CICS/A - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS/A - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- The social ethics of modern aestheticsPublication . Medeiros, Pilar DamiãoThe rapid emergence of the economic, political and cultural global paradigms has prompted new and remarkable contours in the intellectual sphere, particularly in the literary realm. In order to understand these symptomatic changes in both the individual and collective 'sociocultural imaginary', it is vital to decipher and decode the various messages conjured up in the 'polyphony of critical voices'. This chapter examines the effects and implications of globalisation in modern contemporary literature and explores the various forms of criticism implied in different literary texts as a way of social, political and aesthetic resistance towards the subtle rational-instrumental techniques of 'mass culture' and towards the passivity and lack of critical and creative and reflexive thought of social actors now triggered. On the one hand, by commodity fetishism, taste standardization and homogeneity, and on the other hand, by a disguised pseudo-originality. Meanwhile, this work also emphasises the different and subtle mechanisms used by modern writers to protect their ‘aesthetic identity’ and their works not only from ‘popular kitsch’, but also from a sequence of post-modern clichés.
- Políticas de Juventude nos Açores : uma reflexão em torno da condição da(s) Juventude(s) (pós-)moderna(s)Publication . Medeiros, Pilar Damião; Estrela, Maria de Fátima SenraÉ a partir da modernidade que surge uma nova fase transitória entre a infância e a idade adulta, a juventude. Teoricamente e concetualmente, existe uma imprecisa definição de juventude, pois esta tem sido alvo de um aceso debate entre dois eixos semânticos: como aparente unidade e como diversidade entre duas correntes: geracional e classista (Machado Pais, 1990). Na atual sociedade planetarizada, investida de paradoxos sociais, culturais e políticos, torna-se imprescindível repensar o plano de políticas dirigidas à juventude e criar um conjunto de iniciativas que vão ao encontro das matrizes da nova "sociedade do conhecimento". Neste sentido, este artigo pretende, por um lado, desenvolver uma análise sociológica em torno das mutações do conceito de juventude(s) e, por outro, identificar algumas medidas políticas na área da juventude que têm vindo a ser implementadas nos Açores e que têm vindo a contribuir para a valorização das experiências e subjetividades juvenis.
- Movimentos migratórios internacionais nos Açores : uma perspetiva demográficaPublication . Rocha, Gilberta Pavão NunesA mobilidade internacional não tem sido um campo de análise privilegiado em Demografia, designadamente na sua componente formal, contrariamente ao que acontece com as outras variáveis que compõem o seu objeto de estudo. Este facto não retira, no entanto, a importância que este fenómeno tem na dinâmica demográfica, principalmente quando se está em presença de níveis de natalidade e mortalidade particularmente baixos e se assiste, consequentemente, a um acentuado envelhecimento populacional, como hoje acontece em muitos países. Aqui a mobilidade ganha uma maior relevância, quer se atenda à entrada - fator de reequilíbrio ou minimizador do desequilíbrio da estrutura etária, como à saída, com o acentuar do referido envelhecimento demográfico.
- Concentração demográfica em espaço insular : os Açores, 1864-2011Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesUma das características do arquipélago dos Açores é a sua desigualdade demográfica, associada, em primeiro lugar, à dimensão geográfica das várias ilhas, mas que a ela não se confina, sendo também de enorme importância a respectiva localização no interior do arquipélago, aspecto que não pode ser desenquadrado das ligações económicas, sociais e políticas que estabelecem nos diferentes períodos históricos. Mas a singularidade, essencial para um conhecimento mais efectivo do todo decorrente do estudo de cada uma das partes, não deve ignorar igualmente a perspectiva regional, isto é, o papel que o arquipélago teve e tem nos cenários nacionais e internacionais, o seu estatuto de maior ou menor centralidade ou perificidade. [...].
- Reflexões em torno da querela Peter Sloterdijk e Jurgen HabermasPublication . Medeiros, Pilar DamiãoEste trabalho pretende analisar a discussão pública entre dois intelectuais alemães: Peter Sloterdijk e Jurge Habermas que, através de cartas públicas na imprensa Alemã, apresentaram teses diametralmente opostas sobre a eugenia e o futuro do humanismo. Os ecos da controvérsia surgem após o escândalo lançado por P. Sloterdijk na conferência dedicada a Heidegger e Lévinas em Julho de 1999 no Castelo de Elmau.
- Frances Dabney e Samuel Longfellow : A natureza dos Açores numa perspetiva feminista e ecocríticaPublication . Simas, Rosa NevesAs palavras de Susan Gubar, nome incontornável da crítica feminista, são a clara expressão do espírito em que se tem movido o feminismo, corrente essencialmente ativista no seu início, no século XIX, que evoluiu no século XX para abranger várias correntes teórico-críticas - e que continua a evoluir no século XXI. Susan Gubar o diz: "our job is not yet done e temos que continuar a utilizar as nossas capacidades interpretativas para virar do avesso os sinais desorientadores do nosso tempo". Foi esta evolução ao longo do tempo que levou o feminismo a debruçar-se, nas últimas duas décadas, sobre um dos sinais mais desorientadores do nosso tempo- a degradação ambiental e a preocupação ecológica que a acompanha. Conjugando a crítica feminista e a ecocrítica, o presente texto analisa as representações da natureza - neste caso, dos Açores - traçadas por Frances Dabney e Samuel Longfellow, dois norte-americanos oitocentistas com ligações a este arquipélago. […].
- Perspetivas sobre o futuro em mulheres com experiência de violência conjugalPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Freitas, GracieteA violência conjugal tem sido estudada, essencialmente, como a violência exercida pelo homem sobre a mulher, talvez por a maioria das vítimas ser do sexo feminino (85%) e a dos denunciados do sexo masculino (88%) (DGAI, 2011). Não obstante, tem sido definida como “qualquer tipo de violência, tentativa ou ameaça física perpetrada por um homem ou uma mulher contra a pessoa com quem ele/ela tem ou teve um relacionamento íntimo” (Baldry, 2003 in Almeida & Soeiro, 2010: 179). Em Dias (2004) encontra-se descrito um conjunto de outras definições de violência conjugal, de entre as quais se transcrevem a de Hampton e Coner-Edwards e a de Kaczmarek, por acrescentarem à definição anterior áreas de comportamentos violentos. Assim, para Hampton e Coner-Edwards (1993, in Dias, 2004: 119) a violência conjugal “é um padrão de comportamento que ocorre sob a forma física, emocional, psicológica, sexual e económica e que é desenvolvido com vista a perpetuar a intimidação, o poder e o controlo do agressor sobre o cônjuge maltratado”. Para Kaczmarek (1988, in Dias, 2004: 119) a violência conjugal consiste “numa acção directa destinada a atingir uma pessoa, e, mesmo, a destruí-la, quer ao nível da sua integridade física ou psíquica, quer ao nível das suas participações simbólicas”. […].
- Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na famíliaPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAs crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
- Gerações face às questões ambientais nos Açores e nas comunidadesPublication . Simas, Rosa NevesO subtítulo desta publicação - Gerações e Migrações conjuga duas dimensões conceptuais e fundamentais da experiência humana: a dimensão temporal, que sustenta o próprio conceito de "gerações", e a dimensão espacial, que está subjacente condiciona toda a dinâmica das "migrações". A conjugação destas duas dimensões - tempo e espaço - foi o sustento matricial do Projeto GenARE (Generations of Azoreans and Renewable Energy), que permitiu apurar os resultados apresentados e analisados no presente texto, que compara as perspetivas e atitudes, perante as questões ambientais e energéticas, da geração jovens e da geração avós nos Açores, com as representações e atitudes das mesmas duas gerações nas comunidades luso-descendentes dos Estados Unidos, maioritariamente de origem açoriana. [...]
- Cyberbullying and students' engagement in school : a literature reviewPublication . Veiga, Feliciano Henriques; García, Fernando; Almeida, Ana; Caldeira, Suzana Nunes; Galvão, DianaBullying is one of today’s biggest problems. Bullying is the intentional repeated aggression directed at a target individual. There is substantial evidence of the negative psychological and health outcomes associated with bullying. It occurs very frequently, especially in adolescence, and action is needed to lessen its causes and alleviate its consequences. Research has shown that behavior problems usually interact with other risk and protection factors, as well as with factors of etiological development. This book discusses the prevalence, psychological impacts and intervention strategies of bullying.