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- À descoberta das emoções sociais: vergonha e culpa : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para a promoção de competências emocionais : um enfoque comunitárioPublication . Raposo, Carolina de Jesus Soares; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA vergonha e a culpa são emoções sociais com grande importância a nível individual e interpessoal. Estas emoções, por serem autoconscientes, causam sofrimento intrapsíquico em situações de transgressão ou fracasso. Apesar de semelhantes, são emoções distintas, uma vez que a vergonha envolve uma avaliação negativa do self global e a culpa envolve uma avaliação negativa de um comportamento específico. Estas emoções têm implicações no ajustamento psicológico do ser humano (Maia, 2009). Crê-se que a intervenção, numa ótica preventiva, das disfunções emocionais e comportamentos desajustados, pode passar pela promoção de competências emocionais, mais concretamente, pela identificação, diferenciação e regulação emocional. A presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem o propósito de avaliar a adequabilidade e a eficácia da 4ª e a 5ª sessão do programa "Alinha com a vida". Este estudo tem uma amostra de 421 alunos, todos eles a frequentar o 8º ano de escolaridade em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 229 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 192 ao grupo controlo. A recolha e a análise dos dados envolveram, não só uma abordagem qualitativa, como, também, quantitativa. A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida". Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Formas de Auto-Criticismo / Ataque e Auto-Tranquilizante (FSCRS); da Escala de Avaliação da Ansiedade, Depressão e Stress, versão de 21 itens (EADS-21); e da Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes (OASB-A). Os resultados sugerem que os adolescentes que participaram nestas sessões adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha e da culpa. Durante a implementação das sessões, constatou-se que os alunos revelaram interesse pelas mesmas e apresentaram um bom desempenho. Tendo em conta o resultado da avaliação das sessões realizadas, estas foram avaliadas positivamente, tanto pelos alunos como pelos professores. Apesar de se verificar a aquisição de conhecimentos, por parte dos adolescentes, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento das emoções, averiguou-se que a implementação de apenas duas sessões, de promoção de competências emocionais ao nível destas emoções não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, de autocriticismo e de sintomas psicopatológicos nos adolescentes, em função do tempo e do grupo. Apesar disso, quando analisados apenas os adolescentes com altos níveis de vergonha externa, foi possível verificar que estas mesmas variáveis mostraram algumas alterações, mostrando a pertinência destas sessões para este grupo.
- "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionaisPublication . Martins, Mónica Sofia Amaral; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA presente investigação, de carácter exploratório e descritivo, quasi-experimental e com enfoque quantitativo, teve como objectivo fundamental contribuir teórica e metodologicamente para o estudo da promoção de competências sociais e emocionais como o propósito de proporcionar relações positivas entre pares em contexto escolar. Nesta investigação as competências sociais vêem-se como estando reflectidas nas competências de comunicação (assertiva, passiva ou agressiva), assim como as competências emocionais se vêem como espelhadas na regulação emocional, por serem competências que afectam largamente as interacções entre pares (Amado & Freire, 2009; Alves, 2006; Ladd, 1999). Este trabalho dividiu-se em dois estudos. O primeiro concerne à construção de instrumentos de recolha de dados que pudessem apoiar a análise de impactos de ações empreendidas no estudo dois. Este, por sua vez, respeita à construção e implementação do programa de intervenção "À Descoberta…", um programa de promoção de competências sociais e emocionais. O seu objetivo é o de criar ações e atividades para crianças que possibilitem promover relações positivas entre pares ou prevenir eventuais situações de disrupção entre os pares. No estudo um procedeu-se à concepção, estudo e aplicação das escalas de Comportamentos Escolares Disruptivos entre Pares, Regulação Emocional e Comportamentos Assertivos a uma amostra de 145 crianças que frequentavam o terceiro ano de escolaridade de duas instituições de ensino, um público e outro privado. No estudo dois, o programa "À Descoberta…", constituído por 8 sessões repartidas por dois módulos, de modo a desenvolver as competências de comunicação assertivas e de regulação emocional, foi aplicado a amostra composta por 74 crianças do terceiro ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado. Os resultados obtidos no primeiro estudo evidenciaram algumas qualidades psicométricas das Escalas, servindo, em parte, os propósitos da investigação. No segundo estudo, verificou-se que a implementação do programa "À Descoberta…", embora muito bem acolhido pelas crianças, não trouxe mudanças significativas ao nível das competências de comunicação assertiva e de regulação emocional. Por fim, são avançadas algumas interpretações para a falta de progresso neste domínio, como, por exemplo, a de o grupo-alvo do programa se situar numa baseline já vantajosa.
