Departamento de Sociologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Sociologia by Subject "Açores"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Os açorianos deportados pelos Estados Unidos da América : poder político e representações sociaisPublication . Borralho, ÁlvaroO documento pretende avaliar as representações sociais de pessoas deportadas pelos Estados Unidos. De facto, desde o final de 1980, a adoção de políticas mais restritivas de imigração levou a um aumento na expulsão de imigrantes para um quadro jurídico mais punitivo. Estes migrantes expulsos, deportados, não aceitam deportação e também construíram uma série de explicações para a expulsão e regressar a Portugal que lidam principalmente com as influências da sociedade norte-americana. Além disso, eles estavam sujeitos a um processo de construção de representações sociais facto sobre tudo, pelas autoridades dos Estados Unidos.
- Concentração demográfica em espaço insular : os Açores, 1864-2011Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesUma das características do arquipélago dos Açores é a sua desigualdade demográfica, associada, em primeiro lugar, à dimensão geográfica das várias ilhas, mas que a ela não se confina, sendo também de enorme importância a respectiva localização no interior do arquipélago, aspecto que não pode ser desenquadrado das ligações económicas, sociais e políticas que estabelecem nos diferentes períodos históricos. Mas a singularidade, essencial para um conhecimento mais efectivo do todo decorrente do estudo de cada uma das partes, não deve ignorar igualmente a perspectiva regional, isto é, o papel que o arquipélago teve e tem nos cenários nacionais e internacionais, o seu estatuto de maior ou menor centralidade ou perificidade. [...].
- A Conjuntura Geopolítica e Geoestratégica Contemporânea dos Açores: o Caso da base das LajesPublication . Silva, Carlota Sofia Faria Da; Andrade, Luís Manuel Vieira deLocalizados no centro do Oceano Atlântico Norte, entre a Europa e os Estados Unidos da América, os Açores dispõem de uma centralidade atlântica que lhes conferem uma importância geopolítica e geoestratégica identificada na II Guerra Mundial pelas principais potências marítimas da altura – Inglaterra e Estados Unidos da América. A presente investigação procura aferir a importância atual dos Açores para os Estados Unidos da América em termos de política externa. Isto é, se a Base das Lajes continuará a ser considerada como uma «base-chave», depois de em 2015 os EUA terem procedido a um redimensionamento das suas forças militares nesta base. A partir das teorias do realismo, neorrealismo e da transição do poder, procura-se justificar e relacionar a pertinência do tema. Seguidamente, será descrito o processo de cedência de facilidades nos Açores à Inglaterra e aos EUA, bem como a inclusão de Portugal na Organização do Tratado do Atlântico Norte e a Guerra Fria, em que as Lajes foram consideradas uma «base-chave» pelos EUA. Finalmente, pretendemos analisar a conjuntura geopolítica e geoestratégica contemporânea dos Açores vivida desde 2015, ano em que Barack Obama formaliza a decisão de proceder a uma operação de redimensionamento do contingente militar nas Lajes que, desde então, se apresenta com uma «base adormecida». Considerando as alterações constantes do sistema internacional, conclui-se que os Estados Unidos da América mantêm o interesse em fazer uso da base aérea nas Lajes, apesar de reconhecerem que a mesma já não tem a importância geopolítica e geoestratégica que outrora teve.
- Desigualdades de género no mercado laboral açoriano : o caso dos jovens mais escolarizadosPublication . Ponces, Rita Alexandra Carreiro; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasA presente investigação tem como principal objetivo caraterizar as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, analisando, num primeiro momento, a generalidade da população empregada e, numa segunda fase, aprofundando o caso específico dos jovens mais escolarizados, pois este grupo social encontra-se no cerne das mudanças sociais relacionadas com as desigualdades de género. As desigualdades de género no mercado de trabalhos foram averiguadas a partir das seguintes componentes: a segregação horizontal, a segregação vertical e as desigualdades salariais. Pretende-se, também, analisar a influência da escolaridade nas desigualdades de género nas componentes mencionadas anteriormente. É ainda averiguada a relação entre a conciliação emprego-família e as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano. De modo a conseguir cumprir os objetivos propostos nesta dissertação, foi realizada uma análise aos dados dos Quadros de Pessoal de 2019, analisando a população empregada no setor privado e, posteriormente, estes dados foram aprofundados com a recolha de 24 entrevistas realizadas a jovens, comparando-se os diplomados do ensino superior com os não diplomados. Com a análise de dados foi possível verificar que existem desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, em todas as componentes, seguindo a tendência do contexto nacional. A presença do diploma do ensino superior não protege os indivíduos de serem alvo de desigualdades de género, no entanto, existem algumas atenuações. Por fim, verificou-se que a conciliação emprego-família condiciona as desigualdades de género do mercado de trabalho. No caso dos jovens mais escolarizados, notou-se a persistência das desigualdades de género neste grupo social, associados à presença de estereótipos de género, destacando-se, também, a existência de modelos de partilha das tarefas familiares mais igualitários, com ambos os elementos do casal a prestar cuidados aos filhos, no entanto, as mulheres surgem mais penalizadas nos casos de conflito na articulação emprego-família.
