Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jarimba, Carolina dos Santos Soares; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte[...]. Este documento, que reúne todo o trabalho desenvolvido durante a frequência do estágio em dois níveis de ensino distintos: a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como principal propósito analisar e refletir sobre o lugar e o papel desta importante etapa formativa, na aprendizagem profissional dos futuros docentes. A escolha da temática partiu da necessidade de se refletir sobre as nossas experiências de estágio, tendo em conta as aprendizagens por ele proporcionadas e o lugar que o mesmo ocupa na formação inicial de qualquer docente, dos níveis de ensino em causa. Este foi o contexto que serviu de base a toda a reflexão apresentada, que atravessa os diferentes momentos e dinâmicas da ação educativa desenvolvida, tendo em conta as funções que se esperam de um futuro profissional de ensino, no contexto daquelas que serão as suas competências profissionais. [...].
- A perceção dos técnicos profissionais de reinserção social nas equipas de vigilância eletrónica sobre a avaliação de desempenho : estudo de casoPublication . Sousa, Maria de Fátima Martins; Faria, Sandra DiasO presente estudo tem como pretensão avaliar a perceção dos técnicos profissionais de reinserção social nas equipas de vigilância eletrónica em Portugal relativamente à atual avaliação de desempenho no sector público, nomeadamente, na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Ministério da Justiça. A Vigilância Eletrónica consiste num conjunto de meios de controlo e fiscalização à distância. Pode ser aplicada como medida de coação, como execução de pena de prisão em regime de obrigação de permanência na habitação até dois anos ou como execução de adaptação à liberdade condicional. O objetivo da Vigilância Eletrónica consiste em contribuir para a redução do excesso de população no meio prisional, bem como os custos inerentes, reduzir a reincidência criminal retirando o arguido ou condenado do meio onde incita a criminalidade.
- As questões de género nas práticas educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do estágio pedagógico : os estereótipos nos materiais escolaresPublication . Silva, Ana Catarina Barreiro Gomes Drumond; Castanho, Maria da Graça BorgesA elaboração do presente Relatório surge como término dos trabalhos realizados nos estágios desenvolvidos no 1.º e 2.º anos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requisito exigido para a obtenção do grau de mestre (Diário da República, 1ª Série, nº 43 de 22 de fevereiro de 2007). Em conformidade, este trabalho visa explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa Supervisionada I e II, articulando-se a teoria com a prática no processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido pela estagiária e os seus alunos/as. No decorrer deste relatório fazemos uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalidade docente. Posteriormente, damos enfoque às Questões de Género nas Práticas Educativas do Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Estágio Pedagógico, e aos Estereótipos nos Materiais Escolares. Ambos os tópicos constituem a temática de estudo e aprofundamento deste relatório. Assim sendo, procedemos a uma pesquisa de literatura relevante, diversificada, credível e atualizada sobre as questões de género e dos materiais, recursos e estratégias pedagógico-didáticas que podem e devem ser levadas a cabo junto das populações estudantis. Numa terceira fase, dedicada às Práticas Educativas Supervisionadas I e II, apresentamos os contextos em que as mesmas foram realizadas, bem como as atividades e dinâmicas que desenvolvemos na área das questões de género. Em complementaridade das práticas, apresentamos um breve estudo que realizamos junto de educadores e educadoras de diversas escolas do concelho de Ponta Delgada, sobre o tópico por nós selecionado. [...]