- À procura de sentidos : a prática educativa supervisionada como cenário de aprendizagens profissionais para Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jarimba, Carolina dos Santos Soares; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte[...]. Este documento, que reúne todo o trabalho desenvolvido durante a frequência do estágio em dois níveis de ensino distintos: a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como principal propósito analisar e refletir sobre o lugar e o papel desta importante etapa formativa, na aprendizagem profissional dos futuros docentes. A escolha da temática partiu da necessidade de se refletir sobre as nossas experiências de estágio, tendo em conta as aprendizagens por ele proporcionadas e o lugar que o mesmo ocupa na formação inicial de qualquer docente, dos níveis de ensino em causa. Este foi o contexto que serviu de base a toda a reflexão apresentada, que atravessa os diferentes momentos e dinâmicas da ação educativa desenvolvida, tendo em conta as funções que se esperam de um futuro profissional de ensino, no contexto daquelas que serão as suas competências profissionais. [...].
- Abandono escolar precoce de jovens açorianos: por que deixaram a escola?Publication . Matos, Mariana Rego Costa de; Palos, Ana Cristina; Diogo, FernandoApesar de o Abandono Precoce de Educação e Formação ser um fenómeno amplamente estudado, continua a ter grande impacto nos sistemas de ensino, especialmente, na Região Autónoma dos Açores, onde a taxa se situa nos 21,7%, de acordo com os últimos dados relativos a 2023. Além da análise às tendências estatísticas mais relevantes, quer regionais, quer nacionais e internacionais, o desenvolvimento desta dissertação baseou-se, sobretudo, na realização de entrevistas semidirigidas a jovens que abandonaram a escola precocemente, sem concluir o ensino obrigatório. Escolhemos a realização de entrevistas como estratégia de recolha de dados, porque quisemos humanizar os dados estatísticos, isto é, dar-lhes uma dimensão mais pessoal, de forma a entender como é que os jovens lidam com esta situação de abandono da escola. A amostra foi assim constituída por 20 jovens de ambos os sexos. Foi realizada uma análise de conteúdo ao discurso dos jovens em resposta às cerca de três dezenas de questões colocadas. Nesta dissertação são discutidos diferentes fatores produtores de abandono precoce de educação e formação, nomeadamente, os fatores individuais, familiares, de sociabilidade na escola, desempenho escolar e organização escolar. Como se verá, o Abandono Precoce de Educação e Formação é mais do que números: é a história de jovens que se afastam de um sistema que não os soube proteger. Esta dissertação revela as vozes de quem desistiu da escola, não por uma razão única, mas por um conjunto de desafios pessoais e sociais, que vão desde o desinteresse até à exclusão, passando pelas reprovações e pelo absentismo, bem como pela dificuldade da instituição escolar responder a públicos mais desafiantes. Para além de combater o Abandono Precoce de Educação e Formação, o que é preciso é prevenir o abandono, agir o mais cedo possível, dentro da própria escola, que tem que ser percebida pelos jovens como um espaço de acolhimento, que os protege e que os valoriza, antes que desistam de sonhar com um futuro melhor. É certo que a permanência de um jovem na escola, até ao cumprimento do ensino obrigatório, derivará sempre do seu gosto por estar nela, mas nunca se concretizará se essa permanência e esse gosto não forem cultivados.
- O ABC das emoções básicas : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para promoção de competências emocionaisPublication . Arruda, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraTer a capacidade de identificar e diferenciar as emoções, perceber a sua função e ponderar sobre elas, são competências essenciais ao indivíduo, para uma compreensão e regulação emocional ajustadas (Barett & Gross, 2001, cit. in Vaz, 2009). Deste modo, ao se intervir ao nível de competências emocionais, acredita-se que os adolescentes estarão mais aptos para lidarem com as suas emoções de forma ajustada, contribuindo para um ajustamento psicossocial. Neste sentido, a presente investigação de carácter misto, com ênfase na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito estudar a eficácia, a adequabilidade e a pertinência da 2ª e da 3ª sessão do programa "Alinha com a vida". A amostra incidiu sobre 421 alunos, sendo que 229 pertencem ao grupo experimental e 192 ao grupo controlo. Todos os alunos encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. A recolha e a análise dos dados, no decorrer da investigação, envolveram não só a abordagem qualitativa, como também, a abordagem quantitativa. Através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida", procedeu-se à análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram recolhidos através da aplicação do Questionário de Inteligência Emocional (Rego & Fernandes, 2005; versão reduzida por Carvalho e Caldeira, 2014) e do Questionário de Emoções Básicas para adolescentes, de Carvalho e Caldeira (2014) (versão criada para esta investigação). Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram capacidades ao nível da identificação, diferenciação, conhecimento e regulação das emoções básicas. Durante a implementação das sessões, foi possível verificar, também, o interesse dos alunos no decorrer destas; bem como, através da análise das fichas de apreciação das sessões. Verificou-se, igualmente, que, os alunos apreciaram positivamente as sessões. No que concerne aos resultados obtidos quantitativamente e para as variáveis compreensão das emoções próprias e compreensão das emoções nos outros, estes foram satisfatórios pois, obteve-se, no grupo experimental, um aumento nestas duas variáveis, em função do tempo. Quanto à variável regulação emocional, não se verificou um aumento nos índices desta, após a implementação do programa.
