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- Maria Gaetana Agnesi : a matemática que se dedicou aos desfavorecidos e doentesPublication . Martins, Maria do CarmoNeste artigo apresentamos uma breve biografia de Maria Gaetana Agnesi, uma matemática italiana nascida no século XVIII, que se dedicou aos desfavorecidos e doentes e que se destacou na área do cálculo diferencial e integral.
- Impacto da poluição luminosa nas aves marinhas da ilha TerceiraPublication . Goulart, Sofia de Fátima Paim; Barreiros, João Pedro da Silva RamosO presente trabalho pretende estudar o impacto da poluição luminosa nas aves marinhas da ilha Terceira. Este trabalho teve como objetivos específicos, analisar a influência dos fatores abióticos (temperatura, velocidade do vento, precipitação e luminosidade lunar) sobre a espécie-alvo (Calonectris diomedea borealis (Cory, 1881)), registar os resgates de aves pela zona costeira da ilha, principalmente nos locais de estudo, identificar as áreas costeiras da ilha com maior probabilidade de encadeamento para a espécie-alvo, recorrendo aos dados do "SOS Cagarro", ajudar no desenvolvimento de novas campanhas e ajudar na divulgação de campanhas já existentes. Foram escolhidas três áreas de estudo para a recolha de dados, na zona costeira da ilha. O método escolhido foi o da observação direta, realizando-se saídas de campo em dias alternados entre o dia 1 de outubro e o dia 30 de novembro durante 2012 e 2013. Ao verificar-se que os dados recolhidos no campo não eram suficientes foi necessário recorrer aos dados do "SOS Cagarro". No presente trabalho, a influência dos fatores abióticos, revelou-se positiva mas não significativa (p> 0,05). Foi estudada a influência da luminosidade lunar, no entanto para que esta se confirmasse era necessário no mínimo mais um ano de recolha de dados. Embora existam estudos que comprovam a influência da luminosidade lunar nas aves. Neste trabalho o pico de resgates de aves foi sempre superior em novembro. Do total de 597 aves resgatadas, 474 (77,7%) foram registadas em 2013, em 14 freguesias da ilha: Lajes, Cabo da Praia, Santa Cruz, Porto Martins, Fontinhas, Fonte Bastardo, Conceição, Sé, São Pedro, São Mateus, São Bento, São Sebastião, Porto Judeu e Ribeirinha, nestes locais foram identificados no total de 21 tipos de iluminação diferentes. É importante referir que a freguesia das Lajes foi responsável por 25,6% das aves resgatadas na ilha. Como meio de diminuir o impacto da poluição luminosa nas aves é necessário alterar, diminuir e em alguns casos até mesmo extinguir algumas fontes de iluminação causadoras de poluição. No que respeita ao desenvolvimento de novas campanhas, pensamos que a solução não estará na criação de uma nova campanha mas sim na inovação e dinamização da campanha já existente (SOS Cagarro).
- Viver no singularPublication . Furtado, Cidália Maria Aguiar; Gonçalves, Rolando Lima LalandaO presente trabalho visa analisar a emergência do fenómeno da mono-residência na população adulta do concelho de Ponta Delgada da Região Autónoma dos Açores. Pretende, ainda, detetar o significado do espaço residencial na explicação da vida pessoal e social desses sujeitos que moram sozinhos. Os dados demográficos ao longo das últimas décadas nesse concelho, à semelhança dos verificados na Região, registam uma tendência para o aumento continuado e progressivo do número de pessoas que vivem sozinhas (famílias unipessoais), passando de 10% em 1991 para 18% em 2011 do total das famílias clássicas, o que suscita interesse acerca das razões da sua emergência. O fenómeno da mono-residência tem marcado presença no debate público da atualidade a nível mundial e tem sido objeto de estudo em diversas ciências, designadamente nas ciências sociais. Assim, o presente estudo configura-se numa pesquisa empírica, de carácter não experimental, transversal e descritivo que visa detetar sociologicamente se a residência a solo configura um meio de consolidação da identidade pessoal e social do sujeito e se essa vivência constitui um estilo de vida, não necessariamente sinónimo de isolamento social. Do ponto de vista metodológico, o estudo irá desenvolver-se a partir de uma amostra teórica, não probabilística, constituída por 12 indivíduos solteiros de ambos os sexos, residentes nas freguesias de São Pedro, São Sebastião, São José e Santa Clara do concelho de Ponta Delgada, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos aproximadamente e que moram sozinhos há pelo menos um ano. Como instrumento de recolha de informação, optou-se pela aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram sujeitas posteriormente a uma análise de conteúdo.
- À descoberta das emoções sociais: vergonha e culpa : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para a promoção de competências emocionais : um enfoque comunitárioPublication . Raposo, Carolina de Jesus Soares; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA vergonha e a culpa são emoções sociais com grande importância a nível individual e interpessoal. Estas emoções, por serem autoconscientes, causam sofrimento intrapsíquico em situações de transgressão ou fracasso. Apesar de semelhantes, são emoções distintas, uma vez que a vergonha envolve uma avaliação negativa do self global e a culpa envolve uma avaliação negativa de um comportamento específico. Estas emoções têm implicações no ajustamento psicológico do ser humano (Maia, 2009). Crê-se que a intervenção, numa ótica preventiva, das disfunções emocionais e comportamentos desajustados, pode passar pela promoção de competências emocionais, mais concretamente, pela identificação, diferenciação e regulação emocional. A presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem o propósito de avaliar a adequabilidade e a eficácia da 4ª e a 5ª sessão do programa "Alinha com a vida". Este estudo tem uma amostra de 421 alunos, todos eles a frequentar o 8º ano de escolaridade em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 229 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 192 ao grupo controlo. A recolha e a análise dos dados envolveram, não só uma abordagem qualitativa, como, também, quantitativa. A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida". Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Formas de Auto-Criticismo / Ataque e Auto-Tranquilizante (FSCRS); da Escala de Avaliação da Ansiedade, Depressão e Stress, versão de 21 itens (EADS-21); e da Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes (OASB-A). Os resultados sugerem que os adolescentes que participaram nestas sessões adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha e da culpa. Durante a implementação das sessões, constatou-se que os alunos revelaram interesse pelas mesmas e apresentaram um bom desempenho. Tendo em conta o resultado da avaliação das sessões realizadas, estas foram avaliadas positivamente, tanto pelos alunos como pelos professores. Apesar de se verificar a aquisição de conhecimentos, por parte dos adolescentes, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento das emoções, averiguou-se que a implementação de apenas duas sessões, de promoção de competências emocionais ao nível destas emoções não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, de autocriticismo e de sintomas psicopatológicos nos adolescentes, em função do tempo e do grupo. Apesar disso, quando analisados apenas os adolescentes com altos níveis de vergonha externa, foi possível verificar que estas mesmas variáveis mostraram algumas alterações, mostrando a pertinência destas sessões para este grupo.