DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
URI permanente para esta coleção:
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Navegar
Percorrer DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals por data de Publicação
A mostrar 1 - 10 de 27
Resultados por página
Opções de ordenação
- Perspectivas de professores sobre a indisciplina na sala de aula : um estudo exploratórioPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel EstrelaO presente trabalho, numa perspectiva descritiva e exploratória, pretende conhecer a opinião de professores sobre os problemas de comportamento escolar, os quais se têm acentuado nas últimas duas décadas. Concebemos, a partir de um primeiro levantamento, algumas situações de desvio em classe, submetendo-as, depois ao julgamento de professores de 3º ciclo de escolas de Ponta Delgada. Pretendemos, assim, conhecer as situações de desvio em que esses professores atribuem maior gravidade, os factores que acreditam contribuir como agentes facilitadores da indisciplina na aula e os tipos de intervenções que consideram mais eficazes na resolução dessas situações. Na opinião dos professores inquiridos: a) as situações mais graves são as que contêm um elemento de agressividade, especialmente se o mesmo é direccionado para o professor; b) a personalidade do aluno é a principal causa das situações de disrupção; c) a prevenção e a superação de situações de indisciplina na aula passam, em primeiro lugar, por uma intervenção focalizada no aluno.
- De entre nós, os que orientamPublication . Mira Leal, SusanaEste artigo traça o perfil dos docentes que, na Região Açores, exerceram as funções de orientação no contexto da profissionalização por estágio integrado entre os anos lectivos de 1992/1993 e 1997/1998. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, em que se procurou, por um lado, caracterizar pessoal e profissionalmente estes orientadores e o seu pensamento e concepções nos aspectos considerados relevantes para a prática da supervisão, e, por outro, as suas práticas e estilos supervisivos. Dadas as limitações de extensão do artigo, apresentamos apenas os resultados referentes aos primeiros aspectos, que nos parecem de ter em conta numa altura em que se pensa o 5.º ano das licenciaturas em ensino da Universidade dos Açores e se prepara a sua revisão, buscando promover a reflexão sobre os orientadores que temos e os que queremos, analisando os critérios de selecção e recrutamento de orientadores na Região e o papel e as responsabilidades da Universidade dos Açores, particularmente do seu Departamento de Ciências da Educação, na formação destes.
- Da psicologia à psicologia da educaçãoPublication . Caldeira, Suzana NunesO presente artigo constitui uma abordagem descritiva, numa perspectiva longitudinal (cronológica), sobre a Psicologia da Educação. É desenvolvido em três etapas: o crescimento, a exploração e o estabelecimento, ao longo das quais se procura ressaltar períodos/acontecimentos historicamente críticos para o desenvolvimento e afirmação desta ciência; procura-se igualmente assinalar progressos recentes e perspectivas futuras por aprofundamento epistemológico, nomeadamente ao nível do papel a desempenhar na promoção do bem-estar humano.
- O que pensam os alunos e os professores de Educação Física dos Açores sobre a indisciplina nas aulasPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Condessa, Isabel; Rego, Isabel EstrelaAfirmar-se que hoje existe mais indisciplina nas escolas do que aquela que existia no passado é já um discurso ritual em educadores e educandos. Embora se admita algum empolamento nessa afirmação, a verdade é que esta problemática está na ordem do dia. A frequência e a visibilidade de actos perturbadores do processo pedagógico, que no limite visam o professor na sua pessoa e na sua autoridade, catapultam-nos para o conjunto de preocupações centrais da comunidade educativa. Este trabalho procura dar conta de como professores de Educação Física e alunos dos Açores entendem e classificam o fenómeno. Procura perceber qual a orientação predominante que tomam os comportamentos de indisciplina num ambiente de aula com maior mobilidade e com actividades que por vezes apelam a contacto físico e/ou envolvem a produção de barulhos, aspectos, entre outros, que distinguem as aulas de Educação Física da maioria das restantes disciplinas escolares. Participaram no estudo 4 199 alunos dos 2° e 3° Ciclos do Ensino Básico e do Ensino secundário e 117 professores distribuídos por 30 escolas do Arquipélago dos Açores. As representações acerca da indisciplina em aulas de Educação Física foram estudadas através de inquérito por questionário. Os resultados evidenciam que no entendimento e na classificação do fenómeno da indisciplina a dimensão relacional surge de forma continuada tanto em professores como em alunos, apesar de algumas diferenças encontradas entre as concepções destes dois grupos. Verificou-se também que, na perspectiva dos alunos, os comportamentos mais graves são os que implicam colisão com a pessoa do professor. Contudo, em regra, os professores parecem deter um juízo de eficácia positivo acerca das suas actuações disciplinares.
- Estilos e práticas de supervisão na formação inicial de professores na Região Autónoma dos AçoresPublication . Mira Leal, SusanaEste artigo pretende caracterizar as práticas de supervisão desenvolvidas nas escolas da Região Autónoma dos Açores entre os anos lectivos de 1992/93 e 1997/98, no contexto do 5.º ano dos cursos de licenciatura em ensino da Universidade dos Açores. Os dados aqui apresentados são resultantes de um estudo desenvolvido em 1998, que elegeu como objectivos: caracterizar pessoal e profissionalmente os docentes que no referido período desempenharam funções de supervisores nas escolas de acolhimento dos estágios na Região Açores; compreender o seu pensamento e concepções no que concerne a aspectos relevantes para a supervisão; e analisar as suas práticas, delas colhendo informação sobre os estilos supervisivos mais divulgados nesta Região Autónoma.
- Tazos e Barbies: quando o currículo paralelo se cruza com o formal na educação de infânciaPublication . Sousa, FranciscoCom este artigo pretende-se desenvolver uma reflexão sobre algumas situações vividas no âmbito da formação inicial de educadores de infância nas quais houve a oportunidade de discutir fenómenos de carácter curricular experienciados pelos formandos à luz de determinados conceitos que fazem parte do léxico dos Estudos Curriculares. Salientar-se-á que este tipo de discussão tem sido progressivamente promovido em contextos nos quais os formandos intervêm ao nível do currículo em acção, permitindo assim uma abordagem dialógica da relação entre teoria e prática. Uma das principais características dos referidos fenómenos é a presença de brinquedos produzidos industrialmente, que hoje ocupam um espaço muito significativo na cultura popular infantil. Em vez de descartar esses brinquedos como elementos extra-escolares, ou de nos limitarmos a reconhecer que eles podem ter alguma importância em termos de currículo paralelo, há que reconhecer que eles têm uma influência não menosprezável sobre a construção das identidades das crianças, mais ou menos mediada pelo que se passa na instituição escolar (pré-escolar, neste caso). O educador de infância deve, por isso, ter uma atenção crítica a esse tipo de materiais.
- Educação e Valores: que relação?Publication . Fonseca, JoséliaA diversidade axiológica que sustenta a sociedade actual tem tornado premente a reflexão e a discussão sobre a presença dos valores na educação. Dada a vastidão e complexidade do tema em análise, neste artigo apenas nos preocupamos com a clarificação dos conceitos que fundamentam a dimensão axiológica da educação. Assim sendo, começamos por estabelecer o diálogo entre educação e os valores, procurando compreender como é que estes conceitos se interrelacionam. A promoção da educação de valores exige a reflexão e o questionamento do tipo de desenvolvimento moral que se promove. Deste modo, neste artigo também pretendemos analisar a importância do desenvolvimento moral na formação do ser humano, reflectindo sobre a influência que a heteronomia e a autonomia do desenvolvimento moral poderão exercer no indivíduo enquanto ser social.
- Avaliação das Práticas de leitura e de escrita em Educação Pré-EscolarPublication . Martins, Margarida Alves; Santos, Ana IsabelEste trabalho tem como objetivo a apresentação de uma grelha de observação de práticas pedagógicas no domínio da leitura e da escrita em contexto de jardim-de-infância. Numa primeira parte aborda-se o papel que o jardim-de-infância deve desempenhar no desenvolvimento dos conhecimentos e representações sobre a linguagem escrita. Numa segunda parte apresenta-se a referida grelha de observação. Trata-se de um instrumento constituído por 60 itens, divididos em três grandes domínios: projeto pedagógico (3 itens), organização e gestão do espaço físico da sala e rotina diária (19 itens) e práticas de leitura e escrita (38 itens).
- Indisciplina : alguns resultados sobre escolas de S. MiguelPublication . Caldeira, Suzana NunesExiste a ideia generalizada de que a indisciplina escolar tem vindo a aumentar e, em alguns casos, a evoluir para situações de violência. Neste artigo procura-se compreender a difusão dessa ideia à luz do enquadramento só-cio-político vivido em Portugal desde o último quartil do século XX, apresenta-se o início das preocupações e das investigações portuguesas sobre o tema, numa perspectiva preventiva e pedagógica, e partilham-se alguns dados sobre investigações empíricas realizadas em S. Miguel, nos Açores. No âmbito destas, procura-se desvendar o que pensam professores e alunos acerca da indisciplina escolar e, por fim, emergente dos dados, propõe-se uma tipologia de procedimentos adoptados pelos professores para lidar com a indisciplina dos alunos.
- Os processos de reconfiguração da área do Português e a Revisão Curricular do Ensino SecundárioPublication . Mira Leal, SusanaNo processo que conduziu à recente Revisão Curricular do Ensino Secundário ressaltou como linha de força a vontade de aproximar a formação proporcionada pela escolaridade secundária das exigências que a vida social e profissional coloca actualmente aos jovens. O facto reflectiu-se naturalmente na configuração dos novos planos de estudos e implicou a reconceptualização de determinadas áreas de especialidade, no sentido da sua crescente adequação às necessidades formativas identificadas. Pela sua natureza transdisciplinar e reconhecido impacto no mundo do trabalho, a Área do Português experienciou neste contexto um significativo e tumultuoso processo de reconfiguração, que passou pela reavaliação do lugar da Literatura na formação secundária.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