- Uma abordagem à cultura açoriana em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Borba, Marília Alexandra Freitas; Sousa, Francisco (José Rodrigues)O presente relatório é o culminar do trabalho realizado durante os estágios em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico (1.º ano), onde efetuei uma abordagem à cultura açoriana. O trabalho desenvolvido foi sustentado no Currículo Regional para a Educação Básica (CREB). A estratégia utilizada durante os estágios, tanto da educação pré-escolar como do 1.º ciclo do ensino básico, foi percecionar os vários interesses demonstrados pelos diferentes grupos, e a partir deles dar continuidade à aprendizagem, não criando lacunas no seu processo de ensino/aprendizagem, promovendo assim uma aprendizagem significativa. Deste modo, o critério utilizado durante o estágio para dar continuidade à aprendizagem das crianças foi de, sempre que possível, promover atividades o mais próximo do seu quotidiano e das suas vivências culturais, para assim se tornar mais significativa e relevante. Além disso, outro dos aspetos a frisar relaciona-se com a importância dada ao longo da prática educativa aos conhecimentos prévios dos alunos. Ao longo deste processo, fui enriquecendo as minhas práticas educativas com os conhecimentos que fui adquirindo e construindo, espelhando sempre um esforço no sentido de aperfeiçoar as minhas intervenções pedagógicas com as crianças.
- Abordagem à música e ao movimento como estratégia para o desenvolvimento de competências nas criançasPublication . Carvalho, Nisalda da Conceição do Monte Botelho; Condessa, IsabelCom o presente relatório de estágio pretende-se relatar, de uma forma geral, muitos do momentos vivenciados nos nossos estágios, tanto na educação pré-escolar como no ensino do 1º ciclo do ensino básico, sobretudo os momentos referentes ao trabalho realizado na temática escolhida: "Abordagem à Música e ao Movimento como Estratégia para o Desenvolvimento de Competências nas Crianças". Os dois estágios desenvolveram-se no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores. Este documento encontra-se organizado em três grandes partes, iniciando-se com um enquadramento teórico, quer da formação do educador/professor quer da temática aprofundada, seguindo-se da análise e reflexão do percurso formativo realizado nos estágios pedagógicos, onde se contemplou a perceção de educadores e professores sobre da relevância da abordagem à música e ao movimento em contexto, fruto do estudo realizado. Nas atividades desenvolvidas, no pré-escolar e no 1º CEB, conseguimos explorar muitas das potencialidades da música e do movimento, proporcionando um momento de interdisciplinaridade entre áreas curriculares que, segundo os educadores e professores do nosso estudo, poderão ser potenciadoras de desenvolvimento de competências das crianças na escola.
- Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico)Publication . Garcia, Sara Carolina Moreira; Mira Leal, Susana[...]. Este trabalho procura, pois, um entendimento formativo e pedagógico sobre a relevância da Abordagem Comunicativa no ensino e aprendizagem da Língua, nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos quais decorreram os estágios profissionais. Para isso, analisaremos as nossas práticas educativas que integraram um conjunto de atividades didáticas baseadas em pressupostos de uma ótica comunicativa, e que privilegiaram o domínio esclarecido, consciente e ativo da Língua. Em suma, o objetivo deste trabalho é o de compreender e divulgar os benefícios curriculares e educativos deste modelo comunicativo, procurando despertar os docentes para a sua operacionalização na sala de aula, com vista à promoção de espaços e experiências de aprendizagem dedicados à aprendizagem da Língua Materna, que favoreçam o desenvolvimento comunicativo de cada criança/aluno, para uma melhor vivência na sociedade democrática.
- A abordagem da cultura na imprensa generalista em Portugal : o caso do Correio da Manhã, Jornal I e Diário de NotíciasPublication . Batista, Raquel Agostinho; Gil, Ana Cristina CorreiaEste estudo procura refletir acerca da presença do jornalismo cultural na imprensa em Portugal, através da análise de três órgãos de comunicação social impressos- Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal i. A investigação compreende uma aprofundada revisão bibliográfica, no âmbito da qual são equacionadas teorias defendidas por vários autores relativamente aos conceitos de cultura, jornalismo e à interligação entre ambos. A reflexão teórica é posteriormente complementada com a análise, essencialmente quantitativa, dos jornais em estudo, com vista à obtenção de resultados que coloquem em evidência o estado do jornalismo cultural no nosso país no que àqueles três jornais diz respeito. Através dos métodos de pesquisa aplicados, pretende-se aferir as principais diferenças no tratamento jornalístico da cultura pelos três jornais analisados e a importância da mesma relativamente às restantes categorias temáticas divulgadas pelos periódicos em análise.
