvolvimento de práticas educativas promotoras da integração curricular (nas suas diferentes dimensões) exige uma planificação cuidada e refletida. Do mesmo modo, estas práticas favorecem a motivação e empenho dos alunos na concretização das atividades, levando-os à mobilização articulada dos saberes, promovendo, assim aprendizagens significativas. O trabalho desenvolvido neste relatório constituiu ainda uma experiência de aprendizagem fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária.
- Práticas educativas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : o envolvimento da família em contexto de estágioPublication . Leocádio, Sandra de Fátima Arruda Viveiros; Fortuna, Maria Margarida PachecoEnquadrado no processo de formação inicial de educadores/professores, o relatório de estágio é parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores e pretende ser um documento de natureza crítico-reflexiva acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, respetivamente. Tendo como tema aglutinador "Práticas Educativas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o envolvimento da família em contexto de estágio", tem como principais objetivos descrever e refletir acerca das opções tomadas e das acções realizadas durante os momentos de prática educativa em contexto de escola, remetendo para a temática escolhida a descrição de algumas atividades realizadas ao longo do estágio e desmistificar as percepções inerentes à relação escola-família, no que respeita às questões e os fatores que influenciam o envolvimento parental. Apesar de desempenharem papéis distintos, família e escola são, obrigatoriamente, parceiros na educação da criança, pelo que frequentemente estes papéis se cruzam e inevitavelmente esta parceria é potenciada. Procuramos então saber de que forma é que famílias e professores poderão colaborar de modo a alcançar-se o sucesso educativo das crianças. Para tal, averiguamos a opinião de pais e encarregados de educação do pré-escolar e 1.º ciclo acerca do envolvimento da família na escola, uma vez que existe a ideia subjacente a este tema de que muitas famílias se destituíram da sua função de educadores, relegando-a para a escola. Perante os resultados deste estudo, declinámos esta ideia, uma vez que a família mostra-se interessada em participar e envolver-se na vida escolar dos seus filhos, contudo há obstáculos que dificultam esta interacção, quer por parte da escola, quer pela própria estrutura e capital cultural da família.
- O ABC das emoções básicas : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para promoção de competências emocionaisPublication . Arruda, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraTer a capacidade de identificar e diferenciar as emoções, perceber a sua função e ponderar sobre elas, são competências essenciais ao indivíduo, para uma compreensão e regulação emocional ajustadas (Barett & Gross, 2001, cit. in Vaz, 2009). Deste modo, ao se intervir ao nível de competências emocionais, acredita-se que os adolescentes estarão mais aptos para lidarem com as suas emoções de forma ajustada, contribuindo para um ajustamento psicossocial. Neste sentido, a presente investigação de carácter misto, com ênfase na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito estudar a eficácia, a adequabilidade e a pertinência da 2ª e da 3ª sessão do programa "Alinha com a vida". A amostra incidiu sobre 421 alunos, sendo que 229 pertencem ao grupo experimental e 192 ao grupo controlo. Todos os alunos encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. A recolha e a análise dos dados, no decorrer da investigação, envolveram não só a abordagem qualitativa, como também, a abordagem quantitativa. Através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida", procedeu-se à análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram recolhidos através da aplicação do Questionário de Inteligência Emocional (Rego & Fernandes, 2005; versão reduzida por Carvalho e Caldeira, 2014) e do Questionário de Emoções Básicas para adolescentes, de Carvalho e Caldeira (2014) (versão criada para esta investigação). Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram capacidades ao nível da identificação, diferenciação, conhecimento e regulação das emoções básicas. Durante a implementação das sessões, foi possível verificar, também, o interesse dos alunos no decorrer destas; bem como, através da análise das fichas de apreciação das sessões. Verificou-se, igualmente, que, os alunos apreciaram positivamente as sessões. No que concerne aos resultados obtidos quantitativamente e para as variáveis compreensão das emoções próprias e compreensão das emoções nos outros, estes foram satisfatórios pois, obteve-se, no grupo experimental, um aumento nestas duas variáveis, em função do tempo. Quanto à variável regulação emocional, não se verificou um aumento nos índices desta, após a implementação do programa.