- Diagnóstico da Pesca nos AçoresPublication . Fontes, Paulo Vitorino; Tomás, Licínio Manuel VicenteA Caracterização e Análise Prospectiva do Sector das Pescas pressupõe a colaboração e orientação da Universidade dos Açores. Esta cooperação passa pela elaboração da amostragem, a operacionalização dos factores de sondagem, a estruturação de um inquérito, a construção de base informática para tratamento dos dados e a elaboração de relatório final.
- Dinâmicas sociais nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Lalanda-Gonçalves, Rolando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Diogo, Fernando; Borralho, ÁlvaroPretende-se neste capítulo apresentar algumas das dinâmicas sociais nos Açores nas últimas duas décadas, enquadrando-as na evolução global observada no país. O período adotado é justificável não só pela proximidade temporal, mas também por nele se identificarem algumas das mudanças sociais mais significativas ocorridas na sociedade açoriana e, em alguns casos, um atenuar das diferenças face ao todo nacional. Procura-se, assim, dar conta de alguns dos principais elementos estruturantes da análise sociológica, apresentados em pontos separados, 1 como a população e a educação, o emprego, a pobreza e a religiosidade, inseridos num contexto insular, de acentuada dispersão e desigualdade na dimensão geográfica e demográfica das várias ilhas. Como espaço(s) insular(es), de pequena dimensão, aqui não teorizado (s), nem fundamentado(s) nas características identificadoras da(s) insularidade(s), a análise e a compreensão da(s) sociedade(s) açoriana(s) não pode deixar de ter em consideração esta sua especificidade territorial. De facto, como já foi posto em evidência (Lalanda-Gonçalves, 2000), existe uma relação entre a insularidade (definida enquanto distância ao exterior e pequena dimensão territorial) e a contração do espaço de oportunidade (definido como a probabilidade de obter um emprego compatível com a qualificação obtida num determinado espaço socioeconómico). Procura-se, assim, integrar as diferentes dinâmicas sociais, económicas e culturais, e compreender o sistema societal açoriano tendo em conta a sua historicidade (Touraine, 1974).
- Etapas da vida : discurso político e representações sociais da juventude e da velhice nos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoAs representações sociais da juventude e da velhice articulam-se com regimes de ação pública onde releva o apoio, a proteção, a defesa, a solidariedade e a intervenção do poder político face à problemática da transição o da juventude para a adultez e desta para a velhice. Este contexto caracteriza a “inatividade”, a “passividade”, a “dependência” ou os “comportamentos de risco” como fragilidades, disfuncionalidades passíveis de proteção pela ação pública. Também, ao longo do tempo vemos, nos diferentes programas de governo, reforçar-se a dimensão prescritiva da pro-atividade generalizar-se às duas categorias (jovens/idosos). Assim podemos, ainda que de um modo provisório, considerar que nas políticas públicas para a juventude e para a velhice a problemática central radica num “jogo de uma integração ativa” para a resolução dos problemas associados às transições entre juventude/ adultez e adultez/ velhice configurando uma modalidade ou regime de intervenção pública.
- Gerações face ao ambiente e à energia : um estudo comparativo nos AçoresPublication . Tomás, Licínio Manuel Vicente; Simas, Rosa Neves; Serpa, Margarida DamiãoDesponta hoje a consciência de que não é infinito aquilo que a terra nos pode fornecer, sendo relevante equacionar a relação entre os meios e formas de produção e as pessoas a sustentar. Assim, a sustentabilidade ambiental configura-se como uma preocupação crescente das sociedades que se industrializaram, com reflexos evidentes ao nível da definição das políticas públicas.
- Juventude açoriana e o mundo do trabalhoPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina Pires; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoEste livro resulta de um estudo onde se procura compreender o modo como se processa a relação com o mundo do trabalho dos jovens açorianos. Em particular, são destacados a transição escola-trabalho, os diversos tipos de de relação com o emprego e desemprego (em termos de trajetória), a relação com a escolaridade e a formação profissional, bem como as atitudes e aspirações face ao trabalho e ao emprego. Se, em geral, a relação com o mundo do trabalho é uma componente fundamental da vida dos indivíduos, da sua identidade social e da sua posição social, no caso dos jovens apresenta uma importância ainda maior dado que é nesta face da vida que em boa parte se define o destino social futuro. A análise assenta na utilização de técnicas estatísticas multivariadas, permitindo perceber uma diversidade de situações existentes dentro da juventude e nos diversos assuntos em que a relação com o mundo do trabalho se desdobra.
- Mais educação mas menos trabalho : os jovens e a fragilização das relações laboraisPublication . Palos, Ana Cristina PiresDe forma semelhante a muitas outras regiões mundiais, também a sociedade açoriana tem vindo a registar, ao longo das últimas décadas, transformações socioeconómicas e socioprofissionais muito acentuadas. Desde os anos 60, do século XX, que se regista uma progressiva diminuição do peso dos setores primário e secundário da economia na estrutura do emprego, que é compensada pelo aumento significativo dos efetivos no setor terciário. Seguindo a tendência internacional, também a economia açoriana tem registado um relativo acréscimo de população ativa nos subsetores da economia relacionados com a sociedade do conhecimento. Estruturalmente, a região apresenta grandes debilidades no seu tecido empresarial, que é constituído maioritariamente por unidades empresariais de reduzida dimensão; em 2012, existem 85,5% de empresas que têm menos de 10 trabalhadores ao serviço.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »