CICS/A - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS/A - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Title
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- Acesso ao mercado de trabalho : jovens com baixas qualificações escolares e de contextos sociais desfavorecidosPublication . Diogo, Fernando; Faria, Patrícia TavaresCom este capítulo procura-se perceber como os jovens em situação de pobreza se relacionam com o emprego, dando especial destaque à caracterização da transição escola-trabalho num contexto de impacto da crise no emprego. Para se atingir este objetivo recorre-se, também, a dados a montante: o que motivou os jovens a sair da escola e com que escolaridade. [...].
- Açorianidade e a obra de Domingos RebêloPublication . Simas, Rosa Neves; Caldeira, Suzana NunesNo ano em que Vitorino Nemésio criou o termo açorianidade (1932), o pintor Domingos Rebêlo, com 20 anos de atividade e regressando dos seus estudos em Paris, prosseguia com a sua intensa obra, traduzindo a mundividência açoriana através da tela. Inicialmente uma referência pessoal nemesiana, o termo açorianidade, no trabalho de estudiosos como António Machado Pires, veio a assumir um significado mais amplo, correspondendo hoje a uma noção de identidade coletiva. No presente trabalho interpreta-se a obra de Domingos Rebêlo à luz desse conceito característico da cultura açoriana, conjugando as noções de identidade provindas da análise discursiva, dos estudos culturais, e da escrita de Machado Pires sobre a açorianidade.
- Children's practices of ICT and social inequalities : on the uses of the Magalhães computer in two school communitiesPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaThis paper addresses the Portuguese government measure that introduced a laptop - the Magalhães computer - in primary education as an attempt to extend the social base of the use of ICT. It tries to give an account of family adhesion to this computer, of some of its uses by children in different contexts, and of the question of inequality in opportunities and uses of ICT. It was based on two studies conducted in schools from two towns in different Portuguese regions. Their methodological design took a longitudinal stance and included a quantitative strand through a survey with teachers, parents and children, as well as a qualitative strand through interviews with teachers and parents and the ethnography of a class in each setting. Data revealed a) a strong adhesion to the Magalhães; b) its regular use by children (mainly at home, secondly, at school, and, thirdly, in other contexts), predominantly under their own initiative; c) the existence of a greater proportion of other computers at home by families with a higher degree of education; d) a more frequent and widespread use of the Magalhães at home by children of parents with a higher degree of education; e) a significantly uneven family support, which is stronger in socially advantaged groups; and f) less imposing rules on the use of the Magalhães at home by families with less education. Data suggest a double trend: a) a widespread acquisition of the Magalhães; and b) a selective use of the computer by the different social groups, accompanied by family mediation that is also selective. This means that, although the first political goal of the programme has apparently been fulfilled, it still lacks the next step, which addresses the effects of the socially differentiated uses of ICT at school and at home.
- Concentração demográfica em espaço insular : os Açores, 1864-2011Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesUma das características do arquipélago dos Açores é a sua desigualdade demográfica, associada, em primeiro lugar, à dimensão geográfica das várias ilhas, mas que a ela não se confina, sendo também de enorme importância a respectiva localização no interior do arquipélago, aspecto que não pode ser desenquadrado das ligações económicas, sociais e políticas que estabelecem nos diferentes períodos históricos. Mas a singularidade, essencial para um conhecimento mais efectivo do todo decorrente do estudo de cada uma das partes, não deve ignorar igualmente a perspectiva regional, isto é, o papel que o arquipélago teve e tem nos cenários nacionais e internacionais, o seu estatuto de maior ou menor centralidade ou perificidade. [...].
- Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na famíliaPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAs crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
- Cyberbullying and students' engagement in school : a literature reviewPublication . Veiga, Feliciano Henriques; García, Fernando; Almeida, Ana; Caldeira, Suzana Nunes; Galvão, DianaBullying is one of today’s biggest problems. Bullying is the intentional repeated aggression directed at a target individual. There is substantial evidence of the negative psychological and health outcomes associated with bullying. It occurs very frequently, especially in adolescence, and action is needed to lessen its causes and alleviate its consequences. Research has shown that behavior problems usually interact with other risk and protection factors, as well as with factors of etiological development. This book discusses the prevalence, psychological impacts and intervention strategies of bullying.
- Desemprego e inatividade juvenilPublication . Palos, Ana Cristina Pires; Diogo, Fernando; Silva, OsvaldoUm dos impactos estruturais mais profundos resultantes da crise económica atual é o desemprego, em geral, e o juvenil, em particular. As dificuldades de inserção dos jovens no mercado de trabalho são de tal forma significativas, em especial a partir de 2008, que poderemos estar a assistir a uma alteração do perfil-tipo dos desempregados de longa duração que, nos anos 80 do século XX, apontava para desempregados mais idosos e pouco escolarizados. No presente capítulo pretendemos identificar, nas trajetórias profissionais dos jovens, os períodos de desemprego e a sua duração, bem como caraterizar as redes de suporte com que podem contar nas situações em que se encontram privados de trabalho. A análise das trajetórias de inserção profissional destes jovens permite perceber que o desemprego é um fenómeno massivo e cumulativo nas experiências laborais dos jovens. Num contexto de crise dos sistemas de proteção social percebe-se o papel insubstituível das solidariedades familiares no apoio às situações de desemprego. A analise tipológica permite ainda perceber que a condição dos jovens desempregados é diferenciada em função da idade, género e percursos escolares e formativos.
- Desigualdades de género e pobreza nos AçoresPublication . Diogo, Fernando; Rocha, GilbertaOs Açores são um território e uma sociedade onde as desigualdades de género assumem algumas peculiaridades no contexto nacional, de que a violência doméstica é um exemplo (Rocha et al., 2010). Existem, aliás, diversas questões sociais em que apresentam um ritmo próprio e algo distinto do conjunto do País. Por exemplo, na atividade feminina, na escolaridade e na escolarização dos estudantes, como também na dinâmica demográfica (A. Diogo, 2008; Palos, 2002; Rocha, 1991, 2015; Rocha et al.,2010, 2012, 2016). Essas diferenças também são visíveis na problemática da Pobreza, quer no peso dos beneficiários do RSI na população residente, quer na própria taxa de risco de pobreza, como a seguir se verá. As desigualdades de género são uma temática estruturante da análise sociológica, tanto no passado, como no presente, neste caso em aspetos que estão intimamente relacionados com as transformações profundas do papel da mulher na modernidade, e que apontam para a sua maior vulnerabilidade social (Silva, 2016), designadamente no mundo laboral. A entrada da mulher no mercado de trabalho fez-se mais tardiamente nos Açores, pois em 1981, enquanto que as mulheres empregadas representavam na média nacional, 29% do total, nos Açores o valor era de apenas 11,8%. A maior participação feminina observada nos anos posteriores fez diminuir as diferenças entre os Açores e o País no seu conjunto, mantendo, todavia, a Região valores ligeiramente inferiores. Considerando a Taxa Bruta de Atividade em 2011, estes são de 40,1% e 43,9%, respetivamente (Rocha et al., 2016: 273). Além disso, há cerca de 20 anos, com consequências no tempo presente, verificava-se que “as mulheres evidenciam uma saída da vida activa mais precoce do que os homens, pois o volume de mulheres que permanece em atividade começa a reduzir-se após os 35 anos, ficando o sustento da família a cargo do marido.” (Rocha et al., 1999: 85).
- Diáspora e identidade açoriana : elementos para uma problemática sociológicaPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoA emigração açoriana tem vindo a ser estudada ao longo dos anos por Gilberta Rocha, no Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, nas suas dimensões sociodemográficas e políticas. Julgo pertinente complementar tais análises com a perspetiva comunicacional dos processos migratórios, que iniciei em 1984 com a apresentação da minha tese de doutoramento “Eutopie, insularité et migrations”. Na altura, adotando uma abordagem fenomenológico-estrutural, procurei pôr em evidência a natureza de algumas das principais dinâmicas socioculturais da emigração a partir de uma pesquisa de terreno, através de observação direta, e de um inquérito realizado na freguesia da Ribeira Quente da Ilha de São Miguel. A principal questão de investigação centrava-se na problemática da relação entre a insularidade, os movimentos migratórios e o sistema cultural, sendo a dimensão insular aí conceptualizadas enquanto constrição estrutural. A abordagem comunicacional dos processos migratórios, que agora proponho insere-se na abordagem psicossociológica aberta pela Sistémica Qualitativa de Alex Mucchielli (2004), permite, sem abandonar os pressupostos fenomenológicos e estruturais da minha primeira análise, reenquadrar os dados da investigação então realizada e abordar o sistema de mediações (relações instituídas entre as comunidades emigradas e as comunidades locais através de diferentes atores: políticos, universitários, associações de emigrantes) através da análise dos meios de comunicação social, mas com especial destaque à internet enquanto espaço de interação. A partir da análise de conteúdo dos principais sites, que na internet configuram a relação entre o espaço originário (comunidades residentes) e o espaço migratório (comunidades emigradas), pretende-se compreender a diáspora enquanto problemática identitária açoriana. Assim, nesta comunicação iremos pôr em evidência, numa primeira análise, a relação entre a insularidade enquanto elemento estrutural do sistema de relação entre as comunidades locais e emigradas, e num segundo momento, a importância da internet na estruturação deste campo relacional onde agem os atores mediáticos (os mediadores da relação entre as comunidades nos Açores e as emigradas).
- Dinâmicas sociais nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Lalanda-Gonçalves, Rolando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Diogo, Fernando; Borralho, ÁlvaroPretende-se neste capítulo apresentar algumas das dinâmicas sociais nos Açores nas últimas duas décadas, enquadrando-as na evolução global observada no país. O período adotado é justificável não só pela proximidade temporal, mas também por nele se identificarem algumas das mudanças sociais mais significativas ocorridas na sociedade açoriana e, em alguns casos, um atenuar das diferenças face ao todo nacional. Procura-se, assim, dar conta de alguns dos principais elementos estruturantes da análise sociológica, apresentados em pontos separados, 1 como a população e a educação, o emprego, a pobreza e a religiosidade, inseridos num contexto insular, de acentuada dispersão e desigualdade na dimensão geográfica e demográfica das várias ilhas. Como espaço(s) insular(es), de pequena dimensão, aqui não teorizado (s), nem fundamentado(s) nas características identificadoras da(s) insularidade(s), a análise e a compreensão da(s) sociedade(s) açoriana(s) não pode deixar de ter em consideração esta sua especificidade territorial. De facto, como já foi posto em evidência (Lalanda-Gonçalves, 2000), existe uma relação entre a insularidade (definida enquanto distância ao exterior e pequena dimensão territorial) e a contração do espaço de oportunidade (definido como a probabilidade de obter um emprego compatível com a qualificação obtida num determinado espaço socioeconómico). Procura-se, assim, integrar as diferentes dinâmicas sociais, económicas e culturais, e compreender o sistema societal açoriano tendo em conta a sua historicidade (Touraine, 1974).