Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Existe a ideia generalizada de que a indisciplina escolar tem vindo a aumentar e, em alguns casos, a evoluir para situações de violência. Neste artigo procura-se compreender a difusão dessa ideia à luz do enquadramento só-cio-político vivido em Portugal desde o último quartil do século XX, apresenta-se o início das preocupações e das investigações portuguesas sobre o tema, numa perspectiva preventiva e pedagógica, e partilham-se alguns dados sobre investigações empíricas realizadas em S. Miguel, nos Açores. No âmbito destas, procura-se desvendar o que pensam professores e alunos acerca da indisciplina escolar e, por fim, emergente dos dados, propõe-se uma tipologia de procedimentos adoptados pelos professores para lidar com a indisciplina dos alunos.
Description
Keywords
Indisciplina Escolar Psicologia da Educação Violência Escolar
Citation
Caldeira, S. N. (2006). Indisciplina: alguns resultados sobre escolas de S. Miguel. "ARQUIPÉLAGO: Ciências da Educação", 6: 9-20. ISSN 0873-8165.
Publisher
Universidade dos Açores