- A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar em contexto de supervisão em Angra do HeroísmoPublication . Moniz, Maria Margarida Teves; Castanho, Maria da Graça BorgesA aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela acção intencional dos educadores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. O contexto e as práticas pedagógicas da sala de aula determinam fortemente a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas e com as actividades de leitura e escrita. No presente estudo, procurámos (1) conhecer o perfil dos Educadores Cooperantes e dos Estagiários relativamente às suas habilitações académicas e à formação recebida sobre leitura e escrita; (2) conhecer as concepções do Educador Cooperante e do Estagiário sobre a abordagem da leitura e escrita no pré-escolar; (3) caracterizar o papel do Educador Cooperante em contexto supervisivo, nomeadamente como orientador de estágio e como promotor da leitura e da escrita; (4) conhecer as actividades de leitura e escrita que os Estagiários promovem na sua prática pedagógica; e (5) averiguar a organização dos espaços, materiais e equipamentos utilizados pelos Estagiários nas actividades de leitura e escrita, relacionando estes aspectos com os modelos curriculares de educação de infância. Este é um estudo descritivo da situação actual da abordagem da leitura e da escrita no pré-escolar, em contexto supervisivo, cuja análise de dados assentou no método misto, através da análise quantitativa de questionários e qualitativa de entrevista e análise documental. No que aos resultados diz respeito, verificámos que tanto os Educadores Cooperantes como os Estagiários, apesar de promovem um leque diversificado de actividades no âmbito da leitura e da escrita, não têm a noção exacta das implicações positivas que a abordagem à leitura e à escrita trazem às crianças a longo prazo. Quanto ao papel do Educador Cooperante em contexto supervisivo, como orientador de estágio e como promotor da leitura e da escrita, os resultados relativos à realização de reuniões, seminários, encontros de trabalho afastam-se do que é proposto pela literatura da especialidade. Porém, os esforços desenvolvidos vão no sentido de os Educadores corresponderem às dificuldades que os Estagiários apresentam. Relativamente à promoção das actividades de leitura e escrita, por parte dos Educadores em geral, a combinação de todos os dados permite-nos concluir que não há consenso no que diz respeito à abordagem da leitura e da escrita no pré-escolar, havendo quem as promova e quem as secundarize nos projectos que desenvolve. No que diz respeito às práticas dos Estagiários, no âmbito da abordagem à literacia, verificamos que nem sempre há consonância na opinião expressa pelos Educadores Cooperantes e Estagiários. Apesar disso, com base na análise documental, foi-nos possível concluir que os Estagiários planificam a sua intervenção, valorizam as tentativas de leitura e de escrita por parte das crianças, realizam, com o intuito de promover actividades de leitura, jogos de procura de letras, sílabas e palavras, leitura de palavras simples, seguida de repetição por parte das crianças e identificação do som de letras do abecedário, e visitam bibliotecas de diferentes tipos. Quanto às actividades de escrita mais desenvolvidas pelos Estagiários, verificámos que estes utilizam com regularidade o “computador” para o efeito. Fazem igualmente o registo de letras e palavras de forma livre, registam histórias, elaboram livros de receitas, quadros de tarefas, quadro de presenças e quadro de novidades. Quanto às áreas de actividades que integram as salas onde os Estagiários desenvolvem as suas práticas, concluímos que existe uma diversidade de áreas de actividades nos jardins-de-infância, indo a generalidade das mesmas ao encontro do que é proposto pela literatura da especialidade. A utilização de materiais como forma de explorar a leitura e a escrita foi também alvo de análise. Apesar de ambos os grupos estarem de comum acordo quando indicam que os livros infanto-juvenis, os jogos, os jornais, as revistas e o abecedário são materiais utilizados pelos Estagiários como forma de promover actividades no âmbito da literacia, a verdade é que, segundo os dados dos Estagiários e dos Documentos, há alguma escassez de materiais, só compensada com um conjunto alargado de materiais preparados pelos agentes de ensino. Ao nível da organização dos espaços e materiais, todas as fontes de informação, usadas por nós, corroboram a ideia de que as salas se encontram organizadas por áreas e que os materiais estão dispostos de forma a servir actividades específicas. No que diz respeito à utilização dos equipamentos, foi-nos dado a conhecer que “projector de vídeo”, o “leitor de DVD” e o computador são os mais utilizados.