DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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- 16ª Conferência Internacional Metropolis nos Açores : as ilhas na centralidade da discussãoPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesAtualmente, falar de migrações significa compreender o fenómeno da mobilidade humana de cerca de 3,1% da população mundial, segundo dados da Organização Internacional das Migrações. O impacto dos fluxos migratórios vai, contudo, mais longe do que os próprios números. As migrações ocupam grande parte da agenda pública e política do discurso mundial, uma vez que este é um fenómeno interdisciplinar que exige a criação e adaptação constantes de políticas sociais adequadas aos desafios e necessidades das populações.
- Avaliação das Práticas de leitura e de escrita em Educação Pré-EscolarPublication . Martins, Margarida Alves; Santos, Ana IsabelEste trabalho tem como objetivo a apresentação de uma grelha de observação de práticas pedagógicas no domínio da leitura e da escrita em contexto de jardim-de-infância. Numa primeira parte aborda-se o papel que o jardim-de-infância deve desempenhar no desenvolvimento dos conhecimentos e representações sobre a linguagem escrita. Numa segunda parte apresenta-se a referida grelha de observação. Trata-se de um instrumento constituído por 60 itens, divididos em três grandes domínios: projeto pedagógico (3 itens), organização e gestão do espaço físico da sala e rotina diária (19 itens) e práticas de leitura e escrita (38 itens).
- Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionaisPublication . Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria GraçaOs alimentos funcionais caracterizam-se pela sua capacidade de promover a saúde e bem-estar ou reduzir o risco de determinadas doenças. Apresentam um grande potencial para a saúde, que é aproveitado em campanhas de marketing. Sabendo que as alegações de benefícios para a saúde associadas à publicidade influenciam a intenção de compra dos consumidores, é importante a criação de ferramentas que avaliem a perceção destes em relação aos alimentos funcionais. Assim, o objetivo deste estudo é construir e validar um questionário de avaliação da perceção sobre alimentos funcionais. Após a realização de um pré-teste, aplicou-se a versão final do questionário a 257 indivíduos com uma média de idades de 41 anos (dp = 6), encarregados de educação de alunos do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira, Açores. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. O Alfa de Cronbach (0,816) revelou uma boa consistência interna. A análise fatorial exploratória revelou uma boa adequação do modelo (KMO = 0,855). A análise do scree plot revela uma solução unifatorial, com o fator extraído a explicar 30,4% da variância total. Este estudo demonstra e certifica as capacidades deste questionário para a avaliação da perceção sobre os alimentos funcionais em adultos, sendo uma ferramenta útil para a investigação no âmbito do marketing e da educação alimentar na promoção de escolhas mais conscientes e informadas.
- A criança e a cultura regional açoriana : contributos de um olhar sobre o brincarPublication . Condessa, Isabel; Fortuna, Maria Margarida Pacheco; Castanho, Maria da Graça Borges; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Andrade, RitaO Projecto de Investigação, Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da Cultura do Brincar (P.I.R.A.T.A. - C.B.) tem o propósito de nos convidar a recuar no tempo, a fazer uma pausa no uso das tecnologias educativas, e a descobrir a magia daquilo que de mais genuíno herdámos dos nossos antepassados – o brincar, o expressar e o aprender através do recurso a jogos, a rodas cantadas e a lenga-lengas, que são parte integrante da nossa memória da infância. Analisando os recursos culturais das comunidades açorianas, no que respeita às suas produções de cariz artístico e popular, esta investigação procurará reverter a favor de uma escola que actue em pleno diálogo com a comunidade envolvente e que pense na dupla vertente da educação das crianças: individual e social. Primeiro, pelo desenvolvimento das capacidades expressiva e comunicativa; segundo, pela aquisição de conhecimento sobre o património cultural açoriano.
- O currículo para a educação pré-escolar entre o específico e o comum: o caso das OCEPEPublication . Sousa, FranciscoEm 2016 foi publicada uma revisão das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) em Portugal, 19 anos depois da primeira versão. Neste artigo procura-se discutir significados que nem sempre são óbvios na leitura deste documento curricular, no que diz respeito às conceções gerais de currículo em que assenta, às intenções que veicula, ao processo conducente à sua produção, à sua estrutura e à sua relação com os currículos de outras etapas da educação. Considerando que o conceito de currículo é aplicável a todo o sistema educativo, mas pode haver nuances na sua mobilização em diferentes etapas da educação, essa discussão atende prioritariamente à tensão entre a eventual invocação de especificidades da educação de infância e a diluição das mesmas num discurso mais baseado nas características gerais de qualquer currículo. Para sustentar a discussão, procedeu-se a uma análise do texto das próprias orientações e entrevistou-se uma das autoras. Essa entrevista permitiu a explicitação de algumas ideias que são veiculadas de forma implícita no texto, bem como o conhecimento da justificação de algumas opções assumidas pelas autoras. A principal conclusão deste trabalho é a de que refletir sobre a possibilidade de estender a outros contextos curriculares algumas das opções assumidas nas OCEPE é mais interessante que procurar nas OCEPE eventuais especificidades do currículo para a educação de infância.
- Da psicologia à psicologia da educaçãoPublication . Caldeira, Suzana NunesO presente artigo constitui uma abordagem descritiva, numa perspectiva longitudinal (cronológica), sobre a Psicologia da Educação. É desenvolvido em três etapas: o crescimento, a exploração e o estabelecimento, ao longo das quais se procura ressaltar períodos/acontecimentos historicamente críticos para o desenvolvimento e afirmação desta ciência; procura-se igualmente assinalar progressos recentes e perspectivas futuras por aprofundamento epistemológico, nomeadamente ao nível do papel a desempenhar na promoção do bem-estar humano.
- De entre nós, os que orientamPublication . Mira Leal, SusanaEste artigo traça o perfil dos docentes que, na Região Açores, exerceram as funções de orientação no contexto da profissionalização por estágio integrado entre os anos lectivos de 1992/1993 e 1997/1998. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, em que se procurou, por um lado, caracterizar pessoal e profissionalmente estes orientadores e o seu pensamento e concepções nos aspectos considerados relevantes para a prática da supervisão, e, por outro, as suas práticas e estilos supervisivos. Dadas as limitações de extensão do artigo, apresentamos apenas os resultados referentes aos primeiros aspectos, que nos parecem de ter em conta numa altura em que se pensa o 5.º ano das licenciaturas em ensino da Universidade dos Açores e se prepara a sua revisão, buscando promover a reflexão sobre os orientadores que temos e os que queremos, analisando os critérios de selecção e recrutamento de orientadores na Região e o papel e as responsabilidades da Universidade dos Açores, particularmente do seu Departamento de Ciências da Educação, na formação destes.
- O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafiosPublication . Sousa, FranciscoEste artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.
- Educação e Valores: que relação?Publication . Fonseca, JoséliaA diversidade axiológica que sustenta a sociedade actual tem tornado premente a reflexão e a discussão sobre a presença dos valores na educação. Dada a vastidão e complexidade do tema em análise, neste artigo apenas nos preocupamos com a clarificação dos conceitos que fundamentam a dimensão axiológica da educação. Assim sendo, começamos por estabelecer o diálogo entre educação e os valores, procurando compreender como é que estes conceitos se interrelacionam. A promoção da educação de valores exige a reflexão e o questionamento do tipo de desenvolvimento moral que se promove. Deste modo, neste artigo também pretendemos analisar a importância do desenvolvimento moral na formação do ser humano, reflectindo sobre a influência que a heteronomia e a autonomia do desenvolvimento moral poderão exercer no indivíduo enquanto ser social.
- O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da áreaPublication . Mira Leal, SusanaA entrada em vigor do programa de Português do Ensino Secundário, enquadrada no movimento mais global de revisão dos estudos secundários desenvolvida entre 1999 e 2006, implicou significativas alterações no quadro de referências do exercício profissional dos professores da área. Este contexto tornou relevante compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação, pelos professores, do currículo oficial da área do Português no Ensino Secundário, aqui ganhando especial relevância questões como: Qual o grau de conhecimento dos professores acerca das mudanças curriculares à data da sua implementação? Quais são as alterações que os professores reconhecem no novo texto programático? e Que opinião têm das alterações introduzidas no texto programático? São estas algumas das questões a que procurámos dar resposta num estudo de natureza descritiva-interpretativa, desenvolvido entre 2003 e 2008, na Região Autónoma dos Açores, que se inscreve numa linha de trabalhos que pretendem estudar o impacte das transformações curriculares na prática profissional dos professores no quadro de disciplinas da área das línguas (Poulson, Radnor & Turner-Bisset, 1996; Dionísio et al., 2005